domingo, 29 de novembro de 2009

Pássaro das Plumas de Cristal - Especial Dario Argento




Em 1970, Dario Argento faz sua estréia como diretor em um belíssimo suspense policial que sedimentaria as principais características de sua filmografia e apresentaria suas primeiras mostras de genialidade.







A trama fala de Sam Dalmas um escritor que sofrendo de um bloqueio criativo viaja até a Itália para tentar resolvê-lo. Acidentalmente ele presencia uma briga entre um homem e uma mulher em uma galeria de arte, a mulher é apunhalada e preso entre duas portas de vidro, Sam não consegue ajudá-la. A mulher sobrevive e tomado pela curiosidade e pela sensação de que viu alguma coisa durante o ataque decide investigar o misterioso atacante.

 Com essa premissa e as “regras” estabelecidas por outro monstro do cinema italiano Mario Bava, Argento não só estreou no cinema como aperfeiçoou a perfeição a fórmula dos giallos (que refere-se aos filmes de mistério/suspense/terror feitos na Itália). 





Pássaro apresenta as principais marcas registradas de Argento como diretor e apesar de não ser perfeito em sua totalidade convence em suas visões do mistério e da sempre constante presença do macabro e do surreal.


Notem a cena em que Sam Dalmas (o regular Tony Musante) entra por uma porta e caminha por um imenso corredor escuro. Argento é um artista, e como tal, apresenta as imagens como pinturas.





Os assassinos de Argento sempre nos fazem crer que eles são mais do que simplesmente humanos. Sempre percebe-se uma intenção em transformá-los em representações da maldade.





Nesse primeiro filme Dario, ainda não emprega as substanciais imagens surrealistas de sonho, ou de transtornos mais elaborados nos matadores.

Traduzo o filme como um grande esboço, um ensaio geral que apresenta os principais predicados do cineasta, mas que ainda peca em especial na escalação dos atores que são em geral bastante fracos.


O Pássaro em Imagens:

























COTAÇÃO GIALLO: 4/5
Alexandre Landucci
Editor Chefe, Radialista, Escritor e Roteirista

5 comentários:

  1. Que visionário!

    Não conhecia , ótima dica pra mim!

    ResponderExcluir
  2. Eis o tal pássaro com pluma de cristal...
    shisahiJOASJOSAJOASJOhisahisaihsa

    A história parece ser interessante e eu certamente vou vê-la tão logo que puder. Gosto de filmes policiais que envolvem muito suspense e assassinatos (ou quase assassinatos).
    Uma boa dica, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  3. Filmão mesmo! E Tarantino viria a homenagear com Death Proof, na cena da câmera fotógráfica.

    ResponderExcluir
  4. alguem pode me dizer se o audio original desse filme eh em italiano ou em ingles?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, geralmente os filme do Argento eram feitos com áudio em inglês. Porém, eles eram dublados em italiano.

    Exemplo: Pássaros eu vi todinho em inglês. Prelúdio Para Matar eu vi mezzo italiano mezzo inglês.

    ResponderExcluir