quinta-feira, 4 de março de 2010


O objetivo desse especial é apresentar os indicados, de forma clara e objetiva. Quem são, o que fizeram, quais as características marcantes de seus trabalhos e porque estão sendo indicados.

Nessa primeira parte falemos dos atores e atrizes indicados aos prêmios de Ator, Atriz, Ator Coadjuvante e Atriz Coadjuvante.


O maior favorito ao Oscar de 2010 nasceu no berço da realeza em Los Angeles. Filho de Lloyd Bridges e irmão de Beau Bridges, começou a carreira muito cedo e tem contabilizados (dados do IMDB) 75 créditos de atuação, incluindo TV e os ainda não lançados Tron Legacy e o remake de Bravura Indomita. Entre seus melhores momentos destacam-se: A última Sessão de Cinema (filmaço setentista, que marcou a estréia dele na tela grande), O último Golpe (filme de assalto com Clint Eastwood), Tron (clássico sci-fi), Starman (outro clássico sci-fi), Tucker: Um Homem e Seus Sonhos, O Pescador de Ilusões (com Robin Williams), O Grande Lebowski (o melhor filme dos Coen[pra mim]) e Suspeito da Rua Arlington (filme underated, sobre terrorismo com Tim Robbins). Jeff é adorado pela comunidade do cinema e já teve outra indicações e dificilmente erra em seus papéis.


Para os mais novos, Clooney começou sua carreira como o canastrão e “comedor” Dr. Ross, na série ER. Pouca gente poderia imaginar que o galã da TV, seria hoje o Cary Grant moderno. Mas poucos sabem (e ai os mais velhos também estão convidados a descobrir) que Clooney, filho do apresentador e jornalista Nick Clooney era figurinha fácil nos estudios de tv, desde os 5 anos de idade. Dotado de charme, carisma, e muita inteligência e competência na escolha de seus papéis. Com 65 créditos de atuação, incluindo TV (dados IMDB) o galã teve altos e alguns baixos. Em seus altos estão: Irresistivel Paixão (filme underated de Soderbergh, o melhor [e talvez único] papel de destaque de Jenifer Lopez), Além da Linha Vermelha (o libelo anti-guerra do genial Terence Malick), Três Reis (belo conto de guerra), Syriana (seu Oscar; na história que pergunta os reais motivos da invasão americana ao Iraque), Boa Noite e Boa Sorte (mesmo num papel menor, sua óbvia homenagem ao pai), Conduta de Risco (pra mim, seu melhor papel) e Queime Depois de Ler (ácida comédia dos Coen). Porém o astro foi o Batman, do medíocre Batman e Robin, fez parte do elenco de O Retorno dos Tomates Assassinos e protagonizou o desnecessário Solaris (o remake herege de Soderbergh). Além de ser Dany Ocean da popular série dos Homens e seus incontáveis segredos.


O inglês Colin Firth é um ator adorado por 9 entre 10 amantes de comédias românticas e filmes históricos (ingleses). Na modesta opinião de quem escreve, Firth é um ator a ser descoberto e um ator que precisa ser “testado” fora de sua zona de conforto. Por isso é muito interessante vê-lo em Direito de Amar, dirigido pelo estilista Tom Ford, que foge de seus momentos mais populares. O IMDB computa 63 créditos de atuação (incluindo TV), e todo mundo o conhece por Bridget Jones, Simplesmente Amor, Nanny McPhee e Mamma Mia. Seu melhor papel é em Moça com Brinco de Pérola, onde ele vive o pintor Vermeer, e tem um caso de amor com uma empregada (vivida por Scarlett Johansson).


A lenda viva do cinema, Morgan Freeman, merece todas as homenagens em vida. Talentoso, boa gente, engajado politicamente e dono de uma persona cinematográfica inesquecível. O IMDB computa 88 créditos de atuação (incluindo TV) e pouca gente sabe mais o ator tentou ser piloto de caça, mas “parou” na área de mecânica na Força Aerea. Seus melhores momentos incluem: Tempo de Glória (sobre o esquadrão negro na guerra civil americana), Conduzindo Miss Daisy (amado por uns, odiado por outros), Os Imperdoaveis (um dos 10 maiores filmes da década de 90), Um Sonho de Liberdade (outro da lista dos 10), Seven (um dos maiores clássicos do suspense), Menina de Ouro (outra atuação bastante marcante, em nova parceria com Eastwood). Também deu umas escorregadas, como porcarias como: Robin Hood, Fogueira das Vaidades, Impacto Profundo, A Soma de Todos os Medos, Apanhador de Sonhos (o pior papel da carreira) e O Procurado.


O novato Renner é o quinto elemento da galeria dos indicados de 2010.Um dos grandes destaques do filme de Kathryn Bigelow é sua atuação. Porém antes disso o ator era um desconhecido para boa parte do público. Seu maior destaque popular havia sido o risível S.W.A.T. Renner começou sua carreira com comerciais e até o sucesso de Guerra ao Terror, sua carreira não havia tido grandes destaques. Espera-se que com a indicação, Renner consiga papéis mais importantes.


A polemica indicação de Bullock ao premio de melhor atriz foi cercada de uma quantidade de reclamações e defesas exaltadas dos dois lados. Muita gente (e me posiciono nesse grupo) enxerga a atriz como bonita, simpática, mas fraca e sem tanto talento assim. Outros consideram-na igualmente bela e simpática, mas vem méritos em seus papéis. O IMDB lista 44 créditos de atuação com alguns “clássicos” como Poção do Amor Número 9, O Demolidor, Velocidade Máxima 2, Enquanto Você Dormia e Miss Simpatia 1 e 2. Por outro lado teve bons momentos em Tempo de Matar, Crash, A Casa do Lago e mesmo em Velocidade Máxima (o primeiro). Sandra é uma estrela, uma deusa de Hollywood que busca a aceitação da crítica e do público mais “chato”. Será que ela consegue ?


Helen Mirren é uma dama do cinema britânico. Tem sua brilhante carreira pontuada por excelentes atuações em quase todos os gêneros, o que demonstra (de maneira clara) todo o seu talento e capacidade de “camaleão”. 103 créditos de atuação no IMDB (incluindo TV), incluindo Caligula, Excalibur, 2010, O Cozinheiro, o Ladrão e sua Amante, Loucuras do Rei George, Assassinato em Gosford Park, A Rainha, A Costa do Mosquito entre outros. Casada desde 97 com o diretor Taylor Hackford, a atriz teve seu grande momento ao receber o Oscar em 2007, quando “encarnou” a rainha Elizabeth II.


A jovem e talentosa Carey Mulligan foi “descoberta” pela critica e público com seu papel no hypado Educação. Carey começou debutou no filme inglês Orgulho e Preconceito de grande sucesso, inclusive no Brasil. Após alguns papéis n TV, a jovem inglesa estourou ano passado em três papeis diferentes. The Greatest, Entre Irmãos e Inimigos Públicos, além do já citado Educação. Jovem e esbanjando talento, se o Oscar fosse justo o premio seria dela.


A estreante Sidibe é o coração e a alma de Preciosa. Em seu primeiro papel na carreira a vida e o personagem se confundem e a atuação de Sidibe é verdadeiramente poderosa. Esperamos vê-la em novos papéis daqui pra frente, para comprovarmos o talento demonstrado em Preciosa.


O que falar de Meryl ? Meryl é uma lenda viva do cinema. Um baluarte da sétima arte e uma das maiores atrizes (incluindo TV/teatro/cinema) da história do planeta. A quantidade de trabalhos excelentes da atriz é quase incomparável. Alguns deles: Julia, O Franco Atirador, Manhattan, Kramer VS Kramer, A Escolha de Sofia, Sillkwood, Entre Dois Amores, Pontes de Madison, Ironweed, Adaptação, As Horas, O Diabo Veste Prada, Dúvida e Julie & Julia. Brilhante, maravilhosa e quase sempre excelente, mesmo quando os filmes não a ajudam.


 Matt Damon começou sua carreira levando um Oscar. Sim, pouca gente lembra que ele e Ben Aflleck (sim, Ben Affleck) escreveram o roteiro de Genio Indomavel, filme de Gus Van Sant que também premiou Robbin Williams como ator coadjuvante. A partir daí sua carreira oscilou entre papéis bons (O Resgate do Soldado Ryan, Dogma, O Talentoso Ripley, a trilogia Bourne, Os Infiltrados e O Desinformante) e trabalhos medíocres (Encontrando Forrester, Lenda da Vida, O Bom Pastor, Irmãos Grimm). Damon, em suma, é um ator irregular mas que nos últimos anos vem acertando mais do que errando. Discordo da indicação por esse filme. Se uma interpretação do ator valia premio é a de o Desinformante, onde Damon se despe do jeito Damon de ser.


Woody é um cara incomum. Durante toda a sua carreira oscilou entre papéis bizarros (das mais variadas categorias). Em 2009 Woody apareceu em mais três e num deles (ou vão me dizer que o papel em O Mensageiro é normal ?) foi indicado. Pessoalmente, acho Woody divertidíssimo, seja por seus posicionamentos pessoais ou por seus papéis sempre inusitados e divertidos. Pra quem não lembra Woody esteve em: Proposta Indecente (ruinzinho), Assassinos Por Natureza (bad-ass), O Povo Contra Larry Flint (ainda seu melhor papel), Mera Coincidência (numa ponta hilária), Além da Linha Vermelha (seu papel menos “Woody”), Homem Duplo (o bizarro filme de Linklater), Onde os Fracos Não Tem Vez (gosto de todo o elenco) e Zombieland (outro típico papel de Woody).


O veterano ator canadense (sim, apesar da cara de oficial da SS, Plummer é canadense) é figurinha fácil em vários trabalhos americanos nos últimos 40 anos. São inacreditáveis 180 créditos de atuação no IMDB (o que mostra a longevidade) que incluem: A Noite dos Generais, Battle of Britain, Waterloo, A Volta da Pantera Cor-de-Rosa, O Homem que queria ser Rei, Em Algum Lugar do Passado, Plano Perfeito entre muitos outros. Curiosamente é sua primeira indicação ao Oscar (vai entender ).


Tucci é aquele cara que você já viu em n papéis diferentes mas que dificilmente lembra seu nome de primeira. Tucci é o eterno co-star, aquele cara que faz a escada pra estrela do filme brilhar. E ele faz isso divinamente. Sua indicação veio pelo primeiro papel “diferente” de sua carreira, o serial killer do irregular Um Olhar no Paraíso. Seus créditos incluem: O Dossie Pelicano, Por Uma Vida Menos Ordinária, Estrada para a Perdição, O Terminal, O Diabo Veste Prada, O Impostor, Julie & Julia, entre outros.


Waltz conseguiu criar um personagem icônico e só por isso já merece enorme respeito. Nascido na Áustria e com sua carreira quase toda construída na Europa, se não tivéssemos visto Bastardos, concluiríamos que “esse europeu” não teria a menor chance. Porém, a coisa (ainda bem) não funciona assim. O grande favorito ao Oscar construiu sua carreira quase toda na TV, e por falta de conhecimento da programação das emissoras alemãs (não me cobrem isso por favor) o filme mais conhecido em que ele participa (afora Bastardos) é o, ainda sim, obscuro Angst.


Penélope Cruz, a musa mais recente de Almodóvar, é uma atriz de constantes bons trabalhos. Carismática, talentosa e belíssima, Penélope teve seu primeiro papel de destaque no cult Abre Los Ojos. Dois anos depois esteve em Tudo Sobre Minha Mãe de Almodóvar. Seu primeiro papel de destaque nos cinema americano veio como Profissão de Risco, seguido de Vanilla Sky (o remake de Abre Los Ojos). Entre esses dois filmes e antes do retorno aos grandes papéis, Penélope esteve em “bombas” como Sabor da Paixão, Capitão Corelli, Na Companhia do Medo, Sahara e Bandidas. O retorno aos grandes papéis aconteceu com Volver (Almodóvar) e depois Vicky Cristina Barcelona (Woody Allen), filme que deu seu Oscar no ultimo ano.


A beleza exótica de Vera Farmiga aliada a sua capacidade levaram a atriz a indicação como atriz coadjuvante esse ano. Analisando sua filmografia fica claro que Farmiga vive seu melhor momento profissionalmente. Após os Infiltrados de 2006, três anos depois a atriz esteve em O Menino do Pijama Listrado e a Órfã. Outros de seus trabalhos incluem Outono em Nova Iorque, 15 Minutos e o remake de Sob o Domínio do Mal.


A talentosa Maggie Gyllenhaal foi a grande surpresa das indicações ao Oscar esse ano. Atriz de grande talento e coragem. Sempre apostando na variedade de papéis, de forma a não se fixar em apenas um nicho. A sua coleção de papeis interessantes é numerosa e incluem Donnie Darko (a ficção cult), A Secretária (seu melhor papel), Adaptação, SherryBaby (um filme a ser descoberto), World Trade Center, Mais Estranho que a Ficção, O Cavaleiro das Trevas entre outros.


Se Gabourey é a novata entre as atrizes principais, Kendrick é a quase estreante da categoria coadjuvante. Sua experiência anterior incluem os dois filmes da série Crepúsculo e os filmes independentes Camp (indicada a melhor estréia no Independent Spirit Awards) e Rocket Science (também indicada ao Independent Spirit Awards, na categoria atriz coadjuvante).


A vencedora antecipada do Oscar desse ano tem uma carreira no mínimo inusitada. Antes de seu papel em Preciosa a atriz havia feito apenas produções classe Z ou comédias idiotas ou no máximo sem graça, direcionada ao público americano dos shoppings. Curioso notar como ninguém a tinha descoberto antes. De qualquer forma a “filmografia selecionada” da atriz inclui: BeerFest, Phat Girl, Domino, Shadowboxer, Hair Show entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário