quarta-feira, 7 de abril de 2010


Compositores

Desde que comecei a escrever para o FotoMusic Score, minha preocupação foi falar sobre a música em si. Expliquei alguns conceitos básicos, ressaltei outros termos técnicos, e tive a intenção de fazer uma análise de um pequeno trecho de filme, buscando mostrar uma das várias ferramentas usadas para analisar nossas obras preferidas.

Agora que exploramos melhor essa ala musical do cinema, pretendo levantar uma pesquisa a respeito dos grandes compositores que influenciaram o mundo com a sua música. Fazer uma lista dos melhores seria muito difícil, por isso escolhi os que sempre me chamaram mais atenção. Na verdade, sempre achei essa eterna discussão de “Quem é melhor?” uma grande bobagem. Pode existir aquele que se destaca mais, o Oscar é uma das premiações que relatam (ou deveria relatar) exatamente isso, mas todos são muito bons no que fazem, cada um com seu estilo, com seu detalhe especial, que deixaram uma verdadeira marca na história de Hollywood. Todos estudaram muita música, cinema, e eu até diria a arte como um todo, para estar onde estão.

E começo hoje falando de um dos grandes mestres do cinema, quem o reconhece só pelas fotos?



Ennio Morricone nasceu em Roma, no dia 10/11/1928. Sua longa carreira abrange muitos gêneros da música, trabalhando na composição, orquestração e condução de trilhas para teatro, rádio e cinema.

Começou sua carreira cedo. Em 1946 recebeu seu diploma de trompete, instrumento que o fez ingressar na música. Logo em 1947, aos 19 anos, já estava ocupado trabalhando na música para teatro. Trabalhava também em rádios, e musicou seu primeiro filme em 1961, com o filme “Il Federale”


Mesmo musicando este primeiro filme, seu sucesso mundial veio só em 1964, com os filmes Westerns de Sergio Leone: A Fistful Of Dollars (1964), For A Few Dollars More (1965), The Good, The Bad And The Ugly (1966), Once Upon A Time In The West (1968) e A Fistful Of Dynamite (1971).

(Tema de “A Few Dollars More”)

(“The Good, the Bad and the Ugly” – Ecstasy of Gold)

(“The Fistful of Dynamite”)

E a partir de então, Ennio Morricone continuou sua carreira como compositor para filmes, criando um estilo muito original baseado em combinações interessantes de instrumentos, ritmos agressivos, texturas quase experimentais e determinados usos da voz humana. Misturava também diversas linguagens – como o Jazz com a Música Erudita, o Rock com a Música Eletrônica, entre outros. Com isso, transformou-se num dos compositores mais solicitados pela “fábrica” do cinema, desde os anos 60, até hoje.

Sua filmografia ainda inclui clássicos como: Once Upon a Time in the West (1968), Once Upon a Time in America (1984), Exorcist II: The Heretic (1977), The Thing (1982), The Untouchables (1987), Cinema Paradiso (1988), Casualties of War (1989), Hamlet (1990), Bugsy (1991), In the Line of Fire (1993), Disclosure (1994), Malèna (2000), Mission to Mars (2000), entre muitos, muitos outros.

Em Bastardos Inglórios (Inglorious Basterds - 2009) Quentin Tarantino utilizou algumas músicas compostas ou adaptadas por Morricone. Bastardos se passa numa França ocupada por nazistas e nas primeiras cenas podemos ver que o diretor usou a vasta experiência de Morricone com trilhas sonoras, quando apresentou o motivo de Für Elise (para os que não conhecem de nome, a famosa musiquinha do gás, rs) de Beethoven (1770 – 1827, alemão, talvez o compositor mais conhecido de todos os tempos) para indicar a chegada dos nazistas na fazenda francesa. Particularmente, achei a idéia de Tarantino simplesmente fantástica. Não teria uma forma melhor ou uma música melhor para representar a chegada dos alemães na cena.


No mesmo filme ainda temos “Rabbia e Tarantella”, uma música com influências da cultura italiana, obviamente para ilustrar o grupo rebelde conhecido como “Os Bastardos”.


Nas próximas postagens, outros compositores serão citados, contando sua história, carreira, características, trilhas sonoras mais famosas e cenas mais marcantes.

Você gosta de algum compositor em especial? Comente! Selecionei alguns compositores para o FotoMusic Score, mas qualquer sugestão é bem-vinda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário