terça-feira, 10 de janeiro de 2012


A ELEIÇÃO

Uma vez que vocês viram as nossas listas individuais, fica mais fácil entender quais foram considerados pelo nosso júri, os melhores filmes lançados no país em 2011. Em uma votação simples, que atribuiu pontos aos filmes de acordo com sua posição nas listas de cada votante, chegamos a lista de 10 dos melhores lançamentos do ano que passou. Junto com pequenos comentários que defendem a ideia do porque estes filmes merecem figurar na lista de melhores, estão as críticas publicadas sobre os filmes (quando existirem) que podem - ou não - concordar com a inclusão dos mesmos na listinha. Afinal, toda lista é polêmica, e no cinema as verdades absolutas não existem. Divirtam-se!

10 - Contágio 
(Contagion, 2011)
dir: Steven Soderbergh

"Um dos últimos projetos do profílico Steven Soderbergh antes de sua anunciada aposentadoria, Contágio representou para os filmes apocalípticos de infecção viral o que Traffic, do mesmo diretor, representou pros panoramas de drogas. O elenco estelar, em um ótimo momento, se aliou ao roteiro perfeito de Scott Z. Burns e á direção inventiva do criativo Soderbergh para criar um dos melhores filmes do ano, surpreendente e realista até as últimas consequências. Interessante, mais que tudo, por não se limitar ao pós-apocalíptico e dar os holofotes para o "pré" e o "durante".

Leia nossa crítica aqui

9 - Bravura Indômita 
(True Grit, 2010)
dir: Joel e Ethan Coen

"As geniais obras de faroeste, estavam considerados quase extintos até o renascimento com este filme genial, que destacou uma grande aposta futura, a jovem Hailee Steinfeld. Uma surpresa e tanto para os que estavam desacreditados com o "Bang-Bang", quanto para aqueles que julgavam não gostar do estilo".

Leia nossa crítica aqui

8 - Cisne Negro 
(Black Swan, 2010)
dir: Darren Aronofsky

"Quem acompanha o Fotograma sabe que em nossa votação de 2010, abrimos uma exceção a esse monumental trabalho e o incluímos em nossa lista, fazendo dele "inelegível" para 2011. Porém, contando com convidados e com a força do filme, resolvemos ignorar nossas próprias regras e nos rendermos novamente ao desbunde visual, sonoro, interpretativo e sombrio dessa pérola chamada Cisne Negro"

Leia nossa crítica aqui

7 - Incêndios 
(Incendies, 2010)
dir: Denis Villeneuve

"o drama FENOMENAL retrata, além dos conflitos religioso-territoriais da região da Palestina, suas consequências na vida e psicológico de uma "ativista" e ex-prisioneira. É um filme essencial para qualquer ser-humano que julgue gostar de cinema, o definitivo "soco no estômago" de 2011".

Leia nossa crítica aqui

6 - Super 8 
(Super 8, 2011)
dir: J.J. Abrams

"O belo trabalho de J. J. Abrams, uma aventura inesquecível, ocupa seu lugar no panteão dos melhores do ano com toda justiça. Dizer que o sci-fi de gênero criado por Abrams é uma homenagem ao cinema oitentista de Steven Spielberg, apesar de óbvio, seria estreito. Desde a paixão das crianças pelo cinema até o curta durante os créditos, o que move Super 8 é a homenagem ao cinema. Uma digna ode a essa lindíssima arte"

Leia nossa crítica aqui

5 - X-Men: Primeira Classe 
(X-Men: First Class, 2011)
dir: Matthew Vaughn

"Sem dúvida o blockbuster mais surpreendente do ano, o prequel de X-Men vagava nas mentes dos cinéfilos como um trabalho questionável. Os péssimos cartazes, as fotos fracas e um primeiro trailer genérico acabaram diminuindo a expectativa (o que só ajudou o filme). O que Matthew Vaughn, vindo do espetacular Kick-Ass, nos apresentou foi uma aventura de qualidade, com um visual incrível e uma atmosfera sessentista de Guerra Fria que só se igualava em qualidade com os debates ideológicos da produção, capitaneada pelas atuações magistrais de Michael Fassbender e James McAvoy".

Leia nossa crítica aqui


4 - A Pele que Habito 
(La Piel que Habito, 2011)
dir: Pedro Almodóvar

"Pedro Almodóvar, depois do revés causado pelos problemas de criatividade que vitimaram Abraços Partidos, volta em grande estilo com esse interessante ensaio da loucura vestido de filme de terror. Os elementos do horror utilizados em A Pele que Habito acabam levando a narrativa para caminhos cada vez mais interessantes. E o que dizer da bizarra reviravolta, que fecha a trama não linear de forma brilhante? Uma excelente volta de um mestre do Cinema, que ousa ao usar o terror como ferramenta de exploração da psique humana". 

Leia nossa crítica aqui

3 - Melancolia 
(Melancholia, 2011)
dir: Lars von Trier

"Uma das melhores obras do ambicioso Lars von Trier, este filme não poderia ter outro nome senão a de uma disfunção emocional que pode ou não destruir uma vida - ou, neste caso, um planeta inteiro. Uma produção extremamente metafórica e magistral".

Leia nossa crítica aqui

2 - Meia-Noite em Paris 
(Midnight in Paris, 2011)
dir: Woody Allen

"O Formidável filme de Woody Allen foi a volta do diretor ás comédias de qualidade. Porém, mais que isso, foi um belo manifesto moderno sobre o conceito anacrônico de amor ao tempo, ao tempo em que não se vive. Admirar os tempos passados, afinal, atingiu o escritor Gil Pender de Owen Wilson como atinge a todos nós, humanos. Profundamente belo, engraçado e poético de uma forma humanista, Allen mostrou para todos como se faz um drama leve para reverenciar a capacidade de admiração da arte".

Leia nossa crítica aqui

1 - Árvore da Vida 
(Tree of Life, 2011)
dir: Terrence Malick

"Nenhuma surpresa na eleição do melhor filme do ano segundo o Fotograma. Mais do que uma obra complexa e difícil, Árvore da Vida é um desbunde sensorial, diferente de quase tudo que povoa o cinema nos últimos anos e uma profunda reflexão sobre a vida, o universo, a fé e o amor. Uma legítima obra de arte"

Leia nossa crítica aqui

Textos por Alexandre Landucci, Gabriel Papaléo e Teeh Schwarz (obrigado pela ajuda)

Um comentário: