domingo, 7 de março de 2010


Agora são duas da matina, e o Oscar 2010 acabou e com ela nossa cobertura (que espero tenham gostado). Um ano de muitos bons filmes, alguns nem tanto e uma certeza: as bilheterias não influenciaram o prêmio. Os prêmios para Bigelow e seu Guerra ao Terror foram, além de merecidos, uma resposta de quem gosta de ARTE aos que consomem cinema como PIPOCA. Nada contra as pipocas e contra Avatar (a pipoca da vez), mas premiá-lo como melhor do ano, seria demais até para os padrões de um prêmio que já glorificou Crash, Shakespeare Apaixonado, Gladiador entre outros. Não que Avatar seja ruim, mas fico com o comentário do José Wilker "o prêmio que Avatar queria levar, ele conseguiu: a maior bilheteria da história do cinema". Não que ache Guerra ao Terror a última bolacha do pacote, mas achava (verdadeiramente impossível) que Um Homem Sério e Bastardos Inglórios saissem da festa com o prêmio. A disputa ficou polarizada entre os dois filmes e entre os dois, minha torcida era toda de Guerra, embora em meus palpites apostasse em Avatar. Era a batalha de David contra Golias e assim como na bíblia , David atirou a pedra na testa de Golias e venceu.

Sobre a festa em si: não gostei de boa parte culminando no anúncio chutado por Tom Hanks do vencedor de melhor filme, já foi chegando abrindo e dizendo, sem nem sequer pagar uma bebidinha.

(Obs: o comentário final de Rubens E. Filho, sobre Hollywood dar um tiro no pé, é verdadeiramente uma das maiores bobagens já ditas por esse cidadão em toda sua vida. O que ele quis dizer ? Ignore-se a qualidade e vote-se no filme de sucesso ? Quantos prêmios Avatar levou ? O Globo de Ouro e o que mais ? Ahhh ... faça-me o favor)

(Obs 2: devo ter perdido TODOS os bolões que participei, mas até que gostei dos resultados)

Abaixo um mini-comentário sobre cada categoria:
FILME - Guerra ao Terror
(Pra mim não é o melhor, mas entre ele e Avatar ... sou MUITO mais o filme da Bigelow)
DIRETOR - Kathryn Bigelow
(Merecido... e ainda foi no dia da mulher [roubado do Joaquim])
ATOR - Jeff Bridges
(The Dude wins ! Fico feliz ... embora Colin Firth também vá muito bem em Direito de Amar)
ATRIZ - Sandra Bullock
(meus problemas com Sandra já foram ditos e honestamente não me surpreendi. Uma pena, queria ter errado esse palpite)
ATOR COADJUVANTE - Christoph Waltz
(alguma dúvida nessa ?)
ATRIZ COADJUVANTE - Mo'Nique
(alguma dúvida nessa 2 ?)
FILME DE ANIMAÇÃO - Up
(Up levou... obvio e merecido, embora Sr. Raposo também fosse uma boa aposta)
DIREÇÃO DE ARTE - Avatar
(estranho premiar um filme quase todo em cg...achei que Nine ou Young Victoria levariam essa)
FOTOGRAFIA - Avatar
(Zebraça ... filme cg levando fotografia. Guerra tinha levado o sindicato e era o grande favorito)
FIGURINO - The Young Victoria
(tava na cara)
DOCUMENTÁRIO - The Cove
(o melhor doc. do ano não foi nem indicado [Anvil, The History of Anvil]. A vitória de The Cove era óbvia)
DOCUMENTÁRIO CURTA - Music By Prudence
(Não vi nenhum dos indicados e me abstenho de comentários)
MONTAGEM - Guerra ao Terror
(A montagem dá o ritmo ideal ao filme da Bigelow. O filme funciona muito melhor por causa dela)
FILME ESTRANGEIRO - O Segredo de Seus Olhos
(uma GRANDE surpresa, mas o filme argentino é verdadeiramente excelente. Uma surpresa sim, mas não uma decepção)
MAQUIAGEM - Star Trek
(Il Divo era o concorrente ... esse ano o prêmio foi bem fraco).
TRILHA SONORA - Up
(Era o favorito e mereceu)
CANÇÃO - Weary Kind/Crazy Heart
(Era o favorito e mereceu 2)
CURTA ANIMADO - Logorama
(Não vi, mas vou atrás ... a idéia é muito interessante)
CURTA METRAGEM - The New Tenants
(Não vi nenhum, me abstenho de comentários)
EDIÇÃO DE SOM - Guerra ao Terror
(O filme funciona muito em função de sua edição[premiada], roteiro[premiado], direção [premiada] e a condução e utilização do som... premiado também)
MIXAGEM DE SOM - Guerra ao Terror
(O filme funciona muito em função de sua edição[premiada], roteiro[premiado], direção [premiada] e a condução e utilização do som... premiado também 2)
EFEITOS VISUAIS - Avatar
(Avatar levou ... não acredito rsrsrs)
ROTEIRO ADAPTADO - Preciosa
(Grande surpresa. O mundo apontava Jason Reitman e a Academia premiou Fletcher e seu roteiro cru e ácido... não deixa de ser merecido)
ROTEIRO ORIGINAL - Guerra ao Terror
(A história funciona, as situações são muito tensas... méritos ao Boal. Meu favorito era Bastardos ou Os Coen)








O Joaquim por motivos de força maior (leia-se Rede Globo) só começou a ver o Oscar quase da metade. Estão ai embaixo as impressões dele.

Oscar 2010

Direção de Arte
O quesito agora é direção de arte. Os indicados são Nine, Sherlock Holmes , Avatar , O Mundo imaginário de Dr. Parnassus e The Young Victoria. O filme de Terry Gilliam merecia muito, assim como Nine, que tem um visual muito belo. Mas Avatar tem o Lobby. E vai Para ... Avatar. Levou pelo lobby, o filme merece, mas não tanto quanto um Nine ou Dr. Parnassus. Os agradecimentos foram espontâneos, e moderadamente emocionantes. Não era uma barbada, mas Avatar tinha suas chances . É o primeiro Oscar de muitos, e agora o filme de Cameron empata com Bigelow em 1 X 1.

Figurino
Como é de tradição, a maioria dos indicados são filmes de época. Todos são, com exceção de O Mundo imaginário de Dr. Parnassus. Os indicados são, além desse, The Young Victoria, Coco Antes de Chanel, Brilho de Uma Paixão. E quem leva é ... The Young Victoria . Essa categoria ou era dela ou de Nine, mas o luxo do primeiro fez mais impacto. Merecido , apesar de ter torcido por Dr. Paranassus, o clássico se fez ouvir mais que o comtemporaneo como de costume .

Edição de Som
Os indicados são Avatar, Guerra ao Terror, Up, Bastardos Inglórios e Star Trek . Os favoritos são Guerra ao Terror e Avatar (mais uma vez pelo lobby). Torcendo pelo merecedor Guerra ao Terror. E vai para... Guerra ao Terror. Muito merecido. Apesar de Avatar ser bom, Guerra ao Terror é ESPETACULAR nesse quesito. Parabéns, não tinha outro vencedor.


Mixagem de Som
Avatar, Guerra ao Terror, Tranformers 2 , Star Trek e Bastardos Inglórios. Muito parecido com o quesito anterior, o resultado não podia ser outro . Guerra ao Terror leva de novo, mais uma vez com extremo merecimento.

Fotografia
Avatar , Harry Potter, Guerra ao Terror, Bastardos Inglórios e A Fita Branca .Esses são os indicados , e os mais merecidos são Guerra ao Terror e Bastardos. O vencedor é...Avatar . E mais lobby, pois não era merecido. Avatar tem uma fotografia na média , sua indicação foi mais por praxe. A aridez da fotografia de Guerra ao Terror o fazia merecer, mas nem tudo é justo. Mauro Fiori recebe o prêmio, faz sua homenagem a Itália, e leva um careca. Agora a disputa Avatar X Guerra ao Terror está 3 a 2 para Bigelow .


Trilha Sonora
Os bons indicados são Avatar, O fantástico Sr. Raposo, Guerra ao Terror, Sherlock Holmes (com o grande Hans Zimmer nos créditos) e Up. Quem merece é Up, pois Giachinno faz um trabalho excelente e icônico. Avatar faz só o básico, e se James Horner ganhar vai ser mais uma vez injusto. Up tem melodia no tom certo, e é a cereja no bolo do fantástico filme. E o Oscar vai para...Up. Justíssimo, a melodia de Giachinno faz uma trilha que consegue ir do triste ao alegre num estante. Genial.


Efeitos Especiais.
Muito Barbada. Entre Distrito 9, Star Trek ou Avatar, não há dúvida. E vai pra Avatar. Essa categoria era tão fácil que dava pra apostar o próprio pescoço. Avatar é só visual (e que baita visual) e a criação de um novo mundo por James Cameron tinha de ser reconhecida pela Academia nessa categoria. Com esse premio, a disputa fica empatada de novo, em 3 a 3.


Montagem
Avatar, Guerra ao Terror, Bastardos Inglórios, Preciosa e Distrito 9 são os indicados, e todos são ótimos. Mas o destaque é de Guerra ao Terror, que tem uma montagem rápida, ágil e maravilhosa. Merece muito, mas Avatar pode dar das suas. E vai para... Guerra ao Terror. Merecidíssimo, o melhor realmente, mesmo todos sendo muito bons .E agora a disputa fica 4 a 3 para Bigelow .

Ator
Jeff Bridges, o novato Jeremy Renner, Morgan Freeman, George Clooney e Colin Fith são os escolhidos e nomeados, mas é quase unânime que o favorito é Jeff Bridges . Não só por sua atuação em Crazy Heart, mas por sua vida em Hollywood. É o caso em que pegam um ator num ano e dão o prêmio a ele, não só por seu papel no ano, mas por sua carreira . Bridges merece, e torço para ele. E vai para... Jeff Bridges. Uma personalidade em Hollywood, que agora se consagra de maneira merecida, com um discurso maravilhoso, animado e emocionado. O melhor da noite. Justiça feita , enfim.


Atriz
Essa categoria fica marcada por duas uma veteranas, Meryl Streep e Helen Mirren, uma estrela que espera por consagração, Sandra Bullock, duas novatas, Carey Mulligan e Gabourey Sidibe. A Academia pode optar por consagrar a estrela, o que seria o mais óbvio a se fazer por tradição, ou optar por uma novata . Torço para que qualquer uma vença, menos Bullock, que não merece mesmo. E vai para...Sandra Bullock . Além de ser um plano da Academia para consagrar esta atriz mediana, fica uma piada . No mesmo final de semana em que ganhou o framboesa de pior atriz, ela leva o Oscar. A piada da festa.


Direção
O Segundo quesito mais importante da noite, sendo apenas o quesito filme superior, a disputa é quase apenas entre James Cameron e Kathryn Bigelow . Quentin Tarantino , Jason Reitman e Lee Daniels agem de maneira soberba em seus filmes, mas o destaque são os ex- cônjujes que agora disputam um careca dourado. Quem merecia, por uma carreira inteira soberba, seria Tarantino, mas o Oscar é pelo desempenho do ano. E sendo assim, Kathryn Bigelow merece disparadamente. Sua direção se sobressai demais, e consegue te prender na tela por si só. James Cameron só pode ganhar se for pela síndrome de Peter Jackson, de criador de mundos . E o Oscar vai para...Kathryn Bigelow. No dia Internacional da Mulher, a primeira mulher ganha o premio de direção. E foi a melhor condução do ano. Mercecidamente, Bigelow pode comemorar, e muito.

Filme
São dez os filmes desse ano. Avatar, Bastardos Inglórios, Educação, Preciosa, Distrito 9, Amor sem Escalas ,Guerra ao Terror, Um Homem Sério, Up e Um sonho Possível. A disputa básica , entretanto, são entre dois . Guerra ao Terror ou Avatar. A fantasia ou a arte. E Vai para ...Guerra ao Terror, que sai da festa com 6 Oscars, os dois mais importantes entre eles. É a vitória da arte sobre o dinheiro. Uma vingança aos estúdios mercenários. Uma derrota a James Cameron.

 
 
 
 
 
 
 
 
(Ainda hoje esse posr será atualizado com o texto do Gabriel e qualquer outras coisa que ainda quisermos falar. Aproveito a oportunidade para dizer que eu [Alexandre] comecei desde o mês passado a escrever num blog que se destina a analisar as mais diversas cerimônias do Oscar, o Um Oscar Por Mês. Nesse mês, eu e a equipe do blog falamos do ano de 1977. Confiram em: http://umoscarpormes.blogspot.com)

3 comentários:

  1. O prêmio de ontem passa por uma análise muito maior do que é melhor ou pior na opinião de nós, que assistimos ao filme. Postei isso lá no blog.

    Ontem, a indústria, a imprensa e o público dialogaram em uma linguagem sutil que pode ser facilmente interpretada, sobre os rumos a serem tomados e sobre como as pessoas que trabalham nesse meio estavam se sentindo. Tudo o que se falava, até agora, era a imprensa falando do futuro da indústria, mas ninguém ainda havia perguntado à indústria o que ela achava.
    A indústria, de modo geral, está com receio de perder seu lugar em um processo inovador onde, até agora, poucos têm conhecimento. A indústria tem medo de que tudo se resuma aos filmes de 500 milhões, que poucas pessoas conseguem ter a chance de trabalhar.
    Ontem, a indústria se protegeu e disse a todos que a hora é de ir com mais calma, e de quebra fez com que uma diretora ótima como Bigelow, a partir de agora, pare de ter que mendigar recursos, como ela fez com Guerra ao Terror. Todos nós ganhamos se ela tiver mais condições de trabalhar...

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as suas palavras. A indústria ao contrário do que o infeliz REF disse não deu um tiro no pé, mas disse em alto e bom som: "cinema não se faz só com 500 milhões"...

    ResponderExcluir
  3. O REF fala muitas besteiras, mas eu acho que o comentário dele sobre "Avatar" tem até fundamento e ele ampliou seu raciocínio no blog dele após a cerimônia. No mais, concordo com muitas coisas do seu post, especialmente com o fato de que, apesar da distribuição de prêmios ter sido boa, a cerimônia em si foi horrível!

    ResponderExcluir