domingo, 1 de novembro de 2009

Nina
(Nina, 2004)
85 min. - Drama

Direção: Heitor Dhalia

Roteiro: Marçal Aquino e Heitor Dhalia

Com: Guta Stresser, Myriam Muniz, Sabrina Greve, Luíza Mariani

Sinopse: Nina é uma jovem de sensibilidade agudíssima e mente fragilizada, que procura meios de sobrevivência numa metrópole desumana. A proprietária do apartamento onde mora, Dona Eulália, uma velha mesquinha e exploradora, parece ter prazer em esmagar a vontade da sua inquilina exaurida. Em meio aos desenhos que faz em toda a parte e vivendo a agitada cena eletrônica de São Paulo, Nina mergulha nos fantasmas de seu inconsciente até acabar envolvida em um crime.


“Existem dois tipos de pessoas: as ordinárias, que não fazem nada além do que já é esperado, e as extraordinárias, que chegam para mudar o mundo.” Fiodór Dostoievski


Livremente adaptado em “Crime e Castigo” Nina traz um clima totalmente frio e sombrio que nos remete à uma mente perturbada e doentia. Filme de estréia de Heitor Dhalia não deixa a desejar, bem dirigido, filmado, editado e com interpretações boas.


O maior ponto positivo é o centro de SP totalmente irreconhecível, de tão obscuro, deserto e assustador. Com tons de cinza, quase chegando ao preto e branco, reflete São Paulo com céu cinza e ruas desertas.


A atuação de Guta Stresser é surpreendente, quebra todos os paradigmas e preconceito que alguns têm em relação a ela. Expressando principalmente pelos olhos e as roupas que veste Nina consegue passar a tristeza e ódio que ela sente. Outro ponto importante é atuação de Myrim Muniz (Dona Eulália) que é excepcional! Rouba a cena e faz o filme ficar melhor ainda! Não tem como não ficar com ódio desta velha maldita.
Apesar de curto, vale a pena conferir. Um ótimo filme que vem da recente onda de bons filmes nacionais

TRAILER:




Bruno Gonçalves
Estudante de Direito e Arauto do Caos


Pessoal está no ar o segundo podcast do FarraNoCinema, um especial do Halloween, nosso programa amaldiçoado (escutem e vocês vão entender).




Para baixar:
Para Baixar o Episódio 666 ( Arquivos Maiores com Alta Qualidade ):


http://www.4shared.com/file/145513077/bbd18187/Podcast_666_-_Hallowen_-_Alta_Qualidade.html




Adicionado também arquivos "light" para os Farristas que não tem uma banda larga "Infernal" :


http://www.4shared.com/file/145513073/bcbc459e/Podcast_666_-_Hallowen_-_Baixa_Qualidade.html

2 comentários:

  1. Desculpe minha desvalorização sobre o cinema nacional, mas não curto! Claro que existem os filmes extraordinários, que ai sim me faz vê-los e adorá-los!

    Mas não pense que odeio nosso cinema, Por exemplo,existem pessoas que não gostam de filmes de comédia românticas, já eu não gosto de filmes brasileiros que mostrem violência, favela etc. Falei tudo isso só para esclarecer que não sou tão fechado para o cineBrasil, mas Nina acho que pode me surpreender sim e ainda mais mostrando a Guta em um papel totalmente diferente dos cômicos que ela faz!!!

    ABRAÇÃO

    ResponderExcluir
  2. Belo post!

    Considero Nina um marco no cinema nacional, eu gostei e acho a estética dele bem diferente.

    Abraço, SUMIDO!

    ResponderExcluir