terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Oscar 2010 - Indicados e Comentários (Parte II - Categorias Técnicas)

Continuando, agora com as categorias técnicas



Avatar (Todd Cherniawsky, Kevin Ishioka e Kim Sinclair)
O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus (Dan Harmansen e Denis Schnegg)
Nine (Simon Lamont)
Sherlock Holmes (Niall Moroney)
The Young Victoria (Paul Inglis)

Comentários: Na Direção de Arte, a Academia optou por uma lista mais conservadora. Alguns filmes perfeitos artísticamente como Watchmen e Onde os Monstros Vivem foram esquecidos da lista por causa das bilheterias e teor atenuado dos filmes, imaginamos. Mas, para uma lista conservadora, até que está boa. Temos The Young Victoria, filme inglês de época, bem acabado e favorito para a Academia, viciada em produções de época. O outro forte candidato é Avatar, que tem uma direção de arte computadorizada e pouco humana. Gélida porém atraente. Parnassus é bonito visualmente e de certa forma, merecedor, mas é um filme com muitos efeitos e é de Terry Gilliam (o homem mais azarado do universo). Quando é computador do Cameron, a Academia gosta, mas quando não é gera um preconceito. Correndo por fora, temos o igualmente merecedor Sherlock Holmes, um blockbuster elegante e bem acabado. E, por último, o nosso favorito: Nine. Os elegantes anos 60 italianos foram retratados com humanidade e de forma quase obsessiva, o que salta os olhos no filme. Categoria bastante acirrada. 


Apostas do coração: Mundo Imaginário de Dr. Parnassus (Alexandre), Nine (Gabriel) e Nine (Joaquim)


Apostas da razão: Nine (Alexandre), Avatar (Gabriel) e Avatar (Joaquim)



Avatar (Mauro Fiore)
Harry Potter e o Enigma do Príncipe (Bruno Delbonnel)
Guerra ao Terror (Barry Ackroyd)
Bastardos Inglórios (Robert Richardson)
A Fita Branca (Christian Berger)

Comentários: Em Fotografia, a disputa está bastante acirrada. Avatar tem a sua contrução baseada toda na virtualidade e apesar de deslumbrante, pode perder pontos se a Academia se mantiver conservadora. Guerra ao Terror é muito bem feito e a fotografia explora bem o iraque, tem estilo, é moderna e bastante interessante. A Fita Branca é construída como uma coleção de quadros em p&b, todos gélidos e belíssimos. Conta com o fato da Academia gostar muito desse estilo de fotografia mais artística. Em Bastardos Inglórios, Robert Richardson foi extremamente feliz em misturar conceitos fotográficos atuais com aquele "clima" de filme de guerra. É o favorito de bastante gente. Já Harry Potter é zebra, um filme bonito mas nunca seria pra Oscar. O Gabriel sentiu falta de Inimigos Públicos na premiação e até premiaria o filme se fosse indicado. Mas, apesar desse pequeno "erro", a Academia optou bem. O favorito mesmo é Guerra ao Terror, com sua fotografia moderna.

Apostas do coração: Fita Branca (Alexandre), Bastardos Inglórios (Gabriel) e Guerra ao Terror (Joaquim)


Apostas da razão: Avatar (Alexandre), Avatar (Gabriel) e Guerra ao Terror (Joaquim)



Brilho de Uma Paixão (Janet Patterson)
Coco Antes de Chanel (Catherine Leterrier)
O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus (Monique Prudhomme)
Nine (Coleen Atwood)
The Young Victoria (Sandy Powell)

Comentários: Em Figurino, a lista é ridiculamente previsível. Temos Nine, favorito da maioria do Fotograma, que tem roupas meticulosamente bem feitas e elegantes. E bem fiéis a época. Coco Chanel também é clichê ser colocado, afinal o filme é de moda. Mas vendo assim até parece que a Academia não viu o filme, que tem pouco da elegância de Coco e muito da humanidade de Gabrielle. Por isso, roupas contidas e opacas. Correndo por fora, Parnassus. O filme do gênio Terry Gilliam é estranho e lindo, com figurinos circenses de uma simplicidade maravilhosa. Mas, a academia é conservadora e nunca daria para algo tão bizarro comercialmente. Brilho de uma Paixão também pode ganhar por ser um filme de época. Jane Campion fez um bonito trabalho com essas roupas. Já Young Victoria é o favorito por ser de época. E é só por isso mesmo, afinal, Parnassus e Nine impressionam mais.

Apostas do coração: Mundo Imaginário do Dr. Parnassus (Alexandre), Nine (Gabriel) e Nine (Joaquim)

Apostas da razão: Nine (Alexandre), Young Victoria (Gabriel) e Nine (Joaquim)



Avatar (James Cameron, John Refoua e Stephen E.Rivkin)
Distrito 9 (Julian Clarke)
Guerra ao Terror (Chris Innes e Bob Murawski
Bastardos Inglórios (
Preciosa - Uma História de Esperança

Comentários: Em Edição, uma das maiores competições. Avatar tem uma edição precisa, bonita e ágil. Mas, junto a Precious (que é comum e mediana demais), ele perde para as 3 estilosas edições de Bastardos Inglórios, Guerra ao Terror e Distrito 9. Bastardos, que mesmo se preocupando basicamente em usar a edição apenas para contar a história e ajudá-la, tem outros méritos, como os cortes para introduzir humor no filme e mais crueza nas cenas de violência. Já Distrito 9 acerta em cheio ao apostar na agilidade nas cenas de ação, o que ajuda a equilibrar o que foi filmado na tela. Guerra ao Terror também se distancia de Bastardos e tem seus cortes rápidos. Mas não como um blockbuster que não se preocupa em manter a câmera em foco por 7 segundos. Guerra usa os cortes em prol do realismo e da melhor visualização da ação do filme, que é filmada freneticamente. Merecedor, exatamente por revolucionar os próprios conceitos de montagem de ação e suspense. Categoria bem acirrada, apesar da pequena diferença entre Guerra, Distrito e o resto.


Apostas do coração: Guerra ao Terror (Alexandre), Guerra ao Terror (Gabriel) e Bastardos Inglórios (Joaquim)

Apostas da razão: Guerra ao Terror (Alexandre), Guerra ao Terror (Gabriel) e Guerra ao Terror (Joaquim)



Avatar (James Horner)
O Fantástico Sr. Raposo (Alexandre Desplat)
Guerra ao Terror (Marco Beltrami e Buck Sanders)
Sherlock Holmes (Hans Zimmer)
Up - Altas Aventuras (Michael Giacchino)

Comentários: Em trilha, os indicados era previsíveis. Michael Giacchino desponta como favorito pela linda e magistralmente conduzida trilha de Up, que deve levar até mesmo pelo Globo de Ouro já ganho. Guerra ao Terror também foi indicado, estranhamente, já que sua trilha é quase inexistente no filme. Uma surpresa da indicação foi Sherlock Holmes, com sua trilha inusitada e bem composta. Hans Zimmer fez um trabalho excelente mais uma vez, mas essa trilha é a mais estranha de todas já feitas pelo alemão. Tem poucas chances. O Fantástico Sr. Raposo tem uma trilha bem sucedida, no mesmo estilo dos outros filmes de Wes Anderson, o que é sinonimo de modernidade. Também corre por fora. E Avatar, talvez o unico que possa tirar de Up a vitória. James Horner já venceu um Oscar e sua trilha (mediana) foi ovacionada.

Apostas do coração: Up (Alexandre),Up (Gabriel) e Up (Joaquim)

Apostas da razão: Up (Alexandre), Up (Gabriel) e Up (Joaquim)



"Almost There" - A Princesa e o Sapo (Randy Newman)
"Down in New Orleans" - A Princesa e o Sapo (Randy Newman)
"Loin De Paname" - Paris 36 (Reinhardt Wagner e Frank Thomas)
"Take it All" - Nine (Maury Yeston)
"The Weary Kind" - Crazy Heart (Ryan Bingham e T-Bone Burnett)

Comentários: Na Categoria Canção, Crazy Heart manda. Muito difícil a linda canção perder para as outras concorrentes, que não são tão premiadas e competentes. A Princesa e o Sapo vai com duas canções, mantendo a tradição Disney de canções em filmes. Como a menos famosa vem Loin de Paname, do desconhecido filme Paris 36. E, tem Take it all, do musical Nine. Uma enorme surpresa, já que Cinema Italiano, a favorita do filme, foi esquecida. Nessa categoria, a disputa será desleal e previsível.

Apostas do coração: Weary Kind (Alexandre), Weary Kind (Gabriel) e Weary Kind (Joaquim)

Apostas da razão: Weary Kind (Alexandre), Weary Kind (Gabriel) e Weary Kind (Joaquim)



Avatar
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
Star Trek
Up - Altas Aventuras

Comentários: Na edição de Som, temos 5 filmes com reais chances de vitória. Guerra ao Terror tem o conceito de Guerra realista que é aprimorado pela precisa edição de som, que mantém muito bem a tensão exigida. Bastardos também é impecável nesse quesito, tornando o filme detalhista. Star Trek é talvez o melhor desses, pois explora cada ponto do som, como numa sequência de saída da nave, com 3 homens caindo. Impecável. Up também tem uma edição de som formidável, auxiliada pela perfeccionista trilha. Desde um pássaro gritando até o som da cadeira de Carl, a edição faz o papel muito bem. Mas acreditamos que Avatar seja o favorito desses pois ele identifica com qualidade cada som do planeta Pandora. É interessante notar que os sons são contínuos e mesmo assim não dá para perceber. Excelente. Aqui, será acirrado, talvez a mais acirrada das categorias técnicas.

Apostas do coração: Avatar (Alexandre), Star Trek (Gabriel), Bastardos Inglórios (Joaquim)

Apostas da razão: Avatar (Alexandre), Avatar (Gabriel), Avatar (Joaquim)

Melhor Mixagem de Som

Avatar
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
Star Trek
Transformers: A Vingança dos Derrotados

Comentários: Em Mixagem de Som, a disputa está imprevisível. Mas vale ressaltar: O que diabo é a tal da mixagem de som? Mixagem é o balanceamento de sons do filme, o que torna os barulhos dos filmes críveis e exaltados. Então, nessa categoria temos bons concorrentes. Guerra ao Terror é ótimo por ressaltar com grandeza os efeitos da guerra e seus sons. Alto e balanceado na medida certa. Avatar também é outro favorito, afinal, a imersão do filme só é mais completa por causa do equilibradíssimo e esmerado som. Bastardos talvez seja o mais difícil de ganhar, apesar de ter uma mixagem excelente. Um grande exemplo é a seqüência final, com a voz abafada de Shoshanna. Perfeito. Star Trek é como Avatar, bem bonito, mas abrange menos momentos geniais, o que dificulta, assim como Transformers 2, que é bem ensurdecedor. Ficará entre Avatar e Guerra mesmo.

Apostas do coração: Avatar (Alexandre) e Guerra ao Terror (Gabriel)

Apostas da razão: Avatar (Alexandre) e Avatar (Gabriel)


Avatar
Distrito 9
Star Trek

Coméntários: Em Efeitos especiais, não há muito o que falar. Os excelentes efeitos de Distrito 9 e Star Trek tem a ingrata tarefa de tirar de Avatar o Oscar, o que sinceramente é impossível. Aqui, a Weta Digital de Distrito 9 e Avatar trava uma batalha contra a ILM, de Star Trek. Apesar dos soberbos efeitos e iluminações de Star Trek, a Weta concebeu um mundo com James Cameron (apesar das iluminações de Avatar serem da ILM). "Se o Oscar sair das mãos alienígenas azuis, eu paro de criticar filmes pra sempre".(Gabriel)

Apostas do coração: Avatar (Alexandre), Avatar (Gabriel), Avatar (Joaquim)

Apostas da razão: Avatar (Alexandre), Avatar (Gabriel), Avatar (Joaquim)




Il Divo
Star Trek
The Young Victoria

Comentários: Em Melhor Maquiagem, a disputa também é bem desequilibrada. Enquanto Star Trek e Il Divo correm por fora, The Young Victoria leva uma grande vantagem por ser um drama de época. Geralmente, nesses filmes, a maquiagem é pesada e então, a Academia gosta, como em figurinos. Star Trek nada tem demais em maquiagem, apenas um ou outro ferimento bem feito ou as orelhas e feições de látex de coadjuvantes aliens. Em Il Divo, nada demais de maquiagem. Outra categoria previsível.

Apostas do coração: Star Trek (Alexandre), Star Trek (Gabriel) e Star Trek (Joaquim)

Apostas da razão: Star Trek (Alexandre), Young Victoria (Gabriel) e Star Trek (Joaquim)




Burma Vj
The Cove
Food Inc.
The Most Dangerous Man In America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers
Which Way Home

Comentários:  A categoria de Documentário desse ano apresenta quatro excelentes concorrentes e um que, poderia muito bem ceder vaga ao mega- cultuado "Anvil - A History of Anvil" , premiado em Sundance e inexplicavelmente esquecido pela Academia. Como imagino, que quase ninguém (incluindo a maioria de nós) conhece os indicados cabe aqui uma brevíssima sinopse sobre eles: Burma Vj, documentário dinamarques sobre protestos dos monges budistas em Burma em 2007; o favorito The Cove, sobre um grupo de radicais pelos direitos dos animais que expõe a matança de mais de 23 mil golfinhos em Taiji, Japão, ao mesmo tempo em que questionam o impacto que o término dessa atividade teria economicamente na cidade; Food Inc. que analisa o mercado e a indústria de alimentos nos Estados Unidos, com imagens chocantes de frangos gordos que não conseguem nem sequer andar, porcos sendo mortos, e mostra soluções como fazendas que vendem comida orgânica e ainda dá dicas para evitar a chamada (pelo doc.) comida ruim; The Most Dangerous Man In America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers , que fala desse cara: Daniel Ellsberg que decidiu em 1971 "jogar a m... no ventilador", levando a público documentos secretos que expunham as mentiras que 5 presidentes americanos vinham contando ao povo sobre a guerra do Vietnã e Which Way Home (o mais fraco deles) que mostra a jornada de crianças latinas que migram, ou tentam migrar, para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor. Desses o favorito é The Cove, que deve ser o vencedor.

Apostas do coração: The Most Dangerous Man In America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers (Alexandre) e Food Inc. (Gabriel)

Apostas da razão: The Cove (Alexandre) e The Cove (Gabriel)


Os demais indicados abaixo, requerem um conhecimento neófito de cinema, que nós ainda não atingimos, portanto apenas citamos as indicações.

Melhor Documentário Curta-Metragem

Province
The Last Campaign of Governos Booth Gardner
The Last Truck: Closing of a GM Plant
Music by Prudence
Rabbit à la Berlin

Melhor Animação Curta-Metragem

French Roast
Granny O´Grimn´s Sleeping Beauty
The Lady and the Reaper (La Dama e la Muerte)
Logorama
A Matter of Loaf and Death

Melhor Curta-Metragem

The Door
Instead of Abracadabra
Kavi
Miracle Fish
The New Tenants









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