segunda-feira, 19 de abril de 2010



Na década em que romance policial era a moda, Scott não poderia deixar de ter o seu, assim Perigo na Noite vem de forma surpreendente, não sendo o melhor, mas não deixando nada a desejar perante os seus "colegas de época". E após o fiasco de A Lenda, volta novamente a colocar seu nome lá em cima.

Como sempre, história simples, um detetive (Tom Berenger) é designado para proteger uma mulher que foi testemunha de um crime. Assim começa o desenrolar da história que além de focar no assassinato ocorrido e na proteção da testemunha, acaba mostrando o detetive sendo seduzido pelo estilo de vida totalmente diferente no Upper East Side de Nova York e se envolvendo com a tal mulher.






O que chama atenção neste filme diferentemente de todos os outros romances policias, é que não sabemos como a história vai terminar, pois a cada momento surge algo novo, inovador e surpreendente que nos envolve junto à história. Há opiniões divididas entre o personagem principal, sobre o que é certo ou errado, coisas que faríamos igual, coisas que faríamos diferente, e nesse clima envolvente não percebemos o tempo passar e nos deliciamos com a trama.

E não é preciso nem citar, novamente, as marcas de Scott ao longo da história, como a bela fotografia de sempre e o anti-herói. A fotografia é o ponto alto, chama muito mais a atenção do que qualquer outra coisa. Neste caso com muito mais cenas internas do que externas Scott se utiliza das "paisagens internas" que um ambiente pode oferecer, juntamente com a iluminação poderosa e bem colocada que cria ótimas imagens de grandeza, confusão e solidão.






A trilha de jazz sensual também é outro ponto de destaque, meio que copiado de Máquina Mortífera. Não há momentos engraçados e nem descontraídos, apenas tensão e apreensão durante toda a trama.

É um filme diferenciado, merece uma atenção especial, principalmente a quem é fã de Scott, pois mostra sua versatilidade, pois em seu 5º longa já percebe-se algo que perduraria por sua carreira: Scott não faz/fez 2 filmes do mesmo gênero.





Perigo em Imagens:
 





















 
Bruno Gonçalves
Estudante de Direito e Arauto do Caos

Nenhum comentário:

Postar um comentário