quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Willy Wonka & Chocolate Factory vs Charlie & Chocolate Factory
















Baseado no livro Charlie and the Chocolate Factory, de Roald Dahl, o filme Willy Wonka & the Chocolate Factory, obteve um certo sucesso na época do lançamento em 1971, porém o filme dirigido por Mel Stuart e estrelado por Gene Wilder será sempre lembrado pelas suas reprises na televisão em exaustão nos anos 80, nos Estados Unidos, principalmente em feriados como Halloween, dia de Ação de Graças ou Natal.


Aqui no Brasil o SBT reprisou milhares de vezes, no eterno Cinema em Casa. Curioso que Roald Dahl realmente odiou essa versão do filme se recusando a liberar direitos para a produção de um novo filme baseado em um de seus livros.


Alguns anos depois, mais precisamente 1991, com a morte de Roald Dahl, a Warner Bros resolveu fazer uma nova adaptação da história de Willy Wonka. Após a especulação de envolvimento de alguns diretores como Gary Ross e Martin Scorcese, e de alguns atores como Adam Sandler, Jim Carey e até Will Smith, ficou decidido que Tim Burton seria o diretor. Daí não precisa nem dizer quem seria o ator que interpretaria Willy Wonka desse remake né?!


Pois bem, Johnny Depp acabou sendo a escolha óbvia para a sequência que dessa vez levou o nome do livro original. E foi lançado em 2005, sendo um grande sucesso de bilheteria, graças a genialidade de Tim Burton e a óbvia modernização dos efeitos de vídeo, áudio e toda parafernália cinematográfica.


Mas agora entra no ar uma pergunta. É justo que essa nova versão enterre a versão antiga estrelando o grande Gene Wilder como Willy Wonka?


Na minha opinião, fica quase impossível comparar os efeitos especiais e de cenários de um filme com outro.Afinal a fábrica da nova versão tem um visual realmente saboroso, você fica com vontade de se entupir de guloseimas.


Comer doces e chocolates e doces até seus dentes apodrecerem até sentir uma dor de barriga mortal. Tudo é muito bonito, muito colorido, um mundo dos sonhos em termos de doces para qualquer criança e adultos também.


Tim Burton trabalhou muito bem todo esse visual do filme, é quase impossível você assistir essa nova versão sem uma barra de chocolate na mão. Sem contar a antítese óbvia que se criou entre a casa sem vida do garoto Charlie com a fábrica que é o verdadeiro mundo dos sonhos. Na versão original, a casa de Charlie e a cidade tem um visual comum, já a fábrica, em alguns aspectos não abrem seu apetite de doces, pelo contrário, em alguns momentos você sente vontade de vomitar, todas aquelas plantas e outros elementos feitos de chocolates não aparecem nada comestíveis e sim alguma coisa bem nojenta.


Mas, isso é perdoável afinal o filme foi gravado no início dos anos 70 e os efeitos cinematográficos nessa época ainda estavam se desenvolvendo, creio que na época todo mundo achou o máximo, mas com certeza hoje o visual está bem datado.


Já a atuação de Johnny Depp foi muito boa, ele incorporou bem o personagem, que inclusive ele mesmo admitiu que usou alguns poucos maneirismos de Marilyn Manson. Acabou ficando interessante, a princípio ele aparenta ser bem misterioso e arrogante, principalmente pelo tratamento que ele tem com algumas crianças, no qual ele é bem provocativo, mas no decorrer da visita ele aparenta ser um homem sonhador, criativo, com algumas cicatrizes e traumas do passado, que ele deseja resolver.


Porém falta um pouco de coragem e mostra que no fundo tem um bom coração, e sem contar que ele é bem menos misterioso do que parece. Principalmente porque o filme relata muito bem seus flashbacks.


A atuação de Gene Wilder é um pouco diferente, logo na sua primeira aparição, ele aparenta ser um homem bom, simpático e até mesmo frágil. Mas depois ele logo se revela uma pessoa insensível, arrogante e principalmente bem misterioso. Ele não provoca tanto as crianças, mas em alguns momentos ele é bem rude e indiferente, o Willy Wonka de Gene aparenta ser mais insano do que criativo. Esses aspectos acabam dando um clima mais obscuro e frio para o personagem.


Eu diria que uma mistura dos dois Willy Wonkas seria o personagem perfeito.Existem muitas outras coisas a serem discutidas sobre o filme como a atuação e a caracterização dos avôs de Charlie. O original é um ator bem melhor, enquanto que o avô da versão nova tem o visual mais impactante.


Os Ompa Loompas, obviamente são inesquecíveis na versão original, mas ocorreu uma óbvia e grande evolução na versão de Tim Burton.


A trilha sonora da versão nova foi feita por Danny Elfman (Homem- Aranha, Men in Black, etc), a original foi composta por Leslie Bricusse e Anthony Newley. Os dois filmes são marcantes por possuírem trilhas sonoras com um nível de ótima qualidade e se encaixam perfeitamente com a história, além de melodias e letras serem, nas duas versões excelentes.


O desfecho é algo que prefiro não comentar muito por aqui, afinal, ninguém quer ler final de filme na Internet. Mas tenho que dizer que prefiro mil vezes o desfecho da versão original. O fim da versão de Tim Burton/Johnny Depp é muito água com açúcar. Ainda em muitos aspectos a obscuridade de Gene Wilder me agrada muito mais....e você o que acha?


Qual sua versão favorita ? Comente !!!


10 comentários:

  1. Acredito que estamos a falar sobre dois momentos cinematográficos bem distintos, embora nos tragam praticamente o mesmo conteúdo.
    Acho difícil falar qual é a minha versão favorita, pois penso que ambos os filmes apresentem características positivas em igual quantidade.
    Gosto dos dois Willy. O de Wilder é realmente mais sombrio e gosto disso. A versão atual é muito mais condizente com aquilo que o filme propõe..
    Se juntássemos um pouco de cada, teríamos uma obra perfeita.

    ResponderExcluir
  2. Não assisti a esse filme ainda em nenhuma das versões citadas. Particularmente eu gosto dos trabalhos de Tim Burton, quanto a este não posso comentar.
    Amei o seu blog! Eu curto muito a arte do cinema e sou muito critica em relação aos filmes. Costumo dissecar a obra por completo como você fez.
    Gostei muito mesmo do blog, espero que eu possa ver a fábrica de chocolate e comentar esta postagem!
    Visite o meu também, eu agora vou mantê-lo atualizado sempre por necessidade de praticar a exposição dos meus pensamentos. Rs
    Beijos e até mais!

    ResponderExcluir
  3. A versão original é infinitas vezes melhor que a do Tim Burton.
    Não sou fã do Tim Burton, ele estragou o Planeta dos macacos e a Fabrica de Chocolate, não dá pra ver a versão nova, é muito ruim.
    Sem contar o limitadíssimo Johnny Depp.
    Cresci assistindo cinema em casa, e essa é a lembrança que quero ter na mente.

    ResponderExcluir
  4. Bom,

    Assisti as duas versões, mas a primeira é a dos meus sonhos e faz parte da minha infância, sou suspeita para falar...
    Engraçado a de 1971 é belíssima mesmo com recursos bem limitados e efeitos especiais quase que nulos, o filme ainda hoje apresenta um visual estonteante pra mim.

    ResponderExcluir
  5. Assisti aos dois filmes e prefiro a refilmagem do Tim Burton, que considero um dos meus filmes favoritos de todos os tempos. :-)

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente, não sei porque, mas tinha medo da versão antiga quando era criança, então, nunca dei mta bola, mas a nova é uma delícia! Em qualquer ocasião, se estiver passando na tv, é ali que fica...

    Sem contar Johnny Depp, num papel incrível, que dá mais margem a loucura interna daquela fábrica!

    ResponderExcluir
  7. A versão original é mais assustadora, de fato.....

    Fiquei muitos anos sem assistir a versão original. Voltei a assistir esses dias apenas (viva a TV a cabo). Qdo adquiri meu senso crítico e qdo vi a versão do Tim Burton, lembrei que achava a versão antiga meio macabra. Mas achava que era pelo fato de eu ter assistido muitas vezes qdo eu era criança e tal. Mas esses dias cheguei a conclusão que é mais assustador mesmo. A cena do túnel na versão antiga, com aquelas alucinações grotescas, é simplesmente memorável!!!

    ResponderExcluir
  8. Quem é essa Fernanda Trewikowski ??? rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Com certeza a versão original é magnífica. Me lembra minha infância de quando a alguns anos (tenho 18 só) assistia no cinema em casa, disse tudo!!! Gene Wilder excelente e Depp nessa nova versão foi bem também, ainda mais ele deu uma excentricidade ao personagem Wonka!

    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  10. vamos ficar com o Tim Burtom joga o resto todo no vaso e da descarga...viva Tim Burtom!!!

    ResponderExcluir