sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Operação Valquíria
(Valkyrie, 2008)
121 min. - Drama/Guerra

Direção: Brian Synger
Roteiro: Chritopher McQuarrie e Nathan Alexander

Com: Tom Cruise, Kenneth Branagh, Bill Nighy, Tom Wilkinson

Sinopse: 2ª Guerra Mundial. Claus von Stauffenberg (Tom Cruise) é um coronel que retorna à Alemanha gravemente ferido, devido à guerra na África. Ao chegar ele se envolve em uma conspiração para acabar com o governo local, que tem por objetivo matar Adolph Hitler (David Bamber). O objetivo do grupo é pôr em prática a Operação Valquíria, um plano já existente que prevê a implementação de um governo que conduza a Alemanha após a morte de seu líder. Aos poucos o coronel Claus ganha destaque na organização, sendo encarregado para que cometa o assassinato de Hitler.


Vamos lá.


Pra quem gosta de história das guerras, como eu, estava ansioso para saber como foi contado esse fato importante da história. Mas logo de cara a primeira grande decepção, não me conformo como os americanos conseguem ser tão mesquinhos e preguiçosos.
Uma história passada com soldados alemães e TODO MUNDO (inclusive Hitler!!!!) fala inglês!!! Total desnecessário e desapontador.


A história segue jogada, sem muita explicação até +ou- 40 minutos de filme, quando começa a se falar da operação e tem aquela cena auto explicativa ao mesmo tempo da fala.



A partir desse ponto começa a “ação” que você não sente nenhum interesse em acompanhar. Não há suspense, não há ansiedade. Tom Cruise péssimo, não passa a convicção de ser o “salvador da pátria”. Sem contar com o resto do elenco que é fraquíssimo.


Com uma história maravilhosa, o roteiro poderia ser muito mais bem explorado, mas a preguiça é tanta, que saiu esta porcaria. Sem contar ao final do filme que termina com aquele discurso patriótico tipicamente americano. Totalmente ridículo!


Direção de Bryan Singer não se pode esperar muita coisa. Tudo que vem dele é ruim! (X Men / X Men II / Superman o Retorno). Sem condições.


Filme ruim, diretor ruim, com roteiro ruim, atuações péssimas. Pra quem gosta de cinema, é um perca de tempo.
Somente recomendado para leigos que querem “conhecer” um pouco mais de história.

TRAILER:





Bruno Gonçalves
Estudante de Direito e Arauto do Caos

6 comentários:

  1. Essa historia dos Kennedys vai muito mais alem,
    Vendo o quanto à Gloria ganhava o vovô Kenneudy convenceu-a a deixar-lhe criar uma produtora — a Gloria Swanson Productions Inc. — do qual, ele seria o chefão e cuidaria de todo o dinheiro. Resultado: Swanson fazia um filme atrás do outro e enchia o bolso do picareta — que casado, jurava amá-la e que logo: “largaria a oficial”. Os anos passaram até que o cinema sonoro veio. Kennedy que aproveitara-se para ficar bem de vida, deu um pontapé no traseiro de Swanson que começara a perder o interesse do grande público. Devolveu a produtora falida.
    Quer mais?????


    bjo

    ResponderExcluir
  2. Sobre "operação Valquíria"...
    Gente, você escreveu o que penso uma das primeiras pessoas a concordar comigo. Já estava me sentido meio “alienada” por não ter gostado do filme, já que todos so elogiavam a produção.
    Quer saber: Achei esse filme muito cansativo e chato!

    ResponderExcluir
  3. Jpunia pra vc ver ... eu tbm não gostei do Operação Valquíria. Acho os docs do hitory channel e da bbc bem melhores rsrs

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruno,

    Nossa parece ser ruim mesmo!
    Hitler falando em inglês, essa não sabia!!!
    E X Men é legal sim!!!rss

    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  5. Posso até concordar que o Valyrie é excesso de americano mesmo, afinal o filme é falado em inglês. Eles precisam assistir o Inglourious Basterds pra saber que na Alemanha se fala alemão, na França se fala francês e na Inglaterra, inglês.

    Mas o Bryan Singer ser um diretor ruim é uma blasfêmia pra mim. O X-Men I e II podem até ser filmes tipicamente super-heróicos, mas são muito bons. Superman O Retorno é uma obra-prima, uma homenagem aos filmes do Donner. Até entendo a reação negativa atual sobre o filme, mas acho que ação nunca ganhou filme. E quanto ao Singer só "saber dirigir filme de super-herói/ruim", vejam Os Suspeitos.

    Abração gente! Parabéns pelos tópicos Bruno, tão muito bons!

    ResponderExcluir
  6. Hum, eu num vi essas coisas, na verdade eu gostei do filme... Acho que esses alemães tinham uma visão patriotica (igual dos americanos, rs) e por isso fizeram aquilo... Não era uma oposição revolucionária ao Hitler, nada mais do que um grupo de alemão vendo que a guerra ia acabar, eles iam se fuder e que num dava pra ser daquele jeito... Sei lá, eu gostei e gosto do Tom Cruise, rs...

    PS: Escrevi que nem um doente, falta de coesão total, foi mal, rs...

    ResponderExcluir