segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Senna
(Senna, 2010)
Documentário

Direção: Asif Kapadia
Roteiro: Manish Pandey

No meio da Fórmula 1, não há muita controvérsia quando o nome de Ayrton Senna é citado – como Niki Lauda mesmo já constatou “ Ele foi o melhor piloto que já existiu ” - como o mais impressionante piloto da história da categoria. Mais do que um piloto excepcional, para nós brasileiros, ele era um símbolo, um exemplo, um orgulho quase unânime do público brasileiro geral. Que Senna foi um verdadeiro herói nacional, disso todo mundo sabe. O homem bondoso, que servia de exemplo e era admirado pelo povo, é lembrado até hoje. E a vida de alguém como ele, era, de fato, cinematográfica. E cinematografia do tipo épica, quase um gênero de sandália e espadas, só que passada nas pistas. E por muito tempo esperamos por uma representação adequada e definitiva da vida de Senna no cinema. E ela veio.

O filme de Asif Kapadia já começa vencedor por entrar pelo caminho mais adequado ao tema – retratar a vida de Senna em suas glórias, seus feitos – e não tentar executar o já meio clichê de revelar o “homem por trás do mito” ou “as mulheres da vida” ou a vida fora das pistas” . Qualquer tipo de realização assim não teria a relevância que este Senna tem. Afinal , este filme não é uma biografia completa de Ayrton Senna, mas sim um retrato de sua obra, seus dez anos ativos na Fórmula 1 , que desenharam a face do grande piloto e marcaram a vida do mesmo.

E quem assiste a um documentário como esse, logo percebe que o ídolo não precisaria de uma dramatização. O longa é construído apenas com imagens de arquivo, todas daquela época (1984 – 1994) e com comentários de ex-pilotos, chefes de equipe, comentaristas esportivos e familiares . Isso torna tudo mais orgânico, e a sensação que temos é de ver quase uma dramatização onde os atores são as personalidades em si. Uma sensação sem igual, que raramente é passada em documentários, já que a grande maioria deles possui aquelas cenas de pessoas "paradas" falando com a câmera. Aqui isso inexiste, e o que se passa é imersão na história verídica, como se estivéssemos ali, no momento em que ocorreu. Grande tato de quem realiza conseguir administrar tal feito.


O filme conta a história da carreira de Senna na Fórmula 1, e de passagem nesse período entram histórias dos pilotos e chefes de equipe que viveram ao lado de Senna. Amigos como Ron Dennis – que vive até hoje na McLaren -, e rivais, como Alain Prost. Este em especial, tem tamanho destaque, que possui abertura para construção separada de seu personagem, quase como um antagonista. A relação com o presidente da FIA da época, Jean-Marie Balestre, também é mostrada, de maneira ainda mais sensacional, afinal, muitas das cenas em que Balestre aparece no filme são arquivos exclusivos, nunca antes mostrados.

Há, entretanto quem reclame do longa colocar-se de maneira parcial, e empregar situações quase maniqueístas. Avaliando-se parte a parte, percebe-se que não há tanto disso. A luta de Senna contra a politicagem e favorecimento na Fórmula 1 foi real, e o lado mais correto na briga era do brasileiro, no mínimo.

Na relação com o rival, no entanto, haverá polêmica. Prost é considerado um vilão em tela, é fato. Injustiça, com alguém que foi tetra-campeão da Fórmula 1? Talvez. A verdade é que a arrogância e o estilo de Prost acabam favorecendo esta imagem, que se auto-associa a ele, sem nenhum filme precisar estampar. E se Senna teve um adversário potente para se contrapor, este foi Prost. Porém, ninguém sai em maus lençóis, ao final. Todos sabem que apesar dos pesares, no fim de tudo, foi Prost um daqueles que carregou o caixão de Ayrton. Uma imagem de redenção? Para quem for mais para o lado do chavão, sim, mas a verdade é que nesta parte do filme todos são mais humanizados, como de fato na vida real. Inclusive a última frase explicita isso muito bem.


O filme em si só não se destaca mais porque o formato não permite. Uma colcha de retalhos de reportagens complica, por exemplo, a entrada mais expressiva do diretor. Kapadia, aliás, com o que tinha, fez muito, e conseguiu montar uma linha de raciocínio muito coerente e interessante, apesar de clássica. A narrativa é ajudada pela trilha de Antonio Pinto, conhecidamente triste, como em Colateral, mas também agressiva e ágil nas partes de corrida. No que o filme ganha pontos, de verdade, é na sua iniciativa de mitificar Ayrton Senna, fazendo com que o víssemos como o herói que foi. Como num épico que termina com a tragédia, Senna mostra seu herói nos momentos mais críticos, mas sempre procurando a glória. Esse ponto de vista definitivo e "endeusador" é visto já no título do filme. Senna. Simples assim. Não algo mais intimista. Algo externo, que exacerba e coloca-o sobre o pedestal que merece. Mesmo que já testado anteriormente, este estilo funciona aqui de forma mais emocional e profunda. Excepcional.

Devo admitir que sempre quis ver uma obra definitiva da vida de Ayrton Senna nos cinemas . Agora ela existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário