terça-feira, 17 de agosto de 2010

Como Treinar seu Dragão
(How to Train Your Dragon, 2010)
Animação/Aventura - 98 min.

Direção: Dean DeBois e Chris Sanders
Roteiro: William Davies, Dean DuBois e Chris Sanders

Com as vozes de: Jay Baruchel, Gerard Butler, America Ferreira, Jonah Hill, Craig Ferguson e Christopher Mintz-Plasse


A Dreamworks tem como tradição, a criação de animações divertidas mas com pouco - ou nada - a dizer. Funciona como diversão escapista, tem animais falantes, referências mil no mundo pop, mas não se sustenta como grande cinema. É leve, um passatempo e nada mais.

Como Treinar seu Dragão é a antítese de tudo isso. Apesar de estampar Dreamworks na fuça é muito mais "casa do rato" do que qualquer outra coisa. A começar pela equipe responsável por trazer a vida essa história divertida, com boa ação e que ainda consegue ser emocionante, sem esbarrar na pieguice.

Chris Sanders é o roteirista de Mulan, um dos criadores da história de Bela e a Fera, Rei Leão e Aladdin e o diretor de Lilo & Stitch. Precisa mais. Dean DeBois também dirigiu Lilo & Stitch, e também foi um dos cabeças do roteiro de Mulan. Nota-se ai o dedo do "tio Walt" na história do filme de Soluço e seu dragão Banguela.


Soluço é o garoto viking desajustado, inadequado ao que o pensamento comum de sua aldeia deseja e espera de um guerreiro. Franzino, meio bobalhão e absolutamente deslocado em seu ambiente. Deseja ser um guerreiro mas não deveria ser, ou melhor, não pode ser. Por que sua natureza grita na sua orelha: você é diferente disso. Você é outra coisa. Não precisa seguir o rebanho.

É claro que isso não é fácil. Muitas pessoas passam a vida sem saber exatamente quem são e por onde devem caminhar, e o glorioso cinema já recontou essa história sobre "aceitar quem você é" zilhões de vezes.

Às vezes, no entanto, esse clichê ambulante funciona. No caso do filme da Dreamworks por exemplo. O garoto querendo provar que pode ser aquilo que não é - e que no fundo ainda não sabe que não quer - cria um dispositivo e acerta um famigerado dragão Fúria da Noite, considerado o mais terrível de todos os dragões. O que acontece é que o garoto acaba criando uma amizade com o bicho e passa a entendê-lo e por conseqüência a entender o comportamento de todas as outras espécies de dragão.


O que comem, o que não comem, o que temem, como podemos controlá-los, treiná-los, agradá-los e por que não amá-los. Durante essa descoberta ele questiona o livro dos Dragões, uma mistura de livro de RPG com a literatura de JK Rowling que indica os diferentes tipos e características dos dragões. Todos descritos como feras violentas e que precisam ser mortas.

Ao conviver com o Banguela ele percebe que a história não funciona bem assim. Existe algo a mais em cada dragão e em especial no que faz amizade com ele.
Banguela é uma mistura de diversos animais domésticos. Tem postura de cachorro, se move como um gato e pode ser montado como um cavalo. E influenciado pela Disney, lembra muito Stitch em seu visual. A Disney old school ainda é referenciada num passeio a dois em cima de um dragão que é quase igual ao passeio de tapete em Aladdin, mas que é ajudado pela beleza do filme.


Tudo é muito bem construído e apesar dos personagens serem cartunescos, ainda sim tem excelente trabalho de expressões faciais e na composição das vozes. Jay Baruchel faz a voz de Soluço, e lembra uma mistura de Kiefer Sutherland com gripe forte e Jack Black com sono, o que é uma boa composição para o "nerd" viking. Gerard Butler, usando todo seu forte sotaque escocês vive o pai do garoto, Stoick, e mistura um bêbado escocês com o rei Leônidas de 300, resultado num arquétipo de "macho". O filme ainda conta com as vozes de America Ferreira (a Ugly Betty americana), Jonah Hill (o "gordinho" de Superbad) e Christopher Mintz-Plasse (o eterno McLovin).

A Dreamworks acerta ainda no seu magnífico trabalho visual que faz de Como Treinar seu Dragão, o mais belo dos trabalhos do estúdio. Detalhes como as folhas na floresta, o lago que é parte fundamental da narrativa e mesmo efeitos de fogo ou pedras sendo esmagadas, também estão no mais alto nível.

Uma excelente surpresa vinda da Dreamworks, que agora pode ser definida como uma empresa que - às vezes - também quer contar uma boa história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário