segunda-feira, 2 de novembro de 2009


Coração Satânico (Angel Heart, 1987)

Direção: Alan Parker

Com: Mickey Rourke, Robert DeNiro, Lisa Bonet, Charlotte Rampling


Pode um homem não saber realmente quem é , e mais ainda não saber que foi ?


Essa é a pergunta que Alan Parker (diretor e roteirista) responde. A história de Harry Angel um detetive particular de Nova Iorque, que tem fobia de galinhas e ganha a vida resolvendo pequenos casos que envolvem principalmente divórcios, pagamento de dívidas e afins.


Até a chegada de Louis Cyphre um misterioso cliente que deseja que Harry encontra um famoso cantor pré-segunda guerra chamado Johnny Favourite. Segundo Louis ele tem uma dívida que não foi paga e após ter sofrido um trauma na guerra e ficado em um hospital sumiu misteriosamente.


Se você, caso ainda não tenha visto, acha que a história se resume a uma boa e velha “caçada ao desconhecido” no melhor estilo noir, está errado ... e também certo.


Alan Parker brinca com as convenções de gênero e apresenta um estudo da humanidade pelo viés da cobiça, maldade e religião.


Aos poucos somos apresentados ao mundo cinza e granulado (brilhante fotografia de Michael Seresin) de Harry Angel e a sordidez de sua investigação.


Mickey Rourke, no auge do seu sex appeal e de sua popularidade transcende o clichê do detetive noir, falido mas conquistador, e apesar de ecos de Humphrey Bogard serem vistos aqui e ali é a persona cinematográfica de Rourke que enche a tela. Na minha opinião, Rourke tem seu maior momento nas telas com esse filme.


Robert DeNiro é um ator fabuloso por diversos motivos, mas nesse filme em especial sua técnica e talento são visíveis na interpretação segura e sólida do misterioso Cyphre. Uma pena, de verdade, que DeNiro venha apresentando trabalhos cada vez mais fracos.


A investigação de Angel o leva a Nova Orleans, e desse ponto em diante apesar de podermos adivinhar o que estamos assistindo, ou melhor, adivinhar aonde a investigação nos levará, a jornada é sedutora e surpreendente em alguns momentos.


A narrativa tensa e entrecortada com flashes de um passado desconhecido de Harry nos deixam duvidar das intenções do diretor. Teria ele a obsessão por nos deixar loucos ? Teria ele a intenção de nos confundir ?


Aos leitores que não viram o filme, basta dizer que a jornada de Harry Angel em busca de sua própria fé e de respostas para seus vazios é sublime.


Revi esse filme a pouco tempo para escrever esse segundo Filmes Para Ver Antes de Morrer e ele ainda me impressiona, o que me surpreendeu já que não o considerava uma obra digna de figurar nessa lista.


Curioso notar ainda, que muita gente mais nova não viu esse filme, e o que ando percebendo (com enorme infelicidade) é que falta um pouco de vontade de conhecer um pouco mais de cinema e não somente ver as coisas que estão na frente de nossos narizes.


Esse é um dos casos em que a descoberta vale muito a pena. Vale a pena ver Mickey Rourke antes de destruir a sua carreira e perceber o quão talentoso esse cara é.


Vale a pena perceber como Alan Parker, mesmo nos momentos mais elípticos (que existem no filme) ainda mantém a segurança e a serenidade e não nos deixa perdidos em meio ao mistério crescente do filme


As respostas as elipses narrativas são mostradas homeopaticamente e de forma com que você consiga seguir as migalhas e formular as soluções.


As soluções do filme não são sensíveis e nem animadoras, mas poderosas.


 

5 comentários:

  1. Um dos meus filmes de suspense predileto. Lembro que quando assisti no cinema fiquei arrepiada (1987) e o filme gerou muita polêmica devido as suas cenas fortes, envolvendo candomblé. Filme é muito bom, trama bem elaborada. Conta ainda com uma das melhores atuações de Mickey Rourke ( aliás ele estava no auge da sua carreira) além da maravilhosa presença de Robert De Niro.
    Maravilhosa lembrança, amo este filme!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Júnia digo mais, acho o melhor filme de Mickey Rourke e dos melhores do DeNiro.

    Não sei se seria heresia minha dizer que é o ponto alto da carreira de Alan Parker, mas considero-o tão poderoso quanto Mississipi ou The Wall

    ResponderExcluir
  3. Grande Alexandre
    O Fotograma Digital está no Blogroll do DrFrame.
    E para acrescentar, acho que o termo "elipse narrativa" é o que eu buscava para descrever alguns filmes e não achava palavras. Propriamente, "Coração Satânico" cabe em cheio na descrição, também pelo próprio ritmo que o Parker impõe ao filme. A cena final do filme com o Harry em uma literal descida ao inferno é uma das coisas mais maravilhosas em termos de metáforas visuais que eu vi no cinema dos anos 80 - em termos de cinema, só coloco "Mississipi Burning" acima do Angel Heart na obra do Parker.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. O Alan Parker é um dos meus diretores favoritos e "Coração Satânico" é uma das obras dele que eu mais gosto, pela densidade, pelo clima de suspense e pela atuação do De Niro!

    ResponderExcluir
  5. Já vi este filme a um bom tempo e gostei muito do resultado. Acho a busca do Harry um tanto cansativa, mas é um filme repleto de momentos medonhos, especialmente a sequência de sexo com todo aquele banho de sangue. Mas é um filme obrigatório para a mais recente geração de cinéfilos, que de fato verão Mickey Rourke no auge.

    ResponderExcluir