terça-feira, 17 de novembro de 2009


Eu Sei Que Vou Te Amar (Eu Sei Que Vou Te Amar, 1986)

Direção: Arnaldo Jabor

Com: Fernanda Torres e Thales Pan Chacón

Há muitas pessoas que conhecem o Arnaldo Jabor como comentarista político do Jornal da Globo ou do Jornal Nacional, por um bom tempo. Acontece que antes de entrar na imprensa graças ao nosso querido Fernando Collor que quis acabar com o cinema brasileiro, Jabor era Diretor de cinema.




Nas suas devidas proporções da te para compará-lo com Woody Allen, onde seus filmes são retratos de relações amorosas onde o que realmente importa no filme é o diálogo.



Em Eu Sei Que Vou Te Amar não é diferente, temática básica do filme é o casal separado que após um tempo resolvem discutir a relação, expor os motivos, os sentimentos e as razões do porque não deu certo. A partir daí, passa se o filme inteiro num diálogo poético e verdadeiro e extremamente intenso.




Quem já teve um longo relacionamento que não deu certo é impossível não se identificar com alguma parte do filme, algum acontecimento. As atuações são extremamente brilhantes, Fernanda Torres é uma excelente atriz, faz a mocinha indefesa e inocente que ao decorrer não é to inocente enquanto Thales o homem cachorro, ciumento e mau, que a partir da cena de um monólogo brilhante, vemos que ele não é tão mau assim, caso em que ocorre uma “inverso de papéis e valores”, que nos faz pensar sobre algumas atitudes que tomamos em nossas vidas.



A discussão não chega a ser um barraco, mas como todo mundo adora uma discussão, o tempo de filme passa despercebido. Não é cansativo. Vale a pena cada minuto, cada palavra, cada situação apresentada. Sem dúvida um dos melhores filmes do cinema nacional.


Vale ressaltar, que recentemente em 2007 foi lançado o livro Eu Sei Que Vou Te Amar, que é a Adaptação literária do filme.


Bruno Gonçalves
Estudante de Direito e Arauto do Caos

5 comentários:

  1. Clássicão do cinema nacional! Deve abordar mesmo o tema mais discutível de um casal: o relacionamento! Fernanda Torres há mais de 20 anos atrás, bem no início da carreira. Mas gosto mais de sua mãe Fernanda Montenegro! Mas enfim bom filme aos apreciadores do nosso cinema!

    Menos para mim que não gosto! Mas vale só pelo mencionado como um dos melhores filmes do cinema nacional, bom deve ser então!

    ABRAÇÃO

    ResponderExcluir
  2. Esta é a segunda vez que ouço falar de um livro que foi escrito como adaptação. Na maioria das vezes, é sempre o contrário.
    Certamente quero conhecer tanto a obra literária quanto a cinematográfica, afinal, ambas as artes me atraem.

    Pessoal, estou tendo uma imenso problema quando visito o blog de vocês. Cada vez que fecho a página, ela abre duzenta vezes num período de 10 segundos e isso trava todo o pc! Não sei o que é isso... vocês criaram isso pro leitor ficar sempre aqui no blog, é?! =)

    ResponderExcluir
  3. Nossa Luis , aqui pelo menos isso não está acontecendo , mas já me aconteceu de ao visitar algum site/blog isso rolar sim.

    ResponderExcluir
  4. Olhe, eu sou fã deste belíssimo filme! Vi duas vezes já e recomendo! Acho a Fernanda Torres magnifica, saudades do Pan Chacon!

    Inclusive, já falei do livro no meu blog, falta apimentar sobre o filme que o originou.

    Boa recomendação, tem gente que precisa conhecer esta obra do nosso cinema nacional! abs

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar muito nesse filme, mas nunca conferi. Aliás, nunca vi uma obra dirigida pelo Arnaldo Jabor!

    ResponderExcluir