Falo do genial e ainda hoje subestimado Dario Argento.
A obra de Argento é tecnicamente quase irrepreensível e criativamente única. Argento é um autor na concepção da palavra.
Em todas as suas obras, mesmo nos primeiros anos estão caracterizados sua genialidade estética, sua facilidade com a construção de roteiros intrincados (o que lhe valeu o apropriado apelido de Hitchcock italiano) e a facilidade com o tratamento da morte e do desconhecido.
Argento sempre apresenta alguns pontos convergentes em sua filmografia: o assassino misterioso e que se esconde, o uso do subjetivismo para mostrar a tensão e uma eventual perseguição, protagonistas acidentais e uma boa dose de sangue.
A receita é essa e o resultado quase sempre é satisfatório.
FILMOGRAFIA:
Pássaro das Plumas de Cristal, O (1970) (RESENHADO)
Gato de Nove Caldas, O (1971) (RESENHADO)
Quatro Moscas no Veludo Cinza (1971) (RESENHADO)
Cinco Dias em Milão, Os (1972)
Prelúdio Para Matar (1975) (RESENHADO)
Suspiria (1977) (RESENHADO)
Mansão do Inferno (1980) (RESENHADO)
Trevas (1982) (RESENHADO)
Phenomena (1985) (RESENHADO)
Terror na Ópera (1987) (RESENHADO)
Dois Olhos Satânicos (1990) (no segmento "The Black Cat") (RESENHADO)
Trauma (1993)
Síndrome de Stendhal, A (1996) (RESENHADO)
Um Vulto na Escuridão (aka Il Fantasma dell'Opera) (1998)
Slepless (2001) (RESENHADO)
Jogador de Cartas, O (2004)
Você Gosta de Hitchcock (2005) (RESENHADO)
O Retorno da Maldição - A Terceira Mãe: Mãe de Lágrimas (2007) (RESENHADO)
Giallo (2009) (RESENHADO)
Minha idéia é assistir a todos os filmes de Argento, embora saiba que alguns sejam bem complicados de se encontrar, os marcados "Resenhado" são os que a princípio entraram no especial. Também considerarei (embora não esteja na filmografia) os dois episódios dirigidos por ele para a série Masters of Horror.
Não gostei nem um pouco de Giallo, novo do Argento.
ResponderExcluirNinguém gostou, hehe, apesar de ser genial e tal.
ResponderExcluirGrande iniciativa Alexandre, vai ter minha audiência garantida. E considere os episódios sim, até porque Pelts e Jennifer são os dois melhores filmes dele na década.
Eu adorei Giallo.
ResponderExcluirJá Pelts eu achei bacana!
ResponderExcluirNão vi Jennifer.
Não conheço esse realizador, mas procurarei seus filmes para, além de conhecer mais um cineasta, poder opinar nos teus textos.
ResponderExcluirAbraço!
Giallo ainda vai demorar um tempãooo pra aparecer rsrsr.
ResponderExcluirQue beleza, mal posso esperar por este especial! Gosto muito do Argento e sempre discordei desse apelido "Hitchcock italiano". Argento é passional, operístico. Hitchcock é frio, mecânico.
ResponderExcluirCezar, quanto a expressão "Hitchcock" italiano, é só pela capacidade de ambos da criação do suspense e na facilidade que ambos tem para atingir seus objetivos.
ResponderExcluirFora isso, eles não tem nada a ver rsrsr.
ahahahaha
ResponderExcluirQue otimo, vou virar frequentador assíduo do blog. Dario Argento > all