segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Pollock
(Pollock, 2000)
117 min. - Drama
Direção: Ed Harris


Com: Ed Harris, Marcia Gay Harden, Amy Madigan, Jennifer Connelly
Sinopse: Em agosto de 1949, a revista Life publicou em sua capa uma manchete dizendo: "Jackson Pollock: Será ele o maior artista vivo dos Estados Unidos?". Já conhecido no mundo da arte de Nova York, Pollock agora passava a ser conhecido nacionalmente como a primeira celebridade americana no mundo das artes plásticas e seu estilo corajoso e radical de pintura ditava os rumos da arte moderna. Mas os tormentos que atingiam Pollock em toda sua vida e que o ajudaram no início de carreira a criar sua arte original começaram a afligí-lo cada vez mais. Lutando contra si mesmo, Pollock entrou então numa espiral decadente que fez com que destruísse seu casamento, sua promissora carreira e sua própria vida.


Comovente, catatônico, triste e maravilhoso.


Baseado na história do pintor americano Jackson Pollock, nos trás os bastidores da fama. Todo mundo tem problemas, Jackson Pollock não é diferente. Alcoólatra, sofre com este grave problema principalmente ao contraponto que ele aparece. Beber pra comemorar a fama e dinheiro ou beber pra esquecer pouca fama e os problemas pessoais.


Assim vemos Ed Harris com esta maravilhosa atuação nos comovendo, nos levando do céu ao inferno, ao fundo do poço. Junto com o merecido Oscar da Márcia Gay Harden que está excepcional.


Neste drama além de acompanharmos triste história sobre o alcoolismo, também acompanhamos o lado da família que sofre junto, luta junto, passa por cima de tudo e de todos em função da pessoa que ama, mesmo a pessoa não estando nem ai.


Ed Harris está simplesmente brilhante, chegando a tal ponto de interpretação que não se consegue distinguir quando Pollock está sóbrio ou ébrio, enquanto sua esposa (Márcia Gay Harden) em 9 anos parece envelhecer 20, tamanho desgaste da convivência.


O único ponto baixo do filme são os 20 minutos finais, onde tudo acontece muito rápido, simplesmente sendo jogado os fatos na cara do telespectador, sem explicar motivos, como e quando. Poderia ter um final muito triste, de levar as lágrimas, mas esse excesso de informação e acontecimentos repentinos quebra o clima final.


É um filme que vale pena conferir.


TRAILER:






Bruno Gonçalves
Estudante de Direito e Arauto do Caos

4 comentários:

  1. Oi Bruno,
    outro filme que não conhecia (também tinha 10 anos na época)rs.
    Mas então ótima dica, parece ser bom mesmo!
    Mas um destaque estou querendo conhecer um pouco mais das atuações de Marcia Gay Harden, eu odiei o filme O Nevoeiro, mas a atuação dela no filme foi a única coisa boa de ser ver! E se ela ganhou o Oscar por esse filme, vale ainda mais a pena!
    Valeu pela indicação!
    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. Ricardo
    A Marcia Gay Harden é uma excelente atriz!
    Não é muito conhecida, acredito que seja por até hoje não ter tido nenhum papel de destaque na mídia. E também porque ela é meio que considerada parte do "grupo médio" de atrizes.
    Mas geralmente se destaca!
    Sem contar o Ed Harris que não precisa de comentários!

    ResponderExcluir
  3. O aspecto mais surpreendente em "Pollock" é a revelação dupla que o filme nos faz: Ed Harris é ótimo diretor e Marcia Gay Harden é uma baita atriz! No mais, o longa é até uma cinebiografia bastante convencional.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com seu comentário e nota!
    Valeu muito a pena esse filme, eu ñ conhecia o personagem, no caso o pintor em destaque, interpretado de forma brilhante por Ed. Harris!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir