terça-feira, 23 de março de 2010

Cova Rasa
(Shallow Grave,1994)
Comédia/Drama/Thriller - 92 min.

Direção: Danny Boyle
Roteiro: John Hodge

Com: Kerry Fox, Christopher Eccleston, Ewan McGregor

Os ingleses são famosos por muitas coisas, e uma delas é de seu peculiar (e para alguns intragável) humor. O humor inglês tende a ser ácido, sarcástico e muito politicamente incorreto.

Cova Rosa é a estréia na direção de Danny Boyle (recente vencedor do Oscar pelo filme Quem Quer Ser um Milionário) e o filme é um bom exemplar do que se convenciona chamar de “comédia inglesa”. Cova fala de três amigos (Juliet), (David) e (Alex), vividos por Kerry Fox , Christopher Eccleston e Ewan McGregor (em início de carreira e semi cabeludo) respectivamente, que dividem um apartamento e estão a procura de um quarto morador para dividir despesas e para fazer “um novo amigo”.


Hugo é o escolhido e chega dizendo que é um escritor, buscando espaço para escrever seu novo livro, quando de repente aparece morto em seu quarto, trancado por dentro, e junto a uma mala cheia de preciosas libras.

E ai é que “o caldo engrossa”, com o típico e até certo ponto clichê, jogo de moralidade entre devolver o dinheiro ou ficar com ele, e ainda mais, no caso de ficarem com a grana, o que fazer com o corpo.

Os personagens são interessantes, e isso é um enorme mérito do diretor, pois apesar de McGregor (pela personalidade de seu personagem) ser o que poderia se chamar de protagonista, os outros dois moradores do apartamento são igualmente interessantes e bem construídos.


Cova é uma bela tentativa de Danny em avaliar os “culhões” do ser humano, forçando os personagens numa espiral de acontecimentos que transformam três amigos em três estranhos, o que é um mérito tanto do diretor quanto do bom roteiro a cargo de John Hodge, apesar dele conter alguns problemas, pelo menos na minha avaliação.

O filme talvez peque pelo seu maniqueísmo no tratamento dos personagens, os identificando quase como esteriótipos dentro da inusitada situação. Porém o trabalho visual apurado de Danny Boyle compensa esse problema com o bom uso da câmera, ora utilizando composições austeras e simplistas, ora estilizando a ação e criando tomadas bastante criativas (como na derradeira cena do filme).


Outro ponto importante é a mistura de comédia com suspense que concentra os típicos maneirismos de Boyle, e que seriam aprofundados e transcendidos no clássico moderno Trainspotting. Estão lá o uso da cor saturada, os movimentos moderninhos de câmera, o exagero cômico ao mostrar a violência.

Além disso , ainda destaco a fotografia bastante colorida (assim como a direção de arte, que compõe o apartamento do trio como um reduto da intriga por meio das cores) que brinca com sombras e com luzes ao retratar o agravamento da situação vivída pelos protagonistas e a bela e inusitada trilha sonora a cargo de Simon Boswell que recheia de bom humor o filme.


Cova é uma estréia promissora, que indicava que seu diretor tinha predicados suficientes para alçar vôos mais altos (como o fez vide o cult clássico Extermínio e o já citado e magnífico Trainspotting).

2 comentários:

  1. Uma merda esse filme, hehe. Trainspotting já é bem maior mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Realmente as pessoas têm dificuldades com humor britânico, já eu adoro (rs). Cova Rasa é para mim um dos melhores filmes de humor negro seguido de outra película inglesa: “Morte no Funeral”.
    Cova Rasa é um filme que não existe meio termo para seu julgamento, ou você adora de imediato ou odeia. Um filme que mostra claramente o que nós seres humanos somos capazes de fazer movidos pelos sentimentos mais sórdidos existentes em nosso íntimo.
    Novamente reforço que para mim é película extremamente inteligente.

    Saudade de passar por aqui, estou de férias dos blogs, precisando de um tempo para me reorganizar

    Beijos para toda equipe

    ResponderExcluir