quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Spirit
(The Spirit - 2008)
103 min. - Ação


Direção: Frank Miller
Roteiro: Frank Miller


Com: Gabriel Macht, Jaime King, Eva Mendes, Scarlett Johansson e Samuel L. Jackson

Realmente não sei o que aconteceu com nosso companheiro Frank Miller. Tendo sido por toda a sua vida um quadrinista brilhante , que fez a maior história do Batman de todos os tempos (The Dark Knight Returns), Miller parece que morreu, e em seu lugar entrou uma outra pessoa, desde de 1996, ano de seu último projeto decente, Os 300 de Esparta. A partir daí, Miller só fez destruir sua carreira, com suicídios profissionais como The Dark Knight Strikes Again e All Star Batman . Mas parece que essa nova persona do Tio Frank não estava satisfeita de tanto lixo, e nos dá em 2009 The Spirit - O Filme, que já vou dizendo logo de início, é um desperdício de película cinematográfica.


O filme é baseado no grande personagem criado pelo Deus dos quadrinhos Will Eisner, The Spirit, o policial Denny Colt, que depois de morto volta e assume a figura de um vigilante, o herói do título. A história do filme de 2009 entretanto nada tem de talentosa. Aliás , talento é uma palavra que passa longe do filme. Numa busca por objetivos diferentes, O vilão Octopus (O desperdiçado Samuel L Jackson) e a ladra Sand Saref (A ruim Eva Mendez)acabam trocando por engano duas valises, uma com o sangue de Herácles, desejado por Octopus, e a outra com o tesouro dos Argonautas, anseiada por Sand. No meio disso , The Spirit (Gabriel Macht) entra para evitar que o vilão conquiste o seu poder e capturar seu antigo amor de adolescente, Sand. Com uma trama fraca dessas, não pode-se esperar que o filme vá muito além do fracasso.


Outro ponto ruim do filme foi contratar tantas estrelas e aproveita-las tão mal. Por exemplo, o que Scarlett Johanson está fazendo ali? Serve apenas de apelo sexual para o público, mas para a trama, não serve mais do que uma ajudante de vilão.Por falar em ajudante de vilão, o que três clones gordos com seus nomes escritos nas suas vestes fazem ali? Sem dúvidas, esses e muitos outros fatores nos remetem ao Frank Miller atual. Analise qualquer cena do filme ou seus significados para a trama e vem a sua cabeça, na hora, quadros de The Dark Knight Strikes Again. Prova de que Miller não se curou do mal que vem lhe afetando de 1996 pra cá.A direção de Miller é ruim, mas nem reparamos tanto nela assim se pensamos no roteiro. Frases que eram para ser de efeito, são soltas a todo o momento, sendo seguidas de cenas de ação exageradamente violentas.


Razões e motivações para os atos dos personagens também não convencem. Um exemplo é a cena em que The Spirit encontra uma raiva gigante do vilão e sua comparsa quando eles matam sem dó um gatinho. A face de revolta do herói nos dá vontade de rir.


É inexplicável tanta falta de bom senso num filme só.Num engodo desses, a única coisa que pode-se aproveitar é a bela fotografia em preto e branco de Bill Pope, que realça a beleza dos personagens. Mas elogiar apenas a fotografia é costume dos filmes ruins. Esse entretanto é um dos piores filmes do ano e uma injustiça com o herói de Will Eisner, que, onde quer que esteja, está praguejando Frank Miller por sua falta de competência.


Obs: Para os homens de plantão , segue abaixo a melhor cena dessa bomba.



















TRAILER:



5 comentários:

  1. Eu não vi esse filme no cinema justamente por ter desanimado diante das inúmeras críticas negativas que o filme recebeu tanto daqueles que são fãs de cinema e HQs quanto dos que são apenas cinéfilos. Mas sabe qual é meu maior medo: ver e gostar!(rs) Embora tenha evitado, ainda sinto que encontrarei algo de bom no longa (além da deliciosa Eva Mendes, claro!). Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Vanderson, é impossível gostar desse filme rsrs.

    Só vale mesmo pela bunda da Eva Mendes

    ResponderExcluir
  3. Nao consegui ver esse filme inteiro ainda!
    Juro que tentei, por 2 vezes!
    Mas acabo durmindo antes da metade e acordando nos créditos hahaha

    ResponderExcluir
  4. Eu até tinha vontade de conferir este filme, mas os comentários não são nada bons! Perdi totalmente a vontade de conferir "The Spirit".

    ResponderExcluir
  5. A Eva Mendez é a melhor coisa desse filme q até q achei assistível e divertido, esperava mais, mas ñ achei tão detestável assim!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir