sábado, 31 de outubro de 2009

Anime x Filme: O Caso Death Note

Anime x Filme




Não é de hoje que o mundo do cinema vem se acostumando com adaptações. Já na cultura oriental mais comum ainda é ver um manga se tornar anime. Não satisfeito há esta adaptação para filme.


Death Note conta a historia de Raito Yagami, um adolescente super inteligente que encontra um caderno (Death Note) que a pessoa cujo o nome for escrito morre por ataque cardíaco.


A partir daí, tomado pelo desejo incontrolável de criar um novo mundo Raito começa a matar as pessoas que ele julga desnecessária neste mundo, a começar pro criminosos. A partir daí começa uma mega operação policial para investigar quem é o suposto “deus do novo mundo”, onde aparece L como chefe da operação que também é encabeçada pelo próprio pai de Raito que é chefe do departamento de polícia.


Sendo assim começa um grande jogo de xadrez entre Raito e L, um tentando derrotar o outro.



Tanto o manga quanto o anime são extraordinários, confesso que não esperava muito na primeira vez que ouvi falar, comecei a assistir o anime. A partir do 3º episódio (Num total de 37) não consegui mais parar, é viciante. Uma história extraordinária, um jogo de inteligência fora do comum. Com pelo menos 3 clímax durante toda a história, totalmente imprevisível. Fiquei boquiaberto com os desfechos da história.


Quanto a comparação entre o anime e os filmes:


Há aspectos positivos e negativos nesta adaptação, a vantagem é de que quem não tem paciência de gastar 12 horas e meia assistindo todos os 37 episódios, pode apenas em 3 horas assistir os 2 filmes e entender como funciona a história.


Um ponto negativo é que como toda adaptação, sofre algumas (e algumas cruciais) mudanças entre um roteiro e outro. O final dos dois são basicamente iguais, entretanto possui algumas mudanças de contexto. O filme é um pouco mais previsível (pra quem já viu, o filme termina como se o anime terminasse no episodio 24). Tanto que Near e Mello nem são sequer citados.





A desvantagem é que a trilha do anime é magnífica. Empolgante, coisa que não tem no filme, o que é um pouco desmotivante. Há algumas cenas que são totalmente transcritas do anime, praticamente quadro a quadro.


O que mata principalmente no filme é a alteração do roteiro, não que atrapalhe o total entendimento da história, mas perde a qualidade da história reproduzida no anime. Principalmente na esfera da luta entre o bem e o mal, onde no anime se tem mis liberdade de cores, onde é muito bem representada, junto com a edição das imagens, som; Coisa que até compreensível, pois não dá pra reproduzir isto cinematograficamente.





Um ponto realmente positivo é a caracterização das personagens, que ficaram na maioria quase que perfeitas. A começar por L, o ator, a interpretação, os trejeitos são quase que perfeitos. A interpretação de Raito é que deixa um pouco a desejar, ele não consegue convencer muito, acredito que o que não ajuda muito também é que não são parecidos (Raito do anime / Raito do filme), entretanto o resto das personagens são muito parecidos (Misa, Matsuda, o Pai do Raito, Watari, Takada). E principalmente a arte gráfica na reprodução de Remu e Ryuuku, os shinigamis. Estão perfeitos. Ryuuku total desleixado, irônico e egoístico e Remu com bom coração e amável.





Acredito que é uma adaptação nota 7,0, o anime é muito melhor, mas como nem todo mundo é fã de animes em geral, recomendo os filmes. Mesmo sendo um pouco cansativo o fio da história é o mesmo e realmente empolgante e intrigante. Pra quem é fã do anime, seria muito melhor que não houvesse essa adaptação, mas como forma de divulgá-lo é melhor. Através dos filmes algumas pessoas podem se interessar pelo anime.




Bruno Gonçalves
Estudante de Direito e Arauto do Caos

3 comentários:

  1. Não me interessei nem um pouco pelo filme, acho que o anime é mais interessante! Enfim prefiro os animes bem feito com ótima trilha do que esses orientais atuando em base nele. Só me falta eles se fantasiarem no estilo Cospley! Acho que exagerei, não!?

    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. Olha só... já havia visto o anime e recentemente assisti a uma pessoa de teatro com essa mesma história - o título da peça, inclusive, era igual ao título do anime.
    Eu confesso que me lembro pouco do anime, mas adorei a peça de teatro. Acharia muito mais interessante se fizesse uma "adaptação", porque pareceu realmente que o texto fora copiado do roteiro, mas, de qualquer maneira, resultou numa obra interessante.
    Há um filme, então?
    Vou conferi-lo.
    =D

    ResponderExcluir
  3. Ricardo - Exgerou um pouco! Tbm prefiro o anime, mas não podemos deixar de lado o fato que existem os filmes!

    Luis - Nossa, não sabia que havia peça teatral! deve ser um tanto estranho. Eu recomendaria que assistisse ao anime, mas isso demanda um tempo. Os filmes são bons, dá pra entender história sim!

    ResponderExcluir