quarta-feira, 21 de abril de 2010


Compositores - Parte III

Olá a todos! Antes de começar a postagem de hoje, quero agradecer os comentários que recebi na semana passada, quando escrevi sobre Hans Zimmer. Muito obrigado a Marcelo Augusto Cetreus, Gabriel Papaleo e ao Caio pelos elogios e sugestões. Alguns compositores que vocês apontaram já estavam na lista, como Howard Shore, mas os outros foram grandes exemplos das sugestões que eu ando pedindo, quero fazer um arquivo falando sobre a maioria dos mestres da trilha sonora!

E pra começar o post de hoje, quero saber quem o reconhece. Dessa vez não farei uma prévia sobre seus antigos trabalhos nem sobre seus prêmios como compositor, rs...



Elmer Bernstein nasceu em 4 de Abril de 1922 em Nova York. Iniciou sua carreira musical aos 12 anos, e desde sempre mostrou muito talento. Estudou piano e passou a estudar composição, começando a participar de concertos aos 21 anos. Serviu por muito tempo o serviço militar, e seus conhecimentos musicais o fizeram trabalhar na rádio do exército americano, compondo músicas incidentais para produções radiofônicas. Depois do serviço militar voltou a ser pianista concertista, até ser reconhecido pela Columbia Pictures através de trabalhos feitos para rádio com Norman Corwin.

Na Columbia Pictures, foi convidado para musicar dois filmes: “Saturday's Hero” e “Boots Malone” ambos de 1951, a partir deste ano a grande lenda da Trilha Sonora começara sua carreira cinematográfica, porém ainda trabalhando em filmes menores. Sua grande chance apareceu em 1956 com o filme “The Ten Commandment” de Cecil B. DeMille.


Victor Young , o antigo compositor dos filmes de DeMille, havia falecido, e o diretor procurou alguém que pudesse compor a trilha como ele. Bernstein conseguiu inserir seu estilo além de “respeitar o espaço” do antigo compositor, ganhando sua primeira indicação ao Oscar com a música de “The Man with a Golden Arm” de 1956.


E a partir daí, Bernstein passou a trabalhar em vários filmes. Trabalhou em uma série de filmes de John Wayne, que conseguiu o Oscar com o filme “True Grit” (1969). Bernstein também marcou o som dos Westerns com o tema de “The Magnificant Seven”.


O compositor trabalhou com outros diretores, como John Frankenheimer, nos filmes “Birdman of Alcatraz” e “The Gipsy Moths”. Recebeu um Oscar em 1967. Bernstein teve 13 indicações ao Oscar, sendo uma com o score de “Thoroughly Modern Millie”, de George Roy Hill. Bernstein também trabalhou na trilha sonora de “Ghostbusters”, “Heavy Metal”, de Ivan Reitman e “National Lampoon's Animal House”, de John Landis

Além do seu trabalho com Trilhas Sonoras, Elmer Bernstein foi um compositor que se preocupou muito com a preservação da música do cinema. Em 1972 montou a “Film Music Collection”, com o intuito de gravar, com seus próprios recursos, os grandes temas da música para cinema, registrando assim músicas de Max Steiner, Franz Waxman, Alfred Newman, entre outros compositores influentes do meio cinematográfico. A gravadora também disponibilizava a revista “Film Music Notebook”, que contava sobre a história do cinema, entrevista com compositores e análises de trilhas sonoras.


Com essa gravadora, seu trabalho foi inteiro lançado em LP e CD, e Bernstein passou a ser um dos compositores mais registrados na historia de Hollywood. “To Kill a Mockingbird” um famoso filme de 1962, foi um álbum de sucesso, assim como “The Man with a Golden Arm” e “The Magnificant Seven”, esta sendo a música tema dos comerciais do cigarro Marlboro.

Além da sua carreira, Bernstein mostrou ser um homem de grandes conquistas. Definitivamente foi um compositor versátil, tendo em vista suas composições para o exército, suas trilhas para cinema, e ainda suas composições para rádio. As três linguagens têm algumas coisas em comum, mas ainda assim tem várias diferenças. São pessoas como esta que também influenciaram a muitos no cinema. Em 2001, completou 50 anos da sua carreira, com uma obra de mais de 200 trilhas sonoras. Faleceu em 18 de agosto de 2004 aos 82 anos, na Califórnia. Ele estava doente há tempos, porém não foi revelada a causa de sua morte. Era casado com Eve, tendo quatro filhos e 5 cinco netos.

Você gosta de algum compositor em especial? Comente! Selecionei alguns compositores para o FotoMusic Score, mas qualquer sugestão é bem-vinda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário