domingo, 6 de setembro de 2009

Meus Musicais

Hoje resolvi escrever sobre alguns musicais que me chamaram a atenção. Com um acervo de mais de 600 filmes, já dá para perceber que sou uma fanática. Musicais então me fascinam com toda aquela energia das canções e coreografias maravilhosas. Vou falar então um pouquinho dos que mais gostei...

Chicago
ano de lançamento ( EUA ) : 2002

direção: Rob Marshall
atores: Renée Zellweger, Catherine Zeta-Jones, Richard Gere, Queen Latifah e Lucy Liu

sinopse
Velma Kelly (Catherine Zeta-Jones) é uma famosa dançarina e a principal atração da boate onde trabalha. Após matar seu marido, Velma entra em uma seleta lista de assassinas de Chicago, a qual é controlada por Billy Flynn (Richard Gere), um advogado que busca sempre se aproveitar ao máximo da situação. Ao contrário do que se esperava, o assassinato faz com que a fama de Velma cresça ainda mais, tornando-a uma verdadeira celebridade. Enquanto isso a cantora Roxie Hart (Renée Zellweger) sonha com um mundo de glamour e fama, até que mata seu namorado após uma briga. Billy fica sabendo do crime e decide adiar ao máximo o julgamento de Velma, de forma a poder explorar os dois assassinatos ao máximo nos jornais. Assim como ocorreu com Velma, Roxie também se torna uma estrela por causa de seu crime cometido, iniciando uma disputa entre as duas pelo posto de maior celebridade do meio artístico.

Chicago foi um filme de enorme sucesso de bilheteria. A trilha sonora fantástica e as danças contagiantes fazem com que o telespectador queira dançar durante e após o filme. Apesar de não achar muita graça na atriz Renée Zellweger, tenho que confessar que ela se mostrou uma grande dançarina (pelo menos surpreendeu a mim). Catherine Zeta Jones além de ser dona de uma beleza estonteante é uma atriz maravilhosa. Richard Gere dispensa comentários, o único filme em que o ator atuou e que não gostei foi Dr. T e as Mulheres, que filme mais sem pé nem cabeça. As melhores cenas de Chicago são as da prisão, quando as duas personagens dançam e cantam e a última apresentação com a música “All That Jazz”. Vale muito a pena!

O Fantasma da Ópera
ano de lançamento ( EUA ) : 2004

direção: Joel Schumacher
atores: Emmy Rossum, Patrick Wilson, Miranda Richardson , Minnie Driver, Ciarán Hinds

sinopse
La Carlotta (Minnie Driver) é a diva de uma conceituada companhia teatral, responsável pelas óperas realizadas em um imponente teatro. Temperamental, La Carlotta se irrita pela ausência de um solo na nova produção da companhia e decide abandonar os ensaios. Com a estréia marcada para o mesmo dia, os novos donos do teatro não têm outra alternativa, senão aceitar a sugestão de Madame Giry (Miranda Richardson) e escalar em seu lugar a jovem Christine Daae (Emmy Rossum), que fazia parte do coral. Christine faz sucesso em sua estréia, chamando a atenção do Visconde de Chagny (Patrick Wilson), o novo patrocinador da companhia. O Visconde e Christine se conheceram ainda crianças, mas ele apenas a reconhece na encenação da ópera. Porém o que nem ele nem ninguém da companhia, com exceção de Madame Giry, sabem é que Christine tem um tutor misterioso, que acompanha nas sombras tudo o que acontece no teatro: o Fantasma da Ópera (Gérard Butler).

A personagem Christine é tão cativante que qualquer um é capaz de se apaixonar por ela. O fantasma, por sua vez, tem o seu lado sombrio, misterioso, mas ao mesmo tempo também é apaixonante e faz com que queiramos saber mais sobre ele. A trilha sonora é maravilhosa, principalmente na cena em que os personagens dançam “Mascarade”. Todos os personagens dançando e cantando nas escadarias do teatro é simplesmente fantástico. A famosa trilha do fantasma é esperada a todo momento. Um filme lindo e envolvente para os românticos assumidos!

Mamma Mia
ano de lançamento ( Alemanha EUA Inglaterra ) : 2008

direção: Phyllida Lloyd
atores: Amanda Seyfried, Meryl Streep, Stellan Skarsgard, Pierce Brosnan, Colin Firth

sinopse
Em 1999, na ilha grega de Kalokairi, Sophie (Amanda Seyfried) está prestes a se casar e, sem saber quem é seu pai, envia convites para Sam Carmichael (Pierce Brosnan), Harry Bright (Colin Firth) e Bill Anderson (Stellan Skarsgard), ex namorados e casos antigos de sua mãe. Eles vêm de diferentes partes do mundo, dispostos a reencontrar a mulher de suas vidas: Donna (Meryl Streep), mãe de Sophie. Ao chegarem Donna é surpreendida, tendo que inventar desculpas para não revelar quem é o pai de Sophie.

O filme é uma comédia romântica musical, sendo que muitos personagens chegam a exagerar em seus papéis. A história não é das melhores, uma historinha boba sem grandes surpresas. Enfim, a trilha sonora do ABBA consegue contagiar o telespectador. Eu, particularmente, adorei o filme. Os movimentos, cores, cenários, figurinos casaram muito bem e acredito que foi o que deu charme ao filme.

Grease
ano de lançamento ( EUA ) : 1978
direção: Randal Kleiser
atores: John Travolta, Olivia Newton-John , Stockard Channing , Jeff Conaway , Barry Pearl

sinopse
Na Califórnia na década de 50, Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John), um casal de estudantes, trocam juras de amor mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na escola de Danny. Para fazer gênero ele infantilmente lhe dá uma esnobada, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise. Esta trama serve como pano de fundo para retratar o comportamento dos jovens da época.

Sim, eu sei, esse filme é antigo, mas eu adoro. Olívia Newton John e John Travolta mostram que além de atuar, a dança não é problema para eles. Trata-se de uma historinha clichê, a mocinha e o bad boy que se apaixonam, porém a atuação dos atores, faz com que nos apaixonemos pelos personagens. As coreografias são fantásticas, envolventes e é lindo ver os personagens dançando tão harmoniosamente.

Across The Universe
ano de lançamento ( EUA ) : 2007
direção: Julie Taymor
atores: Evan Rachel Wood , Jim Sturgess, Joe Anderson , Dana Fuchs , Martin Luther

sinopse
Década de 60. Jude (Jim Sturgees) e Lucy (Evan Rachel Wood) estão perdidamente apaixonados. Juntamente com um grupo de amigos e músicos eles se envolvem nos movimentos da contracultura de sua época, tendo como guias o dr. Robert (Bono) e o sr. Kite (Eddie Izzard).
Um dos melhores filmes do ano de 2007. Um musical composto apenas por músicas dos Beatles, as melhores, na minha opinião.

Com algumas cenas líricas como em “Hey Jude”, outras delirantes “Strawberry Fields Forever”, o filme é encantador e deixa clara a mensagem de que seja qual for a guerra ou a época em que se vive “All we need is love”. A melhor música: Oh Darling! Ë simplesmente demais!

Ana Carolina Costa
Radialista e futura Pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário