quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Valsa com Bashir
(Waltz with Bashir - 2008)
90 min. - Drama/Documentário

Direção: Ari Folman
Roteiro: Ari Folman

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro
Indicado a Palma de Ouro em Cannes (Ari Folman)
Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro

Sinopse: Em uma noite num bar, um velho amigo conta ao diretor Ari Folman sobre um sonho que tem repetidamente no qual ele é perseguido por 26 cães ferozes. Toda noite o mesmo número de feras. Os dois homens concluem que existe uma ligação entre o sonho e sua missão no exército de Israel na primeira Guerra no Líbano no início dos anos oitenta. Ari Folman se surpreende por não conseguir lembrar de mais nada sobre aquele período de sua vida. Intrigado por esse mistério, ele decide encontrar e entrevistar seus velhos amigos e companheiros espalhados pelo mundo.


“Anonymous soldier: What to do? What to do? why don't you tell us what to do?
Ari Folman: Shoot!
Anonymous soldier: On who?
Ari Folman: How should I know on who? just shoot!
Anonymous soldier: Isn't it better to pray?
Ari Folman: Pray and shoot!”


Este filme de animação/documentário é realmente sensacional.


Animação feita por cima das fotografias dos atores da um clima surrealista e intenso a história.
Nesta autobiografia de Folman, nos leva a perceber de como o ser humano pode chegar a extremos por qualquer coisa em que ele acredita!


Filme retrata a guerra do Líbano mostrando o pior do ser humano, ao mesmo tempo em que nos mostra o lado pessoal e sentimental dos soldados. Atirar em que?! Porque?! O medo de morrer, o sentimento de culpa por contribuir pra um dos grandes massacres da humanidade. Sentimento esse que carregam consigo até hoje e sempre vão carregar nas terríveis lembranças do massacre ao campo de refugiados palestinos.


A idéia de ver tudo isso em animação nos surpreende muito, apesar de existir liberdade para exagerar nos conteúdos, Ari Folman não o faz. Retrata a imagens da guerra através de transcrições dos depoimentos pessoais de quem estava lá; mesmo assim o filme consegue chocar com as imagens.


A fotografia excelente, junto com as poucas cores, onde o verde e o laranja predominam nos faz sentir o pesadelo que assombra as mentes. Outro ponto muito forte é a trilha sonora que é simplesmente perfeita!


Com certeza um grande filme, nos provoca, instiga e com um final totalmente aberto.
Israel sabia ou não sabia do massacre que estava acontecendo?

TRAILER:


















BrunoGonçalves
Estudante de Direito e Arauto do Caos

Um comentário:

  1. O grande barato de "Valsa com Bashir" é a mistura que o filme faz de animação com documentário. A história prende a atenção e fala sobre algo importante: como a guerra é um fator de transformação das pessoas que participam dela.

    ResponderExcluir