sexta-feira, 22 de abril de 2011

Another Year
(Another Year, 2010)
Drama/Comédia - 129 min.

Direção: Mike Leigh
Roteiro: Mike Leigh

Com: Jim Broadbent, Lesley Manville, Ruth Sheen, Martin Savage, Peter Wight e David Bradley



Mike Leigh continua afiado na criação de diálogos inteligentes e na confecção de personagens absurdamente humanos e dotados de uma série quase infinita de particularidades ou pequenas falhas de caráter que, somente dão mais credibilidade a seus filmes. Em Another Year, ele acompanha um ano na vida do casal Tom e Gerri (não se acanhem a rir sobre a coincidência do nome do casal e do nome do desenho, pois o próprio filme faz graça disso), suas desventuras com a amiga de anos Mary, as visitas de seu filho Carl, a presença do amigo Ken e até mesmo um enterro na família.


Leigh arruma sua trama para fazer sentido de acordo com as estações do ano. O filme é dividido dessa forma e em quatro atos os personagens vão se trombando, se entendendo, se complicando, se amando e se rejeitando. Não existe uma real jornada, ou curva dramática do casal, mas sim de seus coadjuvantes e em especial de Mary, que é a "protagonista" de todas as ações.


Quando encontramos a personagem de Lesley Manville na Primavera (o primeiro ato) ela aparente ser aquela amiga estranha, meio exótica, que dispara uma palavra por segundo, mal tendo tempo para refletir sobre o que sai de sua boca. Com o passar do tempo (e do filme) a nossa impressão vai mudando, em especial por suas atitudes para com um dos personagens.



A interpretação da atriz apesar de exigir alguns óbvios exageros é verossímil e mesmo enxergando Mary, como uma solteirona de meia idade, quase derrotada pela vida e em busca de uma motivação emocional que jamais a acalentará, em nenhum momento ela não parece ser real. Mary é um amalgama de uma série de pessoas que eu, por exemplo, conheço e que o leitor facilmente já deve ter conhecido.


Esse é o grande segredo de Leigh. Seus personagens são de carne e osso, e o espectador consegue se ver em alguns deles, ou mesmo associa-os a amigos, conhecidos, parentes, amantes e inimigos.


Another Year é mais um desses exemplos, onde o diretor e roteirista entrega a seus atores a responsabilidade de criarem da magia, apesar de não furtar-se a apresentar um inteligente trabalho fotográfico simbolizando com realismo a passagem de cada uma das estações. Apesar do clichê na última das estações (inverno) que geralmente é observado e analisado como um momento de morte ou encerramento de ciclo, Leigh não escorrega visualmente.



O problema de Another Year é que o espectador não sente que está vendo "alguma coisa acontecer". Ao optar por acompanhar a história absolutamente comum da família Tom & Gerry, Leigh age como um voyeur e deixa o espectador fazer as conclusões sobre o filme.


Seria Imelda Staunton (que faz uma ponta de luxo no início do filme) de alguma forma relacionada aquela história subseqüente? De onde vem à fixação de Mary por um determinado personagem? É somente uma obsessão ou algo de fato aconteceu? E Carl, o filho de Tom e Gerry, é apenas um camarada tímido ou esconde alguma coisa? E Tom e Gerry, não teriam problemas? Ou escondem seus medos e incertezas dentro de suas almas (poético, não?)


A questão é que Leigh não fornece pistas nem amarra sua trama. Seus atores, todos excelentes, apresentam trabalhos inspirados, mas que pouco esclarecem as dúvidas do espectador. Além de Lesley Manville, Ruth Sheen interpreta com os olhos e o quase sempre fantástico Jim Broadbent parece conter todas as suas emoções para si e dizer apenas aquilo que precisa ser dito.



Esse não é o melhor dos textos ou dos filmes de Leigh. Pessoalmente prefiro Vera Drake e Segredos e Mentiras, mas é de longe superior ao sem graça Simplesmente Feliz, esse sim insensado exageradamente pela crítica. Seu texto continua interessante e seu olhar sobre as relações humanas, mesmo que nesse caso em especial sem essencialmente ter uma história tradicional a ser contada, continua diferenciado. E seus diálogos esses estão sempre primorosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário