quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Chemical Wedding
(Chemical Wedding, 2008)
Thriller/Terror - 106 min.

Diretor: Julian Doyle
Roteiro: Bruce Dickinson e Julian Doyle

Com: Simon Callow, Kal Weber e Lucy Cudden

Lançado em 2008, esse filme com certeza os fãs de Heavy Metal já ouviram falar e com certeza despertou muito interesse nos mesmos.
Dirigido por Julian Doyle e escrito pelo legendário THE Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, Chemical Wedding na Europa ou Crowley nos EUA é um filme inspirado no famoso e controverso ocultista Aleister Crowley, que inspirou muita gente, principalmente no meio do rock and roll, como o próprio Bruce além dos Beatles, Black Sabbath, Ministry, Ian Gillan, Marilyn Manson, Raul Seixas e Jimmy Page, que até comprou sua mansão perto do Lago Ness. Curioso que essa é provavelmente a primeira vez que Crowley é interpretado nas telas do cinema.

Estrelando Simon Callow como o professor Oliver Haddo, Kal Webber como o Dr. Joshua Mathers, Jud Charlton como o assistente Victor Nurberg, Lucy Cuden como a ruiva universitária Lia Robinson, John Sharpnel como o próprio Crowley que aparece no início do filme e tem até uma participação do Bruce Dickinson no filme, vamos ver se vocês descobrem em que parte ele aparece....


A trama é completamente maluca e complicada, mas vou tentar explicar. A história começa em 1947 mostrando os últimos minutos de vida de Aleister Crowley, que conversa com dois garotos sobre um ritual mágico envolvendo a sexualidade. Depois a trama avança alguns anos, a história é dividida em 4 dias. No primeiro dia é mostrado uma grande universidade britânica onde leciona o tímido professor universitário e maçom Oliver Haddo, que além de ter um aspecto físico meio engraçado e ter um jeito bem desastrado, também é gago. Porém Haddo tem um bom conhecimento de mágica e sabe fazer pequenos truques ocultos, entre eles transformar água em vinho!! Curioso é que um dos garotos que estavam com Crowley no momento de sua morte, dá aula nessa universidade também.

Paralelo a isso, Dr. Joshua Mathers chega na universidade para participar de um experimento com um fantástico foguete criado por um dos professores da Universidade. Quando Joshua chega na universidade ele é abordado pela aluna de Oliver Haddo, Lia Robinson que se mostra interessada em fazer uma entrevista com o cientista para o jornal da universidade.


Um dos assistentes e responsáveis pela operação do tal super foguete é Victor Nurberg, um aficcionado pela obra de Aleister Crowley e praticante de magia que acaba inexplicavelmente incluindo ritos de magia de Crowley no sistema operacional do foguete. Por volta do 2º dia esse mesmo Victor convence o professor Haddo a entrar na máquina para passar por uma suposta viagem astral. E é nesse momento que Oliver Haddo acaba sendo possuído por nada mais nada menos que o thelemista Aleister Crowley!!


É nesse momento que a história passa a ficar interessante. Afinal várias coisas malucas começam a acontecer no campus da faculdade e o até então tímido e gago professor Haddo passou a ser um maluco com uma ótima didática e tomando atitudes completamente controversas e bizarras, chocando a todos, incluindo seus colegas maçons. Além de se envolver em sórdidas experiências sexuais, que acabam sendo até mortais.

Em 3 dias a ressureição de Crowley estaria completa. Tudo só dependia de um ritual mágico e sexual envolvendo uma garota ruiva, no caso a Lia Robinson estaria envolvida nesse ritual. E certas situações misteriosas estariam acontecendo no campus e na região da universidade para que Lia, uma garota bem curiosa, fosse atrás do professor possuído para a conclusão de sua ressurreição. Algo bem fantástico...


Bruce explorou bem o filme recheando ele com MUITAS referências do trabalho de Crowley, de ritos da maçonaria, do misterioso livro Chymical Wedding, que conta a história da Ordem Rosa Cruz e do ocultismo em geral.


Algumas referências bem legais como o protetor de tela que tem o nome do tal foguete que é Z93. Para os praticantes de Thelema, filosofia/religião mágica criada por Crowley. O número 93 é usado pelos thelemistas como uma saudação entre eles, número que obviamente possui um significado oculto. O significado que você pode encontrar em uma famosa música do Raul Seixas, além de Haddo usar a tal frase com bastante freqüência após sua possessão. Enfim, são muitas referências, essa eu achei particularmente interessante.

No filme, Crowley é retratado como um homem extremamente vil e como a grande besta. Na vida real, aparentemente ele era uma pessoa mais irônica que falava o que pensava e divulgava muitos segredos do ocultismo, porém não tão cruel. De fato, uma coisa bate, de certa forma, com a realidade. Ele provavelmente gostava muito de sexo, apesar que nessa produção ele aparenta ser um depravado sexual. Mas no filme, além de tudo, ele precisava ser retratado como esse cara bem malvado e psicótico, pois caso contrário o filme não teria graça. Realmente um personagem bem interessante. E o ponto alto é exatamente a fantástica atuação de Simon Callow como o professor possuído.


As cenas contendo sexo são bem curiosas também. E também outras cenas bem cômicas incluindo o possuído professor Haddo, mijando em seus alunos durante uma de suas aulas.


O fim do filme também é interessante e a história dá uma grande reviravolta, que é, possivelmente, bem inesperada por grande parte do público.


Enfim, misturando o humor, com ficção científica e muitos elementos de filmes de terror B é uma história complicada em certos momentos, porém bem divertido, principalmente para quem tem um certo conhecimento sobre Aleister Crowley e sobre ocultismo em geral. Vale à pena assistir se você gosta do assunto ou se você gosta de coisas realmente bem fantásticas e bizarras. Se você é fã de filmes B, principalmente aqueles europeus dos anos 70, vá assistir imediatamente!!

Ahh claro, mais um detalhe!!! A trilha sonora obviamente possui músicas do Iron Maiden e da carreira solo do Bruce Dickinson...

TRAILER:



Um comentário:

  1. Óbvio que eu vi o filme outra vez e pesquei mais alguns detalhes e confirmo q para eu dar nota 8,0 é pq eu gostei muito do filme!!

    Vale ressaltar q a grande influência do filme é "O Professor Aloprado"!

    Outro detalhe é que o Aleister Crowley "real", retratado em 1947 tem mais a ver com o Crowley na vida real....o q possuíu o professor é um pouquinho mais exagerado em relação a certas atitudes, pois até onde eu sei ninguém morreu durante um ritual mágico de Crowley, pelo menos não no plano físico...no astral eu já não posso afirmar!!!

    E o nome Oliver Haddo foi inspirado no nome do protagonista do livro The Magician, de William Somerset Maugham e o personagem do livro tbm é inspirado em Crowley..mto bom!!!

    ResponderExcluir