terça-feira, 18 de setembro de 2012



Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada virada tentando zerar aquele jogo tão difícil que não tem como salvar. Sejam bem vindos.

Games. A forma de entretenimento mais nova dentre todas que, de alguns anos para cá, briga de igual para igual com outras já consagradas, como o cinema. Cada vez pegando emprestado de seu amigo a narrativa cinematográfica e gerando jogos tão importantes quanto os principais blockbusters do ano, fica a dúvida. Por que, quando esses games são adaptados para o cinema, resultam em obras tão fracas?

A lista abaixo reúne alguns jogos que tem grande potencial de virar filmes. Qual seria a adaptação? Quem dirigia? Quem seria o protagonista? Pegue seu controle e aperte start!

Dead Space

Um game de 2008 que chegou surpreendendo ao mostrar Isacc, um simples engenheiro espacial, se deparando uma bizarra criatura quando tentava consertar uma nave chamada Ishimura. Sem saída, o engenheiro corre nave adentro e se encontra envolto de uma sinistra infestação. 

Um filme seria fácil de fazer. Ridley Scott já mostrou que é possível fazer algo do naipe em “Alien – O Oitavo Passageiro”. Misturar suspense com terror e colocar o espectador tenso a cada virada de parede, cada som. Talvez o próprio Scott pudesse levar a obra aos cinemas, mas sem fazer algo como “Prometheus”. Com um elenco incluindo Guy Pearce, Michael Caine, Tom Hardy e Rosario Dawson e uma classificação para maiores de 18 anos, seria um filme sensacional.

Heavy Rain

Um exclusivo de 2010 para Playstation 3, Heavy Rain dividiu opiniões. Se, por um lado muitos gostaram do game mais centrado na história, outros detestaram justamente pelo fato de ser cinematográfico demais, em que o jogador controlava os personagens fazendo coisas cotidianas. 

A história, com poucas adaptações, resultaria na mão de um David Fincher talvez, um suspense dramático muito forte. Envolvendo quatro personagens e o Assassino do Origami, que raptou o filho de um deles, a busca pelo assassino e a forma como o caminho dos quatro pode cruzar daria em resultados catastróficos. E o diretor já mostrou mais de uma vez que não tem problema em mostrar algo cru e violento nas telas.

Max Payne 3

Lançado recentemente, pela Rockstar, que tem um histórico de criar cada vez mais games cinematográficos, Max Payne 3 seria um ótimo game para ser adaptado. Colocando o “herói” Max Payne para trabalhar como segurança particular de uma família rica nas ruas de São Paulo, ele descobre as veias corruptas dessa cidade maravilhosa. 

Duas possibilidades de diretores poderiam levar o filme para duas vertentes diferentes. Nicolas Winding Refn faria um filme mais violento e adulto, ao passo de que José Padilha faria uma obra mais contida e, mesmo com seus maiores momentos de ação bem feitos, traria também todo um contexto político sobre a corrupção nos sistemas de policia e política. Em qualquer dos casos, o resultado seria um filme aclamado pela critica e pelo público. Brasileiros ficariam irritados se Refn fosse o responsável pela adaptação, uma vez que não aceitariam sua retratação sobre a cidade brasileira (por mais certa que ela estivesse).

Red Dead Redemption

Pra esse que vos escreve o melhor game dessa geração de games. Uma história extremamente envolvente, um protagonista carismático, gameplay prazeroso e ambientação impecável. Red Dead Redemption é um game de mundo aberto sensacional que, se bem adaptado, resultaria no melhor faroeste atual. 

Juntando um roteiro dos Irmãos Coen e Clint Eastwood saindo da aposentadoria dos faroestes pela última vez, essa co-produção entre Estados Unidos e Itália e um orçamento grande, teria apenas um trailer durante toda a divulgação. Com Brad Pitt como protagonista, esse seria o faroeste que traria o gênero de volta a voga, juntando a seleta lista dos filmes 2D a ultrapassar 1 bilhão de dólares. E ganharia a alcunha de “O último filme de Clint Eastwood”.

God of War

Uma história de vingança entre um (até então) reles guerreiro espartano contra todo o Olimpo. Essa é, a priori, a trama de Kratos, de God of War, uma trilogia de games exclusivos para as plataformas Playstation. 

Recheado de sangue e violência, essa seria a oportunidade perfeita de levar o game aos cinemas para criar um épico que “Fúria de Titãs” e “Imortais” tanto tentaram ser. E também seria a chance de criar uma história mais humana para Kratos, mostrar seu passado com sua família antes da desgraça que os separariam e despertaria a fúria dele. O único problema é que os fãs xiitas do game ficariam revoltados com isso.

Legend of Zelda

Um dos lados da trindade de games da Nintendo, LoZ é uma aventura de mundo aberto que coloca Link, um simples habitante do reino de Hyrule, como o escolhido para evitar que o mal surja e impere o local.

Essa é a sugestão em que prefiro não fugir do chavão: Peter Jackson. O diretor já mostrou o que pode fazer com uma adaptação grandiosa no nível de Senhor dos Anéis e parece fazer o mesmo em Hobbit. Seria a chance de a Nintendo jogar seguro e garantir a distribuição do filme no mundo todo com um nome forte na frente. O criador da franquia Shigero Myamoto seria o responsável pela trama. O retrato grandioso das terras de Hyrule em 3D sem óculos e 60 quadros por segundo (a tecnologia vidente na época do filme) seriam revolucionarias e levaria milhões de pessoas no cinema do mundo inteiro.

(Obs: Não coloquei games que já foram adaptados aos cinemas ou estão em via de. Espero que tenham se divertido e até a próxima).



Colaboração Especial
Artur Andrade
conheça o trabalho do Artur em www.tardis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário