domingo, 22 de novembro de 2009

História de Cinema : A Múmia

Quem nunca teve vontade de conhecer as pirâmides do Egito? Andar de camelo no deserto? Conhecer esse país culturalmente maravilhoso. É nesse gancho que vamos para mais uma história contada numa saga de três filmes!





Em 1999 Sphen Sommers (G.I. Joe / Van Hellsing) dirige o primeiro filme da saga A Múmia, onde nos leva ao misticismo e maravilhoso mundo da cultura egípcia.


No primeiro filme Evelyn (Rachel Weisz) e seu irmão Jonathan (John Hannah) contam com ajuda de Rick O'Connell para explorar uma escavação no Egito. Entretanto acabam despertando Imhotep (Arnold Veloso) que fora mumificado por ter assassinado o faraó, pois amava sua filha.




A partir daí a história se desenvolve com uma ótima fotografia, belas paisagens, atuações e efeitos visuais. Weisz tem uma atuação mediana, nada de destaque, enquanto Brendan Fraser no maior estilo de anti-herói rouba a cena com uma atuação ótima.


Mesmo com esse elenco relativamente fraco, o filme conseguiu faturar no total mais de 400 milhões, entrando entre as 100 maiores bilheterias da história.


Importante destacar que este filme foi baseado no mesmo roteiro de A Múmia de Karl Freund em 1932, sendo o único filme dirigido por Freund, que mais tarde seria diretor de fotografia de vários filmes, incluindo Metropolis e Sem Novidades no Front.




A Múmia não tem um final aberto, a história encerra por inteira, mas com o enorme sucesso que fez, com certeza teve rodada sua continuação!


Meados de 2001, novamente com Sommers no comando, chega à esperada continuação: O Retorno da Múmia.


Com o mesmo elenco, e agora em atuações fraquíssimas, o filme se perde na história e deixa de ser um filme de "aventura" e pende mais para o lado cômico.




Desta vez 10 se passaram entre os acontecimentos, quando Evelyn e O'Connell se deparam novamente com Imhotep que novamente foi ressuscitado, mas agora está em busca da imortalidade e fará qualquer coisa para que consiga. Sendo assim, vai à busca da ajuda do Escorpião Rei (Dwayne Johnson) para conseguir seu objetivo.


E mais uma vez Evelyn, Jonathan e O'Connell tem de impedi-lo, principalmente depois que Alex, filho de Evelyn e O'Connel, é seqüestrado por usar o bracelete de Anúbis, o qual indica onde fica o templo perdido onde repousa o Escorpião Rei.


Nesta jornada até os domínios do Escorpião Rei o filme se perde, com algumas coisas mal explicadas e cansativas. No final de tudo acontece a grande luta a 3, cada um com seu interesse, onde lógico o bem ganha, assim Imhotep e Escorpião Rei sendo derrotados.


Novamente o filme foi um sucesso e teve como arrecadação final a pequena quantia de 433 milhões de dólares arrecadados.


Uma curiosidade sobre esse filme é que Dwayne apenas interpretou o Escorpião Rei, sua voz foi dublada por nada menos do que Max Cavalera (Sepultura / Soulfly / Cavalera Conspiracy).


A história estava terminada de uma boa maneira, certamente seria relembrada com boas ressalvas, mas como nada é perfeito em 2008 chega a bomba: A Múmia: A Tumba do Imperador Dragão.


Rob Cohen (Triplo X / Velozes e Furiosos) fez o favor de afundar totalmente a história e estragar a série dos filmes com essa continuação totalmente desnecessária.


Muitos anos se passaram e Alex segue o caminho de aventuras como escavador até que um dia numa escavação na China encontra a tumba do imperador dragão. Quando seus pais, Evelyn agora interpretada por Maria Bello (Show Bar/Janela Secreta), vão visitá-lo acabam se deparando com um general chinês que ressuscita o imperador dragão




O imperador, por sua vez, quer trazer de volta a vida seu exército de 10 mil homens, para que possa "dominar o mundo". E neste enredo que a história segue tristemente.


Vendido principalmente pela participação de Jet Li, que interpreta o imperador, o filme é totalmente “viajado” e sem nexo. Com direito a monstros de neve muito mal feitos e que parecem o Abominável Homem das Neves dos Monstros S.A.


A única coisa que salva neste filme é a fotografia e as belas paisagens que ele nos proporciona, coisa que os 3 filmes têm de melhor!


A saga não é uma das melhores do cinema, mas com exceção do ultimo, os filmes são bons, garantem um ótimo entretenimento.


Vale lembrar, também, que esta história gerou 2 "spins off", o terrível filme O Escorpião Rei de 2002, e a série de desenho animado A Múmia que se passa no espaço de tempo entre o 2º e 3º filme.


E sabe qual é o pior de tudo? Especula-se a filmagem de um 4º filme, que chamaria "The Mummy: Rise of the Aztec", era só o que faltava né?!

Bruno Gonçalves
Estudante de Direito e Arauto do Caos

3 comentários:

  1. Gosto desses dois primeiros filmes, o melhor de múmia já feito! Entrete muito e tem umas cenas de ação/comédia legais.

    Grande cenas no deserto que até dá sede! Ainda não vi o terceiro, pois nunca me interessei ainda mais por saber que Weisz não está no elenco, como os outros! E ainda surge a possibilidade de uma quarta aventura? Acho que não, ou melhor espero que não, pois não fiquei sabendo do sucesso deste último!

    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. Concordo absolutamente com a sua opinião. O primeiro filme chama atenção e apresenta muitos pontos positivos. Ele até mesmo consegue manter um excelente clima de suspense!
    Conforme a série progrediu, a qualidade fez o processo inverso: retrocedeu. Fiquei muito decepcionado ao ver Maria Bello no lugar de Rachel Weizs e nem tenho palavras para expressar minha insatisfação com aquela história maluca do terceiro filme.
    Realmente ruim.

    ResponderExcluir
  3. Ja vi os dois primeiros e tenho 3º ainda por ver.
    Ja ouvi muitas coisas más sobre o 3º, vamos la ver se estarei de acordo :P
    Bjs

    ResponderExcluir