terça-feira, 4 de setembro de 2012

Cosmopolis


Cosmopolis
(Cosmopolis, 2012)
Drama - 109 min.

Direção: David Cronenberg
Roteiro: David Cronenberg

Com: Robert Pattinson, Samantha Morton, Juliette Binoche, Jay Baruchel, Sarah Gadon, Mathieu Almaric, Kevin Durand, K'Naan, Paul Giamatti

A filmografia de David Cronenberg é recheada de produções exóticas, que flertam sem nenhum pudor com o bizarro e o excêntrico. Durante os anos oitenta e noventa, não era incomum acompanhar as produções de Cronenberg ligadas ao mais estranho possível. De homens mosca a sujeitos que enfiavam a cabeça em televisores, passando por outros que explodiam humanos com o poder da mente, o canadense era pródigo em realizar esse tipo de excentricidade, sem no entanto, esquecer-se de uma narrativa interessante, intrigante e às vezes densa o bastante para afastar muitos espectadores.

Todos esses elementos (excetuando-se a violência gráfica) estão presentes em Cosmopolis, o primeiro flerte do diretor com o "diferente" em mais de uma década. Vindo de três trabalhos mais comuns (a saber: Marcas da Violência, Senhores do Crime e Um Método Perigoso), Cosmopolis é uma produção excêntrica com o melhor e o pior de Cronenberg reunidos em um mesmo filme.

Dotado de momentos de pura genialidade, com diálogos afiados e análises comportamentais e contemporâneas muito bem pensadas, quando se dedica ao racionalismo, Cosmopolis vai bem. Porém, quando tenta encontrar significados e criar símbolos e "cabeçear" com um rebuscamento desnecessário, escorrega e parece profundamente pedante.


A historia é absurda e digna da realidade fantástica que também é elemento da filmografia do diretor. Um super milionário (Robert Pattinson) decide atravessar a cidade de Nova York para cortar o cabelo. Porém, enquanto tenta sem sucesso atravessar a metrópole, o presidente americano é ameaçado quando em visita a cidade e ocorre um gigantesco funeral que toma as ruas de Nova York. Ao mesmo tempo, um grupo de revolucionários modernosos, contrários ao chamado capitalismo eletrônico (onde o dinheiro físico é substituído pelas transações virtuais) protesta de forma agressiva nas ruas.

Impedido de chegar ao destino e voltar ao escritório, Eric Packer (o tal milionário) acaba recebendo seus contatos, parceiros de negócios, amantes e amigos em sua luxuosa limusine, uma embarcação que navega lentamente pelo oceano de concreto. Algumas participações são interessantes, em especial Samantha Morton a "especialista em teorias" que tem os melhores diálogos do filme, incluindo aqueles em que questiona a nossa relação absolutamente problemática com o tempo (que nunca nos sobra e sempre nos falta) e sobre a força do "dinheiro invisível" diante de uma população que luta desesperadamente para manter-se fincada do presente, onde as notas de dólar, euro, real, yuang e etc ainda estão entre nós.

Outras boas participações, pelo bom humor excêntrico, são a presença do médico que faz o check-up em Pattinson, o revolucionário "das tortas de creme", ou aquele que serve de consolo sobre a morte de um ídolo do milionário. Cronenberg, no entanto arrasta demais sua ideia de mostrar um homem ir do céu ao inferno em menos de 24 horas, tornando a aventura hermética, cheia de símbolos desnecessários e momentos dramaticamente falhos, como todo o arco que envolve Pattinson e sua esposa, a jovem Elise Shifrin em uma espiral de tentativa e erro para manter um casamento de aparências em funcionamento. Nem Pattinson convence, muito menos a fleumática Sarah Gadon, que faz de Elise um fantasma que passeia assombrando a tela, sem encontrar um corpo para encarnar.


Muito mais contido visualmente do que se imaginava, Cosmopolis é uma enorme tese sobre a contemporaneidade e nossos medos diante do futuro. Uma das teses possíveis é a de que a moral é tão inexistente que para sentir alguma coisa real (e que fuja da artificialidade em que se vê inserido) o jovem milionário precisa ir aos extremos, para simplesmente sentir-se vivo. Outra possível mensagem de Cosmopolis é de que caminhamos com muito medo diante do desconhecido e que essa realidade futurista de cartões de crédito e dinheiro cibernético assusta por demais a maioria dos pobres mortais que não tem condições para manterem-se alheios aos ratos que perambulam pelas ruas.

Mas, a maior mensagem - e talvez a mais clara - é a de que o homem conseguiu mudar a velocidade do tempo. O que era medido em luas nas cavernas, passou a ser medido em semanas, dias, horas, minutos e segundos até chegarmos à infinita decimalidade do 0,000001 segundo. O que nos tirava o sono, hoje é resolvido com o clicar de um botão. Cronenberg é feliz em sua teoria, mas profundamente irregular em sua narrativa.

Quando chegamos ao ápice da jornada "épica" pelo mundo chamado Nova York, parecemos perdidos e sem muito motivo para termos andado tanto. O que de fato querem  Cronenberg e seu alter-ego Pattinson? Essa é a pergunta que não fica clara em momento algum. E o que de fato fará Pattinson agora que finalmente atinge seu objetivo? Ou melhor, terá mesmo atingido seu objetivo? Terá conseguido "sentir" alguma coisa? Teria encontrado alguma coisa real, diante do deserto de insensibilidade que recorta sua vida?


Pattinson se esforça para responder. Está mais contido e - como havia dito em Bel Ami - é um rapaz jovem e bastante esforçado e tem tentado ao máximo "matar" sua imagem de galã vampírico. Talvez aqui tenha encontrado um grande diretor em um momento infeliz. Lembremos que antes da sua trilogia da "normalidade", Cronenberg vinha do irregular Spider e do inteligente e até visionário, mas narrativamente infeliz eXistenz. Talvez tenha chegado à vez de David mudar sua abordagem, ou voltar de vez as insanidades quase grosseiras do período em que tentava descobrir a verdade por trás do corpo humano como simulacro da máquina. De qualquer forma, Cosmopolis é o reflexo do que a intelectualidade de Cronenberg é capaz de produzir. Teorias ácidas, momentos de amargura, humor non sense, sexualidade a flor da pele. Mas, envolvido de uma preguiça em solucionar o que propõe e um pedantismo que deve gerar até certo culto, daqueles que adoram apontar os dedos e dizer: "você não gostou, por que não entendeu".

Por favor, o que há para entender, além de que o diretor cria seu "Coração das Trevas" embebido em nanotecnologia, e fracassa ao não conseguir ligar o monitor?



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