quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010


Música Popular vs Música Erudita

Quando o assunto é música, as pessoas sempre citam seus artistas e canções favoritas. Desde a cantora mais recente nas paradas de sucesso, até aquela velha lenda do rock, todos que se consideram fãs de algum artista, estão prontos para cantar – e às vezes, tocar – as músicas mais famosas dos seus ídolos.

O curioso nisso é que estas pessoas sempre comentam – e muitas vezes partilham - os estilos musicais destes ídolos também. Em uma roda de pessoas que acabaram de se conhecer é comum que cada um goste de um gênero diferente: pop, rock, MPB, jazz, sertanejo, samba, entre outros que podem variar no que hoje conhecemos por Música Popular.

Segundo alguns dicionários especializados em música, a “Música Popular” é um nome dado ao conjunto de gêneros musicais acessíveis ao público em geral. Acaba se diferenciando da música folclórica (também conhecida como “Folk”), por ser uma música comercializada, à medida que a música Folk é passada ao longo das gerações.

A Música Popular se difere mais ainda da Música Clássica (Erudita), por ter um foco no intérprete, na performance deste e destinada a uma camada social específica. A erudição é uma instrução vasta e variada, que se adquire basicamente com leitura e estudo. Por isso, o termo Música “Clássica” às vezes é empregado de forma errônea, por se tratar apenas da música do período Clássico (1750 – 1820).

Mas afinal, o que isso teria a ver com um primeiro post sobre Trilha Sonora?

Antes de dar esta explicação, me apresento. Meu nome é Flavio, sou músico, professor de teclado e piano e estudante do último semestre do curso de Produção Musical na Anhembi Morumbi. Também sou tecladista da banda de Heavy Metal, Eyes of Gaya. Fui convidado a postar neste blog sobre as minhas reflexões entre música e cinema, fazendo um paralelo entre alguns elementos da história da música, da teoria musical e o cinema.

Aproveito este primeiro artigo, para fazer uma explicação básica entre as diferenças da Música Popular e a Música Erudita. Alguns podem dizer que é uma diferença óbvia, uma vez que a música erudita é orquestral, e a popular não (o que seria um equívoco, pois um concerto de piano solo, por exemplo, pode ser erudito e não é orquestral). Outros ainda diriam que a música popular é de qualidade inferior, o que a meu ver é uma opinião preconceituosa, uma vez que também existem gêneros complexos na música popular, como o Jazz, este que ainda tem um próprio tipo de orquestra, como as conhecidas “Big Bands”.


Esta divisão entre Erudito e Popular é também muito mais histórica do que propriamente musical. É importantíssimo lembrar, que Bach, Mozart, e tantos outros compositores, faziam um tipo específico de música dentro da sua época, onde eles tinham sua tradição, estética e cultura totalmente diferentes da que temos hoje. A partir do século XIX, compositores como George Gershwin, Heitor Villa-Lobos e Claude Debussy faziam música dentro da tradição erudita européia, mas com uma influência cada vez mais aparente na música “popular”, buscando fontes de inspiração em outros países e culturas, inclusive no folclore.
 
Heitor Villa-Lobos (1887-1959), maior expoente da música do Modernismo no Brasil, compondo obras nacionalistas que incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas, junto com a música Erudita.
 

Não é porque a música utiliza orquestras com naipes de corda e sopros, que é então música erudita. Tom Jobim cantando Bossa Nova, ou bandas como Kiss e Metallica, fazendo shows com uma orquestra ao fundo não os transforma em música erudita, só por terem uma sonoridade erudita.

O mesmo acontece com as trilhas sonoras, principalmente de filmes. A música executada é inteira orquestral, com todos os instrumentos de uma orquestra sinfônica moderna, mas nem por isso ela é necessariamente erudita. O que é tocado é música popular, porém com a mesma instrumentação, desde as orquestras do período Clássico, até os dias de hoje.



É importante ter estas diferenças em mente, pois outras postagens mais específicas, sobre música Erudita, Popular, sonorização, aspectos técnicos de uma produção de trilha sonora serão criadas, além de resenhas direcionadas a trilhas específicas de filmes “calouros” e “veteranos”.




(Nota do Editor: Damos as boas vindas ao mais novo Fotograma. O Flavio já se apresentou acima, então basta dizer que ele vai estar aqui toda a semana [a não ser que aconteça um imprevisto ou algo de fora do comum] a principio as quartas feiras, dividindo seu conhecimento sobre música e trilhas sonoras. Gostou do Flavio e ficou curioso pra ouvir o trabalho dele: www.myspace.com/eyesofgaya).

Essa é a primeira mudança de equipe do ano de 2010, e em breve teremos mais novidades.

Outra coisa, gostaram das novas "frescuragens" do blog ? A nova classificação de notas, os banners de sessões ?
Qualquer coisa comentem por aqui.

4 comentários:

  1. Honestamente, gostei do que li aqui. Principalmente porque o cinema não é apenas uma linguagem focada na imagem, mas também no que é dito e no que é ouvido (em relação à trilha sonora). Compreender a diferença entre a música erudita e a música popular é um bom começo para os entendimentos futuros.
    Eu honestamente gostei muito dessa nova seção e principalmente da maneira clara e explicativa que o Flávio usou. Será um prazer ler os seus textos.
    ;D

    ResponderExcluir
  2. Muito bom e elucidativo esse primeiro texto do Flavio...

    Foi uma abordagem interessante, que pode auxiliar bastante no conhecimento e entendimento das diferenças entre a musica popular e erudita, que aliás, são dois termos que geram muita confusão.

    Achei muito bacana esse novo tema no blog,
    Teoria musical e cinema dá um jogo legal....

    Dois assuntos muito ricos,
    e não faltarão temas, estilos, trilhas e artistas envolvidos com a composição de musica prá cinema...

    Sucesso ao Flavio e ao blog...

    Abraço a todos!!!!
    = = =

    ResponderExcluir
  3. Nossa idéia foi exatamente essa. Expandir o blog, a partir de um assunto que todos os que gostam de cinema apreciam (trilhas sonoras) e escrito por alguém com conhecimento de causa.

    Foi fundamental esse primeiro texto, definindo as "bases" da coluna online.

    Aguardem os novos textos do Flávio (as quartas) e as novidades do blog.

    Grato a vocês pelos pageviews, e comentários.

    ResponderExcluir
  4. parabens pelo blog...
    Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
    é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

    ResponderExcluir