quarta-feira, 4 de novembro de 2009

História de Cinema: Hannibal Lecter

(Nota do editor: Nova sessão estreando no Fotograma. A sessão história de cinema vai analizar grandes sagas do cinema com um olhar crítico sem poupar elogios ou críticas.)


Uma das minhas histórias preferidas, podemos dizer que tornou-se até uma franquia, entretanto poderia ser melhor e não ter tantas continuações, que por sua vez, atrapalharam um pouco da mística e suspense do eterno Dr. Hannibal Lecter



Em 1991 chegava aos cinemas mundiais Silencio dos Inocentes (The Silence of the Lambs). Causou um “boom” com a sua inovação no gênero terror policial.



A historia que se baseia no livro homônimo, conta a “aventura” de Clarice Starling (Jodie Foster) investigando o perfil de um serial killer para ajudar o FBI encontra-lo, onde para desvendar os próximos passos do assassino pede ajuda ao perigosíssimo Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins).


O ex-psiquiatra, que odeia todos a sua volta, apesar de toda a segurança em volta de sua cela, nos primeiros momentos não aparenta ser tudo aquilo que se diz. No entanto com o passar do tempo, vemos um homem frio, sem medo, sombrio e principalmente com uma inteligência altamente assustadora, que nos dá certeza clara que é um psicopata.





Não suficiente, percebe-se um “amor platônico” criando-se entre Lecter e Starling, coisa que se aprofunda mais ainda após a memorável fuga de Lecter.


O filme aclamado pela crítica ganhou 5 dos 7 Oscar os quais concorreu: Melhor Filme, Melhor Ator (Anthony Hopkins), Melhor Atriz (Jodie Foster), Melhor Diretor (Jonathan Demme), Melhor Roteiro Adaptado.





Exatamente 10 anos depois em 2001, Ridley Scott traz ao mundo Hannibal, que arrecadou no primeiro fim de semana 100 milhões de dólares!!!


Talvez isso se deva a grande expectativa geral do público para saber o que aconteceu neste período de 10 anos após a fuga de Lecter. Acontece que o filme não é uma grande continuação. Esta adaptação ficou fraca, entretanto é no mínimo interessante.


Com algumas cenas chocantes, Lecter está vivendo tranquilamente na Itália quando um policial o identifica e tenta captura-lo


sozinho. Ao mesmo tempo aparece Mason Verger, um paciente que sobreviveu a um ataque de Hannibal e teve como resultado seu rosto deformado.


A partir deste ponto a historia se desenrola de forma confusa. Mason vai atrás de Starling para pedir ajuda para conseguir pegar o Dr. E finalmente conseguir sua vingança. Lecter que após se livrar da polícia italiana entra num jogo de gato e rato com Starling, até que consegue prende-la.


Mais uma vez volta ao clima frio e sombrio do Dr., trazendo mais atrocidades e situações inimagináveis. Também retorna o “amor” entre os 2, que culmina na cena mais chocante que é o beijo entre os dois. E novamente Dr. Lecter consegue fugir, dando fim a saga.


Dez anos depois, Hopkins não consegue repetir com maestria sua atuação, deixando um Hannibal um pouco mais humano, que não convence que não parece ser perigoso. E o ponto mais fraco é a falta de Jodie Foster, que não aceitou o papel na continuação e foi substituída pela média, à época, Julianne Moore.


A série poderia muito bem acabar por aqui que estaria ótimo, e assim, somente o tempo e os fãs poderiam dizer se foi ou não uma boa “franquia”.


Mas não suficiente, em 2002, o fraquíssimo diretor Brett Ratner (X Men III, Hora do Rush 1,2,3) traz para as telonas o remake Dragão Vermelho (Red Dragon). Aqui não tem Starling, somente Hannibal.


Novamente Hannibal ajuda a polícia a resolver um caso. Desta vez é o policial Will Graham (Edward Norton) que tenta prender Francis Dolarhyde (Ralph Fiennes). Minha teoria sobre esse filme, totalmente desnecessário, é de que pagaram muito dinheiro ao Anthony Hopkins para ele aceitar fazer, por que o filme é muito fraco.


Nesta trama Hannibal ajuda tanto o policial quanto o assassino. Por ser o começo da saga Hannibal consegue sentir a frieza e crueldade a flor da pele, entretanto não há nada que valha a pena neste filme.


Uma curiosidade que ele é um remake, pois em 1986 Michael Mann (Ultimo dos Moicanos, Ali, Fogo contra Fogo) dirigiu o Dragão Vermelho (Manhunter) original. Que seria a primeira aparição oficial de Hannibal Lecter. O filme não fez sucesso então caiu no esquecimento. Neste quem interpreta Will Graham é William Petersen (O Grissom do CSI!!!) enquanto o primeiro Hannibal foi interpretado por Brian Cox!



Em suma, os dois filmes são fracos.


Mas isso ainda não é o fim!


Recentemente em 2007 vem ao mundo Hannibal – A Origem do Mal (Hannibal Rising), quem comanda esta decepção é Peter Webber (Moça com Brinco de Pérola).


Interpretado por Gaspard Ulliel conta a infância/adolescencia de Hannibal, motra o real motivo de ter virado um monstro frio e cruel.


Após perder seus pais (Judeus) em um ataque nazista ao castelo onde morava, Hannibal foge com sua irmã pequena para uma cabana, que pouco tempo depois é encontrada por soldados alemães. Soldados estes que após um tempo ficam com fome devido ao longo tempo sem comer.


Ai começa o cainbalismo, pois eles matam e comem a irmãzinha pequena de Hannibal. Desde entõ Hannibal promete vingar a morte da irmã, e com o passar dos anos, já crescido vai em busca dos soldados que fizeram tal atrocidade.


Gaspard Ulliel se destaca, tem uma boa interpretação, mas o que estraga é o filme que é fraco e sem sal, não empolga.


Pra quem conhece ou deseja conhecer eta é a série com os 4 filmes com um dos maiores vilões da história do cinema!


Ordem de Lançamento: 1) Silencio dos Inocentes; 2) Hannibal; 3) Dragão Vermelho; 4) Hannibal - Origem do Mal


Ordem Cronológica da História: 1) Hannibal Origem do Mal; 2) Dragão Vermelho; 3) Silencio dos inocentes; 4) Hannibal


Bruno Gonçalves
Estudante de Direito e Arauto do Caos

4 comentários:

  1. Sabia desse sucesso de O Silêncio dos Inocentes, mas não fazia ideia do mega sucesso de Hannibal, 100 milhões de dólares no primeiro final de semana, incrível!!!

    Mas então sempre tive vontade de ver O Silêncio dos Inocentes, me lembro que a última vez que o vi na tv foi após a cerimônia do Oscar, mas não assisti! Mas agora fiquei com vontade, ainda mais para ver o quão bom esse filme deve ser para ter levado os melhores prêmios do Oscar! E também quero ver Hannibal, os últimos dois não! E com certeza a falta de Foster na continuação deve deixar um vazio na trama não?!

    Mas enfim, ótima dica e demais essa nova sessão, logo espero ver outras franquias que marcaram o cinema)!

    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. Ricardo - Não será somente franquias de sucesso rsrs Terá algumas franquias ruins! O Proximo texto tá quase pronto, e o seguinte já tenho a idéia, falta só escrever!

    ResponderExcluir
  3. Hannibal é um ícone do cinema. Logicamente que isso se deve à sua presença em O Silêncio dos Inocentes, pois os outros filmes, como bem explicado, ficaram aquém do primeiro lançado.
    Acredito que o filme se perdeu ao longo da franquia. Se o primeiro foi sensacional, com direito a Foster e Hopkins completamente inspirados, o segundo murchou em atuação (ainda que eu ache que, se muito bem dirigida, Julianne Moore conseguiria se equivaler a Jodie Foster), o terceiro é ruim e o quarto, com exceção de um ou outro bom momento, é tão chato quanto o terceiro.
    Dentre os melhores momentos da série, destaco as conversas entre Hannibal e Clarice em O Silêncio dos Inocentes, no qual ele pergunta a ela se ela ainda ouve o barulho dos cordeiros e, em Hannibal, quando ele e Clarice estão algemados e os dois se encaram, num jogo árduo de cumplicidade e desafio.

    Gostei bastante da ideia que vocês tiveram de criar perfis para as séries. E acho bom mesmo que não vejamos somente filmes bons; conhecer os ruins é tão importante quanto, assim temos noção de quais evitar.

    Parabéns pela resenha, Bruno.
    ;)

    ResponderExcluir
  4. boas...eu não concordo com o que foi dito em certos pontos...
    eu penso que todos s filmes que foram feitos em redor da historia do hannibal foram autênticas obras-primas.são filmes que valem a pena ver devido ao caracter psicologico de hannibal,e em qualquer dos filmes da sequela é mostrado que o ser humano esta ainda muito para alem do que se estudou ate agora, e que esta personagem é uma grande demosntração de inteligência e também de carisma.

    ResponderExcluir