quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Projeto Dinossauro


Projeto Dinossauro
(The Dinossaur Project, 2012)
Aventura - 83 min.

Direção: Sid Bennett
Roteiro: Sid Bennett e Jay Basu

com: Matt Kane, Richard Dillane, Peter Brooke

Como avaliar um filme cujo conteúdo foi praticamente sabotado por si mesmo, graças à incapacidade técnica inacreditável de seus realizadores? O que sobra de qualidade em um amontoado de câmeras "reais" que balançam, cortes súbitos e "shutdowns" incessantes? Uma coleção de dinossauros fajutos e genéricos que pouco fazem de diferença em uma historia que apela para os óbvios conflitos - que você já viu antes em outros filmes - para conseguir tentar prender a atenção do espectador?

Projeto Dinossauro é uma pequena catástrofe. Pequena por que é curta, passa rápido, mas durante os pouco mais de oitenta minutos em que "existe", é uma dolorosa via crucis, já que além da historia não ser nada interessante, é apresentada de uma maneira mais do que amadora.

Comecemos pela historia: ela versa sobre a possibilidade de no meio da África ainda existirem dinossauros, criaturas perdidas pelo tempo e que vivem escondidas dos humanos. Tirando as óbvias observações sobre a falta de "realismo" em relação ao plot, poderíamos estar diante de um plot divertido, não é?


Pois bem, a forma "amadora" é o found fottage, que é uma forma de fazer cinema que funciona muito mais pelo clima do que pela qualidade apresentada. Tirando Poder sem Limites, REC e Bruxa de Blair os demais found fottages sempre escorregaram na credibilidade e na competência na realização da ação. Em Projeto Dinossauro a coisa é ainda pior, já que por diversos momentos fica quase impossível entender o que está acontecendo na tela. Sei que o objetivo é ser "real", mas antes disso, estamos falando de uma experiência cinematográfica que deve ser plenamente compreendida pelo público. Além disso, o filme ainda é "malandro" ao inserir uma serie de "problemas com as câmeras" que interferem na visualização da ação. Basicamente, quando o filme percebe que não vai conseguir mostrar uma sequência de ação, emula um acidente com a câmera, para quando tiver sua imagem novamente visualizada estar no depois de uma sequência de ação. Esse é um recurso típico de filme b dos anos 40 e 50, que propunham uma ação e depois mostravam apenas o resultado da mesma.

Sei que o dinheiro gasto na produção dirigida por Sid Bennett foi pouco. Sei que os recursos devem ter ido quase todos para a criação dos dinossauros (genéricos) em CG, mas mesmo assim, é quase vergonhoso acompanhar uma historia sem conseguir enxergar o que de fato ela quer contar. Auxiliado por uma coleção de interpretações simplórias, o filme é um daqueles que aposta em transmitir as sensações dos protagonistas ao público, mas em momento algum consegue justificar a adoção da forma como apresenta essa ação.

Desde a patética frase de inicio que informa que aquele filme é montado a partir das imagens encontradas nas câmeras dos membros da expedição, a produção parece ignorar a realidade a sua volta. Não que o cinema precise ser 100% crível, mas ao dizer que aquele filme é "real" acaba por querer transmitir uma realidade que é sabotada pelo próprio filme. Não existe um porque continuar filmando uma situação em que sua vida é ameaçada (esse é sempre o calcanhar de Aquiles dessas produções).


Recheado de atuações tristes, uma duração que parece muito maior do que de fato é, Projeto Dinossauro é um filme infeliz na realização. Uma ideia divertida, com ótimo potencial e que é sabotada pela tentativa de criar um drama desnecessário e anêmico e pela forma canhestra de realizar-se. Talvez se alguém convencesse o diretor que um filme tradicional, sem vícios visuais, poderia render uma produção mais equilibrada e funcional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário