segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Você Gosta de Hitchcock - Especial Argento


Você Gosta de Hitchcock foi o primeiro, e até então único, filme de Argento feito direto para a TV. Conta a história de Giulio um rapaz que em sua infância “viu o que não devia”, o que estimulou seu vício voyeurístico.



Sacha , uma deliciosa morena é sua vizinha e Giulio tem como fetiche observar a vizinha com seu binóculo. A vizinha por sua vez, é daquelas que só existem em filmes, super ousada e desinibida.





Giulio é estudante de cinema e tem uma namorada, ou seja, é um cara normal. Porém, em suas observadas repara que Sacha e sua mãe não se entendem. Giulio freqüenta uma locadora , administrada por Andrea, um cara descolado que logo faz amizade com o “nosso herói”.


Um dia, uma bela loira entra na locadora e acidentalmente disputa a locação do mesmo filme com Sacha, nascendo dali uma amizade.


A mãe de Sacha é morta e Giulio fica obcecado pela idéia de que algo está errado, ou fora de lugar.


O leitor me pergunta então ... e porque o filme se chama Você Gosta de Hitchcock ?





Porque Argento costura a história como uma enorme colcha de retalhos de grandes filmes do diretor inglês, como uma homenagem a uma de suas influências mais claras.


O rapaz voyeur se identifica imediatamente a Janela Indiscreta e as duas moças disputam Pacto Sinistro só pra começar. Giulio desconfia na verdade, que as duas mulheres armam um plano baseando-se nesse filme e o rapaz passa a investigar por conta própria.


Argento aqui apesar dos recursos visivelmente inferiores a suas produções cinematográficas, ainda consegue alguns bons momentos, mas conta uma história com inúmeros buracos e que apresenta um “rombo” (e não somente um buraco) ao apresentar uma parte do desfecho. O diretor simplesmente não explica a motivação de um dos personagens e indica que a ação ocorre também baseado em outro filme do mestre inglês, o que se encaixa na proposta do filme, mas que não é dito nem referenciado durante a história (simplesmente surge como verdade absoluta).





Como não existem grandes momentos visuais típicos do diretor,e a história parece servir apenas para as referências a Hitchcock, considero esse um Argento anêmico e sem nenhum brilho.


COTAÇÃO GIALLO: 2/5

Hitchcock em Imagens:








Um comentário:

  1. A ideia do filme parece ser mesmo legal e pelo que vocês comentaram aqui rende alguns bons momentos. Acredito que seja mesmo mais interessante pelas várias alusões às obras de Hitchcock e ao realizador, de um modo geral.
    Provavelmente não encontraria aqui pela cidade, mas parece mesmo ser legal.

    ResponderExcluir