terça-feira, 3 de novembro de 2009

Katyn
(Ktyn, 2007)
118 min. - Guerra

Direção: Andrzej Wajda

Roteiro: Przemyslaw Nowakowski, Wladyslaw Pasiloski e Andrzej Wajda

Com: Artur Zmijewski, Maja Ostaszewska, Andrzej Chyra



Sinopse: Em 1939, após a invasão da Polônia pelos nazistas, tropas russas ocupam o leste do país. Milhares de oficiais poloneses são mantidos sob custódia e enviados a campos de concentração. Entre eles está Andrzej, que se recusa a fugir com sua esposa Anna, para honrar seu compromisso com o exército. Assim como inúmeras outras mulheres, Anna aguarda ansiosamente o retorno do marido e recebe com total descrença as evidências de que ele tenha sido assassinado. Até que, em 1943, são descobertas grandes covas coletivas na floresta de Katyn.


Confesso que a única coisa que me chateia nesses filmes com atores desconhecidos é o cansaço mental depois de assistir, principalmente em filme de guerra, onde TODO mundo é parecido.


Coitada da Polônia na 2ª Guerra, se fodeu literalmente na 2ª Guerra, de um lado fronteira com Alemanha, de outro a extinta União Soviética. E é no meio deste fogo cruzado que a historia se desenvolve.


O filme foca 3 vertentes, caso em que podemos dividir o filme em 3 partes: 1) A própria guerra se desenvolvendo dentro da Polônia com a invasão alemã e russa, esta segunda que aprisiona os oficiais do exército polonês. 2) A angústia dos familiares poloneses em saber o que está acontecendo com seu país e principalmente sobre obter noticia dos oficiais presos. 3) Polônia pós-guerra.


A partir desse ponto podemos compreender melhor o filme, que conta com boas interpretações, que nos fazem sentir empatia e confusão perante a situação. Geralmente quem “está de fora” consegue entender melhor a situação, entretanto também fica-se confuso ao ver o filme, o que faz pensar: Imagine então quem vivenciou aquela realidade.


Um fator que enobrece o filme são as caracterização dos povos, onde têm 3 línguas predominantes no filme: Os Poloneses falam polonês, Russos falam russo e Alemães falam alemão, coisa que deixa o filme mais real e principalmente faz prestar atenção.


Para quem gosta do tema 2ª Guerra, esse filme é imprescindível. Alerto que quem tem estomago fraco não assista, principalmente pelas cenas referentes ao massacre, pois inteligentemente na maioria das cenas são utilizados os arquivos jornalísticos da época, imagens realmente fortes.


Outro ponto a destacar-se é de como a propaganda à época teve importância enorme para a lavagem cerebral das pessoas que estavam abaladas (propaganda que é uma arma crucial e utilizada principalmente pela Alemanha, mas este tema já é outra história.), tendo em vista que o massacre foi realizado pelos russos contra os poloneses, que nem se quer estavam na guerra, porém fora divulgado que o massacre foi realizado pelo exército alemão, que posteriormente perderia a guerra, ou seja, imagine a cabeça do povo.


Os familiares dos oficiais poloneses, bem como os oficiais que não foram mortos, sabem da verdade, mas como a Rússia faz parte do time que ganhou a guerra, eles são os mocinhos, desde logo, incapazes de cometer uma atrocidade dessas (segundo o resto da população oprimida pela guerra).


É foda. E é neste clima pesado, frio e confuso que a trama faz valer a pena. Assista, se não entender assista novamente. Até ficar claro que nem sempre os mocinhos são 100% bondade.

TRAILER:
Bruno Gonçalves
Estudante de Direito e Arauto do Caos

4 comentários:

  1. Não conheço este, boa dica!

    Abraço!

    Ps, por que sumiu do Apimentário?

    ResponderExcluir
  2. Olha que interessante, estou com esse filme aqui para assistir, apenas ainda não tive tempo, após ler seu texto deu mais vontade de ver.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruno,
    então mais um filme com cenário sobre a 2ª Guerra Mundial! Mas como todos os outros, possui algo que os difere: o ponto de vista! Não sei se assistiria a esse filme devido a parte do conselho sobre quem tem estômago fraco, eu!Mas confesso que alguns como O Pianista, são ótimos!

    Mas depois da sua resenha fiquei até com uma ponta de curiosidade por esse filme, mas só não seguiria seu conselho de se não entender, assistir novamente!
    Agora você não concorda comigo e com muitos que esse tema II Grande Guerra ainda vai dar história para contar?

    E concluindo, você está certíssimo quando menciona que nesses filmes sempre vem aquela pergunta e sensação de imaginar quem, infelizmente, vivenciou aquela realidade!

    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  4. Podem até dizer que filmes sobre II Guerra ja saturaram, mas eu ADOOOOOOOOOOOOOORO, vou aproveitar a dica para assistir e volto para comentar.
    Pelo Trailer e resenha achei interessante

    abraços!

    ResponderExcluir