sábado, 22 de setembro de 2012



Bom dia, boa tarde, boa noite, boa máscara encontra no fundo do lixão que, magicamente, te deu habilidades sobre humanas que - de alguma forma bizarra - te arranjou uma mulher. Sem bem vindo.

Desde os primórdios da existência do homem nesse imenso planeta azul chamado Terra, é do nosso feitio colocar todos os tipos de adorno no corpo. Braceletes, brincos, colares, e afins. Mas o mais legal de todos é, sem dúvida, as máscaras. Esse objeto que há milênios desperta a curiosidade pelo que existe por baixo dela e, mais ainda, por seu significado.

O mundo da sétima arte constantemente utiliza máscaras para criar alguma tensão, ocultar a identidade de um assassino, criar a aparência de um personagem, fazer rir. Tudo quanto é utilidade pra elas pode ter certeza que serão utilizadas. Abaixo está uma lista com algumas das máscaras mais icônicas do cinema (na minha humilde opinião).

A máscara do Fantasma
(de “O Fantasma da Ópera”, ano: 2004)

O Fantasma que assola uma companhia na Casa de Ópera de Paris. Um gênio musical que tem seu rosto desfigurado e que, para esconder sua deformação, utiliza uma singela máscara branca. Essa é uma das mais simples máscaras da lista, mas, de tão simples, se torna icônica e utilizada em uma imensa variedade de filmes e séries de televisão, tanto para parodiar quanto para esconder. (Nota do Editor: sim, sabemos que a história do Fantasma da Ópera já foi adaptada muitas outras vezes, e com resultados bem superiores a esse. Porém, a escolha é sobre o design DESSA máscara, ok?)

Ghost Face 
(da “Quadrilogia Pânico”, anos: 1996, 1997, 2000 e 2011)

Ghost Face, ou traduzindo, Cara de Fantasma, é o principal elemento da série de filmes “Pânico”. O malvado que se aproveita dos chavões do cinema de terror para caçar suas vitimas, utiliza uma memorável mascara que se baseia no único personagem da obra “O Grito”, de Edvard Munch, dada à tamanha semelhança entre eles. Quando lançado o primeiro filme, não duvido que se deparar com alguém na rua usando uma máscara dessa seria motivo de medo. Mas, depois de três filmes e a série “Todo Mundo em Pânico” e suas versões zoadas da máscara (inclusive com a língua pra fora), a máscara caiu no campo da brincadeira.

A faixa e o chapéu de Zorro 
(de “A Máscara do Zorro” e “A Lenda do Zorro”, anos: 1998 e 2005)

A faixinha preta que oculta a identidade de Don Alejandro de la Vega e lhe dá a alcunha de Zorro, o espadachim mexicano das causas nobres. A faixa preta com o espaço para os olhos é tão parte do personagem quanto à marca Z.

O capacete de Dredd 
(“O Juiz” e “Dredd”, anos: 1995 e 2012)

Mais que um adereço, o capacete de Dredd faz parte de seu corpo. É uma parte importante de um policial que deixou de ser um homem para se tornar a Lei. Se no filme de 95, Stallone não via a hora de sempre tirar o capacete pra mostrar sua “linda” face, a versão de 2012 corrige tal fato e deixa o personagem o filme todo com o acessório, a extensão do corpo. As cores amarela, preto e vermelho se juntam e criam o único capacete de respeito e que impõe medo nos outros.

A máscara de Nacho
(de “Nacho Libre”, ano: 2006)

Uma máscara de luta livre de mentirinha tinha que figurar aqui. E ninguém melhor que o gorducho Jack Black para ser a pessoa escolhida. Seu personagem, Nacho, frade e cozinheiro em um monastério mexicano, decide lutar “lucha libre” para conseguir comprar alimentos melhores. Com uma típica máscara de lutador desse gênero, a mistura de azul claro e vermelho dá uma aparência sensacional ao lutador mascarado.

Frank, o Coelho
 (de “Donnie Darko”, ano: 2001)

A figura que salva Donnie Darko da eminente morte no começo do filme não poderia ser mais assustadora. A cara do ser é nada mais que uma imensa máscara de um coelho, com grandes orelhas, um sorriso aterrorizador e sem nenhuma expressão nos olhos. Não sei você, mas se eu visse um coelho com uma cara dessas, teria medo.

O Homem de Ferro 
(de “Homem de Ferro”, “Homem de Ferro 2” e “Os Vingadores”, ano: 2008, 2010 e 2012)

Tinha que arrumar um jeito de colocar algum personagem da Marvel aqui. E resolvi escolher o mais legal de todos: o Homem de Ferro. O capacete que protege a cabeça de Tony Stark é arrojada e bonita. Misturando vinho e dourado, com direito aos olhos luminosos azuis só para completar o bonito visual, o capacete de uma estilosa maneira de mostrar a cara de Stark: levantando-se tal qual um Delorean da trilogia “De Volta Para o Futuro”.

A Máscara de Loki
(de “O Máskara” e “O Filho do Máskara”, anos: 1994 e 2005)

A máscara, por si só, é feia. Feita de madeira, com alguns adornos de metal e a sofrida cara esculpida, não é um objeto que muitas pessoas gostariam de ter. Mas, depois de uma pesquisa, descobrir que pertenceu a Loki (um Deus de Asgard) e tentar colocar só de brincadeira, acabar possuído por um outro ser, de cara verde e sem limites algum. Esse é o Máskara.

V e a máscara de Guy Fawkes
(de “V de Vingança”, ano: 2005)

Utilizada por V em “V de Vingança”, a máscara que tem a cara de Guy Fawkes tem uma história muito maior além dela. O homem era um soldado católico inglês que fazia parte de um grupo que tinha planos de explodir o Parlamento Inglês a fim de matar o rei James I. Descoberto, foi torturado e morto. Como o rei sobreviveu, a data “5 de novembro” ficou conhecida como “Noite de Guy Fawkes”, que logo se tornou um dia para humilhar o soldado morto. Depois de ser utilizada na hq e no filme, a máscara com o sorriso de Guy Fawkes voltou a ganhar voga, sendo usada por grupos revolucionários como o “Anonymous”.

Hannibal Lecter e a focinheira 
(de “O Silêncio dos Inocentes”, "Hannibal" e "Dragão Vermelho", ano: 1991, 2001 e 2002) 

Dr. Hannibal Lecter, um famoso psiquiatra, é procurado por Clarice Starling, uma agente do FBI para ajudar em um caso. Com o passar do filme, descobrimos que o doutor é, na verdade, um assassino em série que tem gostos canibais, comendo suas vítimas. Em determinada cena, é colocada uma focinheira no senhor para proteger os policiais que o vigiam. A focinheira, muito utilizada em animais perigosos, faz todo sentido quando colocada em Hannibal, que é tão ou mais perigoso, já que ele é consciente de suas ações. E tal objeto fica ainda mais amedrontador quando as expressões da cara de Lecter são potencializadas.

A máscara do Predador 
(de “O Predador”, “Predador 2 – A Caçada Continua”, “Alien vs. Predador”, “Aliens vs. Predador 2” e “Predadores”, anos: 1987, 1990, 2004, 2007 e 2010)

O alienígena caçador perfeito. Por baixo da máscara um cara realmente FEIO. Mas a máscara já é o suficiente para fazer qualquer um temer por sua vida. Não por ela ser cheia de detalhes, mas justamente pelo contrário. Simples, a máscara é usual ao Predador. Contem a mira, a possibilidade da visão térmica. Mas, além disso, caso você preste atenção, o design dela remete a um crânio, como um verdadeiro prenuncio do que está por vir quando ele decidir de caçar (torça pra isso nunca acontecer).

O capacete de Darth Vader 
(de “Star Wars – Episódios 3, 4, 5 e 6”, anos: 1977, 1980, 1983 e 2005)

O maior vilão da história do cinema, quiçá da história pop. Ele tinha que estar aqui. Simples assim. Mais que um simples objeto colocado sobre a cabeça de Anakin para impor medo em todas as Galáxias de todos os sistemas, o capacete de duas partes é algo essencial para o personagem sobreviver devido à gravidade de seus ferimentos. Mas, além de fazer-lo respirar, vou mais além. O maior capacete de todos, a maior máscara de todas, esse é um símbolo icônico que nunca será esquecido.

Os óculos do Superman 
(de “todos os filmes do Superman”, anos: 1978, 1980, 1983, 1987 e 2006)

Sem dúvida alguma, a “máscara” mais eficaz na história do mundo. Porque venhamos e convenhamos, dois caras que são IGUAIS (afinal são o mesmo), mas que ninguém consegue descobrir que são a mesma pessoa por causa de um reles óculos. Essa é sim uma senhora “máscara” para esconder a identidade do personagem. 


Michael Myers e sua máscara de borracha
(de "todos os filmes da saga/franquia Halloween", anos: 1978, 1981, 1987, 1988, 1989, 1995, 1998, 2002, 2007, 2009, 2011)

A máscara que começou como uma versão estranha de uma caricatura muito mal realizada de William Shatner em Jornada nas Estrelas, se transformou em um símbolo do maior serial killer do cinema (que me perdoem os fãs de Freddy e Jason). O perturbado Michael Myers a principio perseguia sua irmã adolescente entrou para a história da cultura pop.


Jason Vorhees e a máscara de hockey
(de "todos os filmes da saga/franquia Sexta-Feira 13, anos: 1980, 1981, 1982, 1984, 1986, 1988, 1989, 1993, 2001, 2009)

Icônico. A máscara de goleiro de hockey usada para esconder a face deformada do serial killer "imortal" é um dos grande símbolos do cinema americano nos anos 80. Seja matando estudantes tarados em Crystal Lake, invadindo Nova York ou até mesmo no inferno, Jason Vorhees é o sujeito caladão, violento e estripador que mora em nossos corações. 


Leatherface e a máscara de couro humano
(de "todos os filmes da saga/franquia Massacra da Serra Elétrica, anos: 1974, 1986, 1990, 1994, 2003, 2006)

Bubba "Leatherface" Sawyer inaugurou popularmente o sub-gênero slasher movie, serrando e fatiando seus inimigos com sua motoserra e sua máscara de pele humana. Apesar de ter sido muito machucado pelas sequencias, o primeiro Massacra da Serra Elétrica, continua insuperável no gênero. Imundo, desértico e perturbador.


Batman 
(de "todos os filmes da saga/franquia Batman, anos: 1989, 1992, 1995, 1997, 2005, 2008, 2012)

O cruzado de capa, o cavaleiro das trevas, o maior detetive dos quadrinhos. Todas alcunhas relacionadas ao Batman, o personagem que ao lado de Superman e Homem-Aranha , é o personagem de quadrinhos mais famoso no cinema (e talvez no mundo). Na tela grande, seu visual praticamente nunca foi alterado, sendo na visual gótica de Tim Burton ou na visual "realista" de Nolan (ignoremos o carnaval de Schumacher), a máscara do Batman sempre teve a mesma função: amedrontar os criminosos de Gotham City.


Homem-Aranha
(de "todos os filmes da saga/franquia Homem-Aranha, anos: 2002, 2004, 2007, 2012)

O amigão da vizinhança, o nerd tímido e introspectivo que uma vez picado por uma aranha radioativa ganha super-poderes que o transformam futuramente no Homem-Aranha, um primor de design de uniforme, absolutamente atlético e visualmente sensacional. A máscara no cinema é praticamente a mesma dos quadrinhos com pequenas variações sobre os visores do personagem, seja na trilogia de Sam Raimi, ou na re-imaginação da serie dirigida por Marc Webb.

Christiane Génessier e sua máscara
(de "Olhos sem Rosto", ano: 1960)

Nessa pequena jóia do cinema de horror dos anos sessenta, o brilhante Georges Franju, apresenta a assustadora máscara de Christiane, uma garota que vive condenada a usar uma máscara inexpressiva depois de ter seu rosto destruído por um acidente. Assustadora pela falta de expressões, deixando o horror a cargo do olhar atormentado da personagem interpretada por Edith Scob.

Colaboração Especial
Artur Andrade
conheça o trabalho do Artur em www.tardis.com.br



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