quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Planeta 51
(Planet 51, 2009)
Comédia/Aventura - 91 min.

Direção: Jorge Blanco, Javier Abad e Marco Martínez
Roteiro: Joe Stillman

Com as vozes de: Dwayne Johnson, Jessica Biel, Justin Long, Gary Oldman, Sean William Scott e John Cleese

Planeta 51 é uma homenagem direta aos filmes de ficção científica dos anos 50. Aquela saudosa e divertida época onde o homem ocidental temia a ameaça vermelha travestida de monstros do espaço. Uma época de tensão constante em que os filmes serviam como escape de uma vida sinistra e cinzenta.

A animação da Sony imagina o espelho dessa possível traumática invasão, colocando o homem como invasor de um planeta distante. É o capitão Charles Baker (dublado por Dwayne Johnson, o popular "The Rock"), quem é o nosso emissário aos confins da galáxia e que acaba caindo acidentalmente no planeta 51 onde encontra uma raça de "homenzinhos verdes" que vivem numa espécie de sociedade capitalista dos anos 50, recriada em todos os seus clichês. O sorveteiro em seu carrinho? Está lá. O policial bonachão? Está lá. Proto-hippies? Confere. Clima de paranóia com a invasão alienígena? Confere. Militar ignorante? Idem.

É nesse aspecto que o filme se destaca. Preciso na recriação de época e na criatividade com que emula as diferenças entre os homens e os aliens, o filme é um show em seu design de produção (Julian Muñoz Romero) e de uma tremenda qualidade técnica em seus personagens e cenários.

Entre os personagens criados, o grande destaque vai para o cachorrinho "inspirado" no design de Carlo Rambaudi para a fera conhecida como Alien. Além de prestar uma homenagem ao mítico personagem, ainda resultou numa criaturinha engraçada e de humor negro.

A história passa então a contar o envolvimento do astronauta narcisista com o garoto loser alienígena, Lem (dublado por Justin Long), apaixonado por Neera (dublado por Jessica Biel) e que tenta crescer e conquistá-la.

O problema é que o filme não se sustenta. Apesar do começo divertido, aos poucos tudo parece batido e a sensação de "já vi isso antes" é elevada a níveis gigantescos. Os personagens parecem arremedos de criações Disney e a questão de discutir uma moral aflige o terço final.


Planeta 51 não consegue ser divertido e descolado como os filmes da Dreamworks e nem ter uma história verdadeiramente para toda a família (como a Pixar) e talvez agrade os pequenos pelas cores e movimentação. Os maiores, depois de meia hora não vão agüentar as piadas fracas, protagonistas ruins e romancezinhos banais.

Obs.: elenco de vozes é estelar. Além dos citados ainda estão na brincadeira Gary Oldman (como o general Grawl), Sean William Scott (como Skiff) e John Cleese (como o professor Kipple).

Nenhum comentário:

Postar um comentário