sábado, 15 de setembro de 2012


Bom dia, boa tarde, boa noite, bom brainstorm bizarro que resulta em filmes igualmente estranhos. Sejam bem vindos.


O ser humano é movido por ideias. Sejam elas boas ou ruins. O mundo cinematográfico segue o mesmo caminho. Existem as boas ideias que rendem bons filmes e as más ideias, que rendem filmes ruins. Porém há uma terceira categoria. As ideias bizarras. Essas são voláteis, difíceis de serem manipuladas e o resultado é incerto. De uma bizarrice escrita por alguém (talvez sem noção) e aprovada por outro alguém (talvez mais sem noção ainda por aprovar algo do tipo), o filme pode pender tanto para o bom (raras exceções), quanto para o ruim (a maioria dos casos).

A lista abaixo tenta compilar toda essas bizarrices do mundo dos cinemas. Tem muita coisa que é ruim, mas uma ideia ou outra se salva nesse mar que mais parece um hospício de criatividade avessa.

 “Falcão – O Campeão dos Campeões” 
Ano: 1987

Pense bem: um caminhoneiro que pega um filho que nunca tinha visto na vida e o leva de caminhão pelas estradas dos Estados Unidos, enquanto participa de uma ou outra disputa de queda de braço. E ainda mais: existe um torneio de braço de ferro que premia com um caminhão novinho. Queria saber quem teve o insight de juntar a história de um caminhoneiro com a história de um lutador de queda de braço e achar que sairia algo bom. Não que o filme seja sensacional, mas é fato que é tão legal que gerou um filhote décadas depois, em “Gigantes de Aço”.

 “Serpentes a Bordo” 
Ano: 2006

“Precisamos de um filme onde transportamos um criminoso muito perigoso e algo dá errado” algum produtor falou. Outro respondeu “Já sei! Um avião cheio de serpentes venenosas”. Estou imaginando tal discurso, mas não duvido que isso tenha acontecido. De que outra maneira alguém pensaria na ideia de juntar cobras com um avião. E o pior, rechear essa lata metálica voadora de pessoas completamente idiotas que não pensam duas vezes antes de fazer besteira e serem atacadas pelas rastejantes.


“Teeth” 
Ano: 2007

“Tem algo dentro de mim que é letal” são os dizeres do trailer. Na mente de quem pensou nessa proposta também. Uma moçoila que descobre que sua vagina é dentada. Até ai tudo bem, existem mulheres na vida real com vaginas dentadas. Mas a dela é DO MAL! E ela pode arrancar dedos, língua, lábios, pênis e o que mais tentar adentrá-la, a força ou não. Sério mesmo que pensaram que isso renderia algum tipo de filme de terror mesmo? Isso é um atentado a inteligência, isso sim.

 “Bebês Geniais 2” 
Ano: 2004

Não bastou o primeiro, tiveram que fazer uma continuação. Com novos bebês geniais que são bebês, mas são geniais (e também espiões) e que tem que impedir um criminoso de controlar as mentes do mundo. Existe até um bebê lendário. Que precocidade é essa que permite que bebês sejam espiões e que já exista uma lenda entre eles? Que tipo de leite é esse que eles tomaram? E tem que ser um Senhor vilão para conseguir ser detido por bebês que mal conseguem usar o troninho. E o pior: de onde está saindo tantos bebês com um QI tão alto assim? Talvez de um cérebro bizarro o suficiente para pensar em algo assim.

 “Quero ser John Malkovich” 
Ano: 1999

Charlie Kaufman é um caso a parte que merecia ser estudado por anos a fio antes de dizer qualquer coisa sobre ele. Mas não tenho tanto tempo. “Quero ser John Malkovich” é um exemplo de ideia bizarra que resultou em um filme muito interessante. Quem, em sã consciência, pensaria num filme onde um portal é encontrado e leva direto para a mente de John Malkovich, o ator, e você têm uma visão privilegiada em primeira pessoa do que o ator pode estar fazendo naquele momento. Tem que ser muito fã de alguém pra criar algo nesse naipe.

 “As Branquelas” 
Ano: 2004

Dois policiais negros que, depois que fazem besteira, se disfarçam de duas patricinhas brancas para investigar um suposto sequestro. Lendo assim, parece até algo simples, mas são dois caras negros, de porte alto, tendo que virar duas mulheres mirradinhas loiras. E o pior, conseguir convencer meio mundo de que são reais. Só nesse filme mesmo...

 “Qualquer filme com animal e esporte” 
Ano: escolha qualquer um

Cachorros, macacos ou qualquer outro animal que consiga praticar um esporte melhor que um ser humano e é colocado para jogar de igual para igual com eles. Que associações desportivas são essas que permitem tal descaso com os animais? Onde está o realismo em impedir que os animais joguem esportes de contato? Cadê o bom senso na hora de permitir tais ideias sejam aprovadas?

A trinca do Eddie Murphy

Tentei escolher apenas um para entrar aqui, mas três filmes do ator nos últimos dez anos merecem uma menção. Começando por “Pluto Nash”, de 2002, que tentava ser uma ficção cientifica com humor. O pouco que eu lembro, uma vez que meu cérebro fez questão de obliterar qualquer lembrança do filme, envolve Eddie Murphy e Rosario Dawson de roupa, olhando no espelho. Eles super musculosos, e os peitos e bunda da Rosario sendo aumentados absurdamente. Não sei por que me lembro, mas lembro. Ninguém gostou do filme e ele se tornou um dos maiores fracassos da década passada. Levou cinco anos para, em 2007, ele decidir fazer “Norbit”, um filme em que ele é o protagonista magrelo, a baranga malvada gordona e o chinês (sim, o Eddie Murphy faz um chinês). A história é tão ruim que termina estilo Papa-Léguas correndo, mas no lugar da ave, a gordona Rasputia com um arpão nas nádegas. Por fim, no ano seguinte, em 2008, era a vez de “O Grande Dave” tentar, com uma ideia interessante (e que foi bem desenvolvida depois em “Doctor Who”), mas que, nas mãos dos roteiristas do filme, resultou em algo ruim e bizarro. Imagine uma nave alienígena de chega à Terra, só que ela tem o formato de um ser humano e é habitada por milhões de pequenos aliens.  Interessante certo? Porém o desenvolvimento deixa o conceito jogado às fezes das moscas que voam em voltas de fezes. Pois é...


Colaboração Especial
Artur Andrade
conheça o trabalho do Artur em www.tardis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário