segunda-feira, 9 de janeiro de 2012


A ELEIÇÃO

Uma vez que vocês viram as nossas listas individuais, fica mais fácil entender quais foram considerados pelo nosso júri, os piores filmes lançados no país em 2011. Em uma votação simples, que atribuiu pontos aos filmes de acordo com sua posição nas listas de cada votante, chegamos a lista de 10 do piores lançamentos do ano que passou. Junto com pequenos comentários que defendem a ideia do porque estes filmes merecem figurar na lista de piores, estão as críticas publicadas sobre os filmes (quando existirem) que podem - ou não - concordar com a inclusão dos mesmos na listinha. Afinal, toda lista é polêmica, e no cinema as verdades absolutas não existem. Divirtam-se!

10 - Lanterna Verde 
(Green Lantern, 2011)
dir: Martin Campbell

" O esperado primeiro filme sobre o grande super-herói da DC Comics já causava certa desconfiança desde o primeiro trailer, que apontava um tom exageradamente cômico para o personagem. A prévia lembrava demais Homem de Ferro, o que denunciava a falta de imaginação dos produtores, que apostavam em uma fórmula consagrada para ter um filme de sucesso. Porém, ao menos o trailer empolgava esporadicamente, devido á boa montagem das cenas de ação. Mas nada poderia prever o desastroso resultado final. Com um roteiro esquemático e horrível, piadas tolas e atuações canhestras, Lanterna Verde conseguiu ofender os fãs do personagem e ainda, de lambuja, criou um blockbuster terrivelmente falho em suas pretensões, não conseguindo ao menos divertir um pouco. Não por acaso, foi um dos maiores fracassos de 2011"

Leia nossa crítica aqui

9 - Transformers: O Lado Oculto da Lua 
(Transformers: Dark of the Moon, 2011)
dir: Michael Bay

" Jogar pedra em Michael Bay é uma constante no mundo do cinema e não é por acaso. Ao mesmo tempo em que o diretor é capaz de grandes avanços tecnológicos e de realizar grandes sequencias de ação, é patético quando precisa desenvolver qualquer história e isso não melhora nesse Transformers 3, que desde a saída já diz a que veio. Apresentando sua protagonista feminina com um generoso close de suas nádegas, Bay já demonstra todo o seu desprezo por qualquer coisa que pudesse se parecer com um roteiro e destrói sem piedade toda e qualquer tentativa de criar uma boa história. Além disso aproveita mal uma série de bons atores que estão no filme apenas para receber seu trocado no fim do dia. Nem a selvageria cibernética e as ótimas sequencias de ação salvam mais um desastre de Michael Benjamin Bay "

Leia nossa crítica aqui

8 - Justin Bieber: Never Say Never 
(Justin Bieber: Never Say Never, 2011)
dir: Jon M. Chu

"O problema não encontra-se necessariamente no ídolo teen do novo século, mas sim no fato de alguém do 'sub-mundo' do pop ter levado em consideração que ele tinha algo para contar ou mostrar em sua turnê, embriagada em música de péssima qualidade"

Leia nossa crítica aqui

7 - Estrada para Ythaca 
(Estrada para Ythaca, 2011)
dir: Pedro Diógenes, Guto Parente, Luiz Pretti e Ricardo Pretti

" Tédio, tédio e tédio... é dessa forma que consigo descrever essa experiência cinematográfica, que além de ser indulgente, é dotada de uma pretensão ímpar e de uma série de símbolos que misturam cinema de arte, regionalismos e alienígenas viajando no ácido.... uma tragédia pedante e sem graça"

Leia nossa crítica aqui

6 - Dylan Dog e as Criaturas da Noite 
(Dylan Dog: Dead of Night, 2011)
dir: Kevin Munroe

"A trasheira, que adapta a excelente obra em quadrinhos italiana, encaixa a proposta de blockbuster cômico para um personagem sombrio que de estiloso investigador virou um vazio e inexpressivo sub-Constantine (e o pior: o de Keanu Reeves). Com um plot fraquíssimo, que tenta estabelecer um panorama sobrenatural para crimes, acaba investindo em situações vergonhosas (como o prólogo com o advogado suicida) e personagens pouco inteligentes (como o assistente de Dylan). Uma bomba das piores, que cheira a produto oitentista de ação, mal acabado em seus efeitos e barato até a raiz"

5 - Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles 
(Battle Los Angeles, 2011)
dir: Jonathan Liebesman

"O filme que introduziu Jonathan Liebesmann para a direção de Fúria de Titãs 2 gerou um hype enorme antes mesmo de sua estreia. Um filme de guerra alienígena, com estética documental e trama de videogame parecia muito bom no papel. Porém, o que se viu foi uma produção execrável, com um roteiro raso que não chegava a lugar algum, uma direção ridícula e incompreensível e uma tempestade de clímaces, um pendurado no outro, deixando uma ação que, julgando-se desenfreada, acabava apenas chatíssima. Uma produção decepcionante, sendo ainda pior que patriotadas idiotas (e divertidas) como Independence Day".

Leia nossa crítica aqui

4 - O Turista 
(The Tourist, 2010)
dir: Florian Henckel von Donnersmarck

"Angelina Jolie e Johnny Depp não são de escorregar em suas escolhas, buscando sempre obras que ilustrem alguma nova experiência, e este filme é mais uma destas: a experiência de participar de uma propaganda de perfume com mais de 1:10 de duração"

Leia nossa crítica aqui

3 - Cilada.com 
(Cilada.com, 2011)
dir: José Alvarenga Jr.

"Em um ano em que a produção comercial brasileira bateu recordes de mediocridade, Cilada é um daqueles que orgulhosamente levaram a bandeira do mal gosto país a fora. A patética construção dos personagens, os diálogos pedestres, sequencias de mal gosto atroz e um clímax chupado de comédias românticas de muito mais talento, fazem de Cilada.com indefensável"

Leia nossa crítica aqui

2 - A Saga Crepúsculo: Amanhecer Parte 1 
(The Twilight Saga: Breaking Down - Part 1, 2011)
dir: Bill Condon

"Não bastassem os vampiros brilharem na luz do sol ou lobisomens descartarem a existência da lua para suas transformações, agora um morto pode reproduzir-se com uma humana que é devorada internamente por sua cria pela qual o lobisomem sem lua apaixona-se?!"

Leia nossa crítica aqui

1 - Assalto ao Banco Central 
(Assalto ao Banco Central, 2011)
dir: Marcos Paulo

"Um filme que, tentando fugir do tripé estereotipado da produção nacional - Favela x Drogas x Sexo - acaba sustentado por momentos desnecessários e mal filmados. Uma obra carregada por situações desconfortáveis que beiram o ridículo"

Leia nossa crítica aqui

Textos de: Alexandre Landucci, Gabriel Papaléo e Teeh Schwarz (obrigado pela ajuda)

2 comentários:

  1. sahsahiOJSJOSAOisihasih

    Adorei a lista, apesar de só ter assistido a 3 desses filmes e, definitivamente, não concordar com o filme "Assalto ao Banco Central" na primeira posição. Honestamente, não consigo mesmo considerar "O Turista" e "Amanhecer" ruins a ponto de estar numa lista dos 10 piores quando houve inúmeros outros filmes terríveis, como "Qualquer Gato Vira-lata" e "Entre Lençóis", dois filmes brasileiros vergonhosos. Já os conferiram? Acho que eu ia adorar ler uma resenha delesaqui.

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Luís, Entre Lençóis ninguém por aqui ainda viu, mas Qualquer Gato Vira-Lata foi visto pelo Joaquim que incluiu na nona posição de sua lista de piores filmes do ano, mas como só ele teve o (des)prazer de assistir ao filme, não ganhou votos suficientes para fazer parte de nossa honrosa lista rsrs.

    Listas são sempre polêmicas, e o fato de muitos filmes ruins não estarem na lista, é mais um indicativo do ano mediano/fraco que o cinema viveu em 2011.

    ResponderExcluir