quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Amantes
(Two Lovers, 2008)
110 min. - Drama

Direção: James Gray
Roteiro: James Gray e Ric Menello

Com: Joaquin Phoenix, Gwyneth Paltrow, Vinessa Shaw

Indicado a Palma de Ouro em Cannes (James Gray)

Quando James Grey anuncia algum novo filme, é sempre de se esperar aquele esquema: Temática familiar, fotografia pesada e com tons de noir e uma direção que trata os protagonistas como pessoas normais diante da situação do filme.Juntando o romance na moda com sua trama familiar, James Grey se consolida como ótimo diretor de drama.


Ele põe todos os seus fatores rotineiros e coloca com eles um roteiro sincero, com situações possíveis, diálogos ágeis e muito clima pesado, típico dos problemas familiares.Leonard(Joaquin Phoenix) é um homem que ainda vive com os pais e trabalha na tinturaria deles. Ele está extremamente infeliz, como se vê no primeiro frame(uma cena delicada de ser interpretada, que causa estranheza inicial).


Logo depois, descobrimos que toda essa tristeza é causada pelo amor, principalmente o de sua noiva que o largou.Mas Leonard vê uma oportunidade do amor retornar em sua vida quando ele conhece Sandra(Vinissa Shaw) em uma reunião familiar dos pais deles.


A partir daí, se descobre que Sandra está gostando de Leonard e quer que ele recupere a alegria. Caminhando para essa relação, Leonard então conhece Michelle(Gwyneth Paltrow), sua vizinha. O jeito novo, liberal e descompromissado dela o encanta e ele aí fica em dúvida sobre o que ele irá fazer.Para esse denso drama, Grey escalou um elenco soberbo. Joaquin Phoenix, em seu possível último trabalho, encarna com maestria o abobado Leonard. Leonard é tão esquisito que alguns no filme chegam a cogitar se ele tem sanidade mental ou não. Méritos para Phoenix, ator muito acima da média.


Gwyneth Paltrow dá tudo de si para interpretar a intensa Michelle. Sua personagem é complicada, triste, determinada e, definitivamente, não consegue saber o que quer. Gwyneth faz tudo isso parecer normal.


A desconhecida Vinissa Shaw atua com uma naturalidade enorme, passando tudo o que está sentindo para todos. Diferente de Michelle, Sandra é segura, feliz e é fácil de entender.Todos os coadjuvantes atuam bem, mas são ofuscados pelos ótimos protagonistas, o que é normal aqui, tamanha a qualidade do elenco.Nos quesitos técnicos, Grey "exagera" na qualidade de direção.


Ele filma os atores com closes constantes, o que deixa o filme perturbador em alguns pontos. A agonia dos personagens é transmitida para o público de forma sutil. A direção de fotografia de Joaquin Baca-Asay é precisa e com os tons de noir conhecidos dos filmes de Grey. Mas aqui o noir não é relacionado ao cinema de crimes, de suspense. Aqui o noir é mostrado para demonstrar diferentes reações dos personagens, principalmente de Leonard. Quando ele está no telhado, com Michelle, a fotografia é mais clara, com posições de câmera em ângulos abertos, retratando a liberdade.


Quando ele está com Sandra, o clima é escuro, com a câmera registrando o ambiente de forma sufocante, retratando a limitação do local, como se Leonard estivesse preso á aquilo. A edição de John Axelrad é boa, dando um ritmo nada apressado a trama.


O roteiro, de Grey e Richard Menello, é um achado. Com diálogos pesados, arrastados e cheios de culpa, o roteiro se sobressai da maioria, criando algo realmente único. É raro ver situações e diálogos sendo retratados de forma tão honesta e real. Situações, como a que Leonard sai da boate com Michelle, são bonitas de se ver. Quando Michelle chora ao retratar a sua realidade, fica evidente que Grey tomou cuidado em dar rumos ousados á sua trama. O próprio final representa essa ousadia.


Com Two Lovers, Grey não quis fazer o convencional. Ele resolveu ir contra a maioria, ávida por comédias-românticas. Ele resolveu voltar as raízes do romance bem executado e cativante. As cenas amorosas são bonitas e muito mais críveis que numa comédia romântica.


A partir de Two Lovers, eu irei confiante a qualquer sessão de filmes de James Grey e, principalmente, eu irei querer mais romance competentes como esse.

TRAILER:




6 comentários:

  1. Tô louca para ver esse filme. Tá todo mundo falando tão bem sobre ele!

    ResponderExcluir
  2. Não sei se quero assistir esse filme...
    Mas quem sabe.
    E curiosidade: Dizem por aí, que esse seria o último filme de Phoenix, será?
    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  3. Kamila: Vale muito a pena ver.

    Ricardo: Veja sim, é um tremendo filme. E sim, deve ser o último filme do Phoenix.

    ResponderExcluir
  4. Não assisti esse filme ainda,
    legal essa dica. Gosto de filmes com esse ar noir.
    Uai, deve ser o último filme do Phoenix? como Assim?????????????

    ResponderExcluir
  5. é Júnia ele surtou, disse que vai ser rapper agora. Deixou a barba crescer (tá paracendo quase um dos membro do ZZ Top).

    ResponderExcluir
  6. Belo filme, gostei bastante, Joaquin q é muito bom ator, tem uma atuação formidável, adorei o roteiro, muito bem escrito, sob uma direção competente de James Gray, espero q ñ seja o último filme do kra q surtou legal..rs..nota 8.0!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir