quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Duplas: Robert Rodriguez & Quentin Tarantino



A parceria começou quando Tarantino gostou do desconhecido filme El Marichi, primeiro longa de Rodriguez. Com as “portas abertas” para Rodriguez para o mundo do cinema, começou ai uma parceria muito boa.




O primeiro foi o 2º filme da saga Mariachi, que virou A Balada do Pistoleiro (Desperado, 1995) que conta no elenco com Antonio Banderas e Salma Hayek que virariam figuras repetidas nos filmes de Rodriguez. Onde começa a se perceber algumas características do Rodriguez, como o exagero visual em algumas seqüências de ação.



No mesmo ano é lançado Grande Hotel (Four Rooms, 1995), que conta 4 histórias passadas dentro de um hotel. Cada história conta com uma direção, sendo de Tarantino / Rodriguez / Alexandre Rockwell / Allison Anders; estes dois últimos péssimos. O Filme é mediano, o ponto alto são as historias dirigidas pelo próprio Tarantino e Rodriguez, mas nada de surpreendente. Também conta com grande elenco: Salma Hayek, Marisa Tomei, Tim Roth, Antonio Banderas, Bruce Willis. Porém o filme é mediano, aconselhado apenas para quem realmente gosta do trabalho dos diretores.



No ano de 1996 viria o que para muitos (inclusive eu) é o melhor filme da parceria entre os dois. Um Drink no Inferno (From Dusk Till Dawn, 1996) é lançado. Aqui encontramos perfeitamente “a mão” dos dois juntos, mesmo o Tarantino penas atuando. Os longos diálogos e o exagero nas cenas de ação, closes, fotografia, roteiro, etc.
É perfeito o que os 2 conseguem fazer juntos. O elenco é um pouco limitado, a começar pelo limitado George Clooney, também conta com o próprio Tarantino, Salma Hayek (denovo!!!) e Juliette Lewis.



Após um hiato de alguns anos, enquanto Rodriguez lançaria o fraco Prova Final (The Faculty, 1998) e sua mina de ouro financeiramente com a série infantil: Pequenos Espiões, que nos elencos podemos encontrar, pra variar, Salma Hayek e Antonio Banderas.

Tarantino lançaria o primeiro Kill Bill. A volta desta parceria aconteceria em 2003, mas da forma mais contida, onde Rodriguez fez a trilha sonora de Kill Bill vol 2.

Rodriguez no mesmo ano lança Era Uma Vez no México (Once upon a time in Mexico, 2003) com o mesmo elenco de sempre.

Quatro anos depois lançam o projeto Grindhouse, onde homenageiam os filmes de terror que marcaram suas infâncias. No Brasil o projeto chegou “divido” como Planeta Terror (Planet Terror, 2007) do Rodriguez e A Prova de Morte (Death Proof, 2007). Os filmes são fracos, cheio de clichês, mas como havia dito é apenas uma homenagem aos filmes antigos. Vale apenas, novamente, para quem gosta do trabalho deles e principalmente para dar boas risadas.







Em 2005 sai a tão esperada adaptação dos HQ’s de Frank Miller, Sin City (Sin City, 2005) com Rodriguez comandando junto com o próprio Frank Miller. O filme é perfeito, quase que uma transcrição literal dos quadrinhos. Aqui notamos novamente os exageros de Rodriguez, mas nada que atrapalhe o filme. Com um elenco muito bom, o filme agradou. Tarantino foi convidado para dirigir uma cena. Ao assistir o filme fica obvio de saber qual a cena que foi dirigida. Diálogos, closes, humor negro e ironia, o bom e velho Tarantino.







No resumo da ópera, é uma das grandes parcerias feitas até hoje.

Agora nos resta esperar pelos seus próximos trabalhos, a adaptação de Os Jetsons e Bastardos Inglórios, bem como uma nova parceria agradaria a todos.

(NOTA DO EDITOR: O blog recebeu mais um selo, dessa vez do blog Cinema Para Todos.
Obrigado pela lembrança ! Porém como o selo do blog dourado já havia sido recebido anteriormente não posso [eu acho, se estiver errado me corrijam] repassar).



Bruno Gonçalves
Estudante de Direito e Arauto do Caos

10 comentários:

  1. Legal! A melhor cena de Um drink... é a dança da Salma;e de Sin City e de A Prova de Morte a da Rose, aliás, esposa e atriz recorrente do Rodriguez.

    ResponderExcluir
  2. Alexandre,

    sou apaixonada com Jack Lemmon, Marilyn e Billy wilder pode ser este o motivo de eu achar Quanto Mais Quente Melhor uma comédia tão especial...

    bjao

    ResponderExcluir
  3. Essa dupla aí tem minha admiração por eles quererem fazer algo diferente do que somos acostumados a ver. Esses são verdadeiros autores!

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto bastante da união desses dois diretores. A trilha sonora de Kill Bill é realmente muito boa.
    Desses filmes, vi o Planeta Terror, do qual gostei e vi os filmes Um Drink no Inferno, mas definitivamente preciso revê-los!

    Acredito que esse é bom tema para ser explorado lá no Literatura e Cinema... o/

    ResponderExcluir
  5. Um Drink no Inferno é um ótimo filme! Eu acho que a parceria entre eles é um pouco excêntrica, mas acho que na mão dos dois, existem muitas chances de um otimo filme ser feito, como foi Sin City. Acho que eles precisam apenas medir a formula exata entre as duas artes, e não ultrapassar, como Planeta Terror ou ficar aquém como Prova Final.


    Abraços e passa lá no Cinemótica!!

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de ambos os diretores, especialmente de Quentin Tarantino. Mas acredito que muitas dessas parcerias aconteceram de forma desastrosa. Detestei "Grande Hotel" (o único segmento que gostei foi o do Rodriguez, que é muito bem dirigido mesmo que tolinho) e o resultado de "Grindhouse" (que pude ver com os dois filmes juntos) esteve longe de atingir as expectativas que desenvolvi. Assim como você, Bruno, o melhor momento da dupla aconteceu mesmo em "Um Drink no Inferno". "Sin City" é uma obra-prima, mas a intromissão de Tarantino aqui é pequena.

    ResponderExcluir
  7. Felipe - Qualquer cena com a Salma é boa haha

    Kamila - Com certeza, o Tarantino come cinema no café da manhã rsrs Junto com as idéias do Rodriguez saem coisas, na maioria das vezes, fantásticas!

    Luis Adriano - Realmente são filmes ótimos, não são cansativos, entao dá pra assistir váris vezes sem enjoar!

    Marcelo Augusto - Sim, Sin City a participação é pequena, então nem fica muito chamativa. Não acho que Planeta Terror seja exagerado, pois é uma homenagem aos filmes antigos, sem história, com cenas absurdas! E Relmente Prova Final é ruim, mas todo diretor tem um filme fraco!

    Alex Gonçalves - Os 2 são maravilhosos, Grande Hotel é o ponto mais fraco da parceria. Mas se analisar separadamnte a filmografia de cada um, Grande Hotel é o mais fraco do Tarantino, do Rodriguez, com certeza, é o Prova Final.
    Quanto ao grindhouse eu adorei, principalmente pelo fato de ser totalmente exagerado, como se eles tivessem feito com carta branca pra fazer o que bem entenderem!

    Obrigdo a Todos!

    ResponderExcluir
  8. Esses dois caras são geniais! Juntos então, sai de baixo! Gostei do texto, só não concordo com a crítica ao Grindhouse. Esse projeto é de uma tremenda ousadia e presta uma fiel homenagem às produções B que fizeram relativo sucesso na década de 1970. Abraço!!!

    ResponderExcluir
  9. Bruno, acredita que eu adoro "Prova Final"? É verdade que foi um longa oportunista em sua época de exibição (Rodriguez se mostrou pouco original ao se deixar influenciar por todos aqueles padrões do cinema de terror adolescente), mas acho altamente divertido e tenso.

    ResponderExcluir
  10. Eu não consigo gostar de Prova Final! cho muito fraco, roteiro ruim, etc.. mas enfim, gosto é igual bunda haha
    Todo mundo tem um filme ruim que adora ;D

    ResponderExcluir