segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O Que É Isso Companheiro
(O Que É Isso Companheiro - 1997)
Drama - 105 min.


Direção: Bruno Barreto
Roteiro: Leopoldo Serran


Com: Alan Arkin, Fernanda Torres, Pedro Cardoso, Luiz Fernando Guimarães, Cláudia Abreu, Caio Junqueira, Mateus Natchergaele, Marco Ricca


Sinopse: Em 1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado em dezembro de 1968 o Ato Constitucional nº 5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luta armada, entrando na clandestinidade, e em 1969 militantes do MR-8 elaboram um plano para seqüestrar o embaixador dos Estados Unidos para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura.


Assim como a 2ª guerra mundial que é um tema que eu gosto, ditadura militar brasileira é outro tema excepcional!


Há alguns filmes nacionais que retratam bem isso, mas acredito que 2 são os principais, O Que é Isso Companheiro e Lamarca (Que logo terá sua resenha).


O filme é baseado no livro homônimo, escrito por Fernando Gabeira (Exatemente! Ele mesmo!) que foi ativista na ditadura, participando do MR-8 e ajudando no seqüestro do referido embaixador americano. O seqüestro foi praticamente um soco no estômago de Emílio Garrastazu Médici, que é considerado quase que por unanimidade o pior (no sentido de cruel) presidente da ditadura.



Assim a história se desenvolve muito bem contada, de longe o melhor longa feito por Bruno Barreto. Conta com um elenco de primeira. As atuações são ótimas! Pedro Cardoso que interpreta o próprio Fernando Gabeira está excelente. Outros pontos de destaque são Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres, sem contar o futuro vovô de Pequena Miss Sunshine Alan Arkin que é brilhante no papel do embaixador.


Uma coisa curiosa do cinema nacional é que a maioria das pessoas conhecem e classificam os atores como bons/ruins apenas pelas novelas, e não olham pro cinema nacional onde realmente percebe-se a capacidade do ator, falo isto por que não há como falar deste filme sem falar em Mateus Natchergaele e principalmente Caio Junqueira, este segundo que só teria seu talento reconhecido mais de 10 anos depois em Tropa de Elite como soldado Neto.


Este filme é realmente excelente, uma das melhores produções nacionais de todos os tempos, acredito ser melhor do que muitos filmes dessa nova onda de filmes nacionais. E pra quem gosta de história do Brasil então, é um prato cheio. Acredito que foi o filme com mais chances de ganhar um oscar, em 1998 concorreu a melhor filme estrangeiro e perdeu para o holandês Karakter que também é excelente.


Devido à participação de Alan Arkin, foi mais fácil para o filme percorrer o circuito internacional, onde recebeu o nome de Four Days in September, caso que não deixa de perder a identidade do filme, pois no filme são retratados os 4 dias do seqüestro, cujo dia em que o embaixador seria libertado ou morto era 7 de setembro!


Acredito que seja impossível alguém que não goste de cinema não tenha visto, ou sequer ouvido falar neste filme! Uma obra prima nacional!

Trecho de 10 Minutos do Filme :



Bruno Gonçalves
Estudante de Direito e Arauto do Caos

3 comentários:

  1. Assim como você, eu gosto muito desse filme. Especialmente do retrato histórico que ele faz, do elenco excelente. Uma das melhores obras feitas pelo Bruno Barreto. Pena que, depois, ele tenha perdido totalmente a mão.

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não vi esse filme. Eu sei que deveria, principalmente agora que é época de vestibular e filmes com essa temática sempre reforçam a teoria daquilo que vimos na escola.

    Sua resenha me incentivou a vê-lo, coisa que farei logo. O elenco também é interessante: Cláudia Abreu e Fernanda Torres são atrizes muito boas...
    Certamente vou ver. E tão logo que fizer, venho aqui dizer o que achei.

    (só espero que esse filme não seja uma novela, como muitos filmes brasileiros são)

    ResponderExcluir
  3. Sempre trabalho com esse filme em sala de aula e especificamente este ano dei uma atenção maior para ele visto que fizemos 40 anos do AI5, o Ato Institucional mais duro da Ditadura Militar no Brasil.
    Filme que merece especial atenção por abordar um fato verídico na nossa história, o seqüestro do embaixador Americano por um grupo de Guerrilha Urbana.
    Mais um destaque do filme é o fato de Pedro Cardoso encarnar o hoje escritor, jornalista e deputado federal Fernando Gabeira.
    Ótimo filme para quem quer saber mais sobre história do Brasil - Não deixem de ler o livro que também é extraordinária
    Parabéns pela postagem!

    Obs: vou dar uma sumidinha do blog ando muito cansada, assim que renovar minhas forças (rs) retorno

    Abraço para todos vocês!

    ResponderExcluir