quarta-feira, 28 de abril de 2010


Compositores – Parte IV

Olá a todos do Fotograma Digital. Hoje pretendo continuar os posts que contam sobre a vida e obra dos compositores do cinema, porém vou escrever sobre um “recém-chegado” das trilhas sonoras. Seus trabalhos, pelo menos na minha opinião, são marcantes e já ficaram para a história, mas eu me pergunto se todos o conheciam antes do mais que merecido Oscar. Estaria eu falando de quem? rs....


Michael Giacchino nasceu em 10 de Outubro de 1967. Crescido em Edgewater Park, New Jersey, é um compositor que, assim como muitos, conseguiu alcançar com esforço seu espaço junto aos grandes mestres do cinema. Segundo o próprio compositor, “Penso que a minha música tem uma sensação antiquada, por alguma razão. Eu sou influenciado apenas pela música que ouvi durante a minha infância. Por isso ela tem uma tendência natural de soar uma outra época”.

Além de ter trabalhado em conhecidos filmes e seriados, Giacchino trabalhou com a trilha sonora dos jogos “Medal of Honor: Underground” (2000), e “Medal of Honor: Frontline”(2002), sendo esta uma vertente que cresce cada vez mais no mercado. Os Games, que para muitos não passa de mero entretenimento, hoje é um grande mercado para uma série de designers, programadores, e sim, músicos!

Michael teve uma grande repercussão com a Trilha Sonora de “Medal of Honor” e trabalhou também em outro jogo, “Call of Duty”. O compositor acha interessante o espírito de “entrar” em um projeto como compositor de um jogo, por ser uma experiência relativamente diferente da composição de filmes.




Também ficou muito conhecido em seus trabalhos para os seriados do diretor J.J. Abrams, compondo para as séries “Alias” e em seguida, para a famosa série “Lost”, que rendeu o prêmio Emmy 2005. Seria difícil definir uma música para melhor exemplificar o trabalho de Giacchino nestas séries, mas acho que consegui fazer uma boa seleção, rs..



Isso sem contar suas ótimas produções em filmes, onde podemos citar a trilha de “Star Trek” (2009) e “Mission Impossible III” (2006), ambas do diretor J.J.Abrams. Outra de suas trilhas mais conhecidas está em “Lost World: Jurassic Park” (1997)



(Lembrando que o tema principal de “Mission Impossible” foi composto por Lalo Schiffrin)

O compositor também foi responsável pela trilha em animações. Como citei na postagem sobre o Oscar, Giacchino foi o vencedor em 2010 com a trilha sonora de “Up” (2009). Seus conhecidos trabalhos em “Ratatouille” (2007) e “The Incredibles” (2004) são muito interessantes, dado o grande uso de “Leitmotiv” na trilha sonora.


Como disse no começo da postagem, Michael Giachinno fez trabalhos que marcaram a história da Trilha Sonora. Fazer a composição para diferentes meios é, na minha opinião, uma das suas características mais admiráveis. Ele é mais exemplo do quanto um compositor precisa ser versátil, e isso é perfeitamente notável em todos os vídeos que postei. Suas músicas têm várias influências diferentes, como na música “Spanish Heart” da série “Alias”, e estes dois últimos vídeos, que são os créditos finais de “Os Incríveis”, e “Ratatouille”.



Você gosta de algum compositor em especial? Comente! Selecionei alguns compositores para o FotoMusic Score, mas qualquer sugestão é bem-vinda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário