terça-feira, 8 de setembro de 2009

Saturday Night Live e Seus Filmes

Live from New York, It’s Saturday Night!!!


Muita gente já ouviu essa frase na abertura do antológico programa Saturday Night Live em suas transmissões na TV a Cabo nos canais Multishow e Sony. Já que durante os anos 90 o programa foi super exposto aqui no Brasil com as reprises das clássicas temporadas principalmente da fase dos anos 80 e início dos anos 90, além das temporadas atuais que são transmitidas até hoje de sábado à noite pela Sony.
Muita gente também não se cansa de assistir filmes como Blues Brothers (Irmãos cara de pau), Wayne’s World (Quanto mais idiota melhor) e Coneheads. Talvez o que pode surpreender algumas pessoas, é que esses filmes surgiram de simples sketches do programa Saturday Night Live. Com o sucesso de certos quadros muitas vezes os produtores resolvem criar filmes baseados neles. Alguns foram grandes sucessos, como os filmes mencionados acima, porém também tiveram muitos fracassos de bilheteria e crítica. Confira a lista de alguns filmes baseados em quadros do Saturday Night Live.


The Blues Brothers (Irmãos Cara de Pau) – 1980Baseado no quadro de mesmo nome que passava no programa durante os anos 70. Estrelando o antológico John Belushi, como Jake e Dan Aykroyd como seu irmão Elwood. Eles formam uma dupla que vive na caótica cidade de Nova York dos anos 70, cantando Blues pelos bares da cidade e aprontando todo tipo de confusão. No filme, eles tem que cumprir uma “missão para Deus”, salvando o orfanato que eles cresceram com o pagamento das dívidas dele. Porém eles acabam arrumando grandiosas confusões tendo sérios problemas com a polícia de Nova York. Depois de dezenas de carros da polícia destruídos o filme foi um verdadeiro sucesso na época. No ano 2000, fizeram uma segunda parte do filme chamado Blues Brothers 2000, sem o carismático John Belushi. Essa segunda parte não teve o mesmo êxito que o original.


TRAILER:



Wayne’s World 1 e 2 ( Quanto mais idiota Melhor 1 e 2) – 1992/1993
Baseado em um quadro estrelando Mike Myers como Wayne e Dana Carvey como Garth. A dupla apresentava um programa, no porão da casa de Wayne transmitido por uma TV à Cabo clandestina, onde os dois jovens falavam de Rock, Mulheres e sobre a cultura pop da época, com um orçamento bem baixo, totalmente ao vivo, contando com efeitos toscos e Wayne com sua guitarra. Porém o programa era assistido e adorado por muitos jovens. No filme, um executivo de televisão resolve comprar os direitos do programa e dar uma repaginada no mundo de Wayne. Mas o fiel público acaba se desagradando com o novo formato do programa causando muita revolta contra Wayne, que precisa recuperar os seus direitos com o programa e oferecer o formato original que tanto agrada seus seguidores. Os filmes foram um verdadeiro sucesso na época e deixaram sua marca na história da comédia americana. A primeira parte do filme conta com a participação de Alice Cooper e também com a grandiosa cena onde eles escutam e interpretam “Bohemian Rhaposdy” no carro, fazendo com que essa música voltasse para as paradas americanas em segundo lugar, na semana de lançamento do filme.


TRAILER Wayne's World 1:



TRAILER Wayne's World 2:



It’s Pat – 1994
Estrelando Julia Sweeney como a figura andrógina de Pat Riley, que trabalha em um escritório, deixando todo mundo com muitas dúvidas em relação sua sexualidade. No filme Pat se apaixona por Chris, outra figura andrógina, deixando seu vizinho completamente obsecado para descobrir a sexualidade de Pat. Aparentemente o que o sketch tinha de engraçado, o filme tinha de irritante, desagradando o público e a crítica.


TRECHO DO FILME:



Stuart Saves his Family (Como Salvar Sua Família) – 1995Estrelando Al Franken como Stuart Smalley, apresentador de um programa que buscava ajudar pessoas com problemas de auto afirmação, onde Stuart dava conselhos para levantar o astral da pessoa. Mas o apresentador tem uma visível tendência para a depressão, além de ter uma família completamente problemática. No filme Stuart tenta salvar sua família e seu programa que possui uma audiência muito baixa. O filme acabou sendo um fracasso, e Al Franken acabou abandonando o programa SNL depois de muitos anos fazendo parte da equipe, seja como roteirista ou como ator.


TRAILER:
Como o vídeo está desabilitado para a incorporação, segue abaixo o link:
http://www.youtube.com/watch?v=RvgMIerTXl4


Coneheads (Cônicos e Cômicos) – 1993Baseado em um antigo quadro do programa que fez muito sucesso durante os anos 70, estrelando Dan Aykroyd e Jane Curtis como uma bizarra família alienígina que tinha a cabeça em formato de cone. O filme gravado só em 1993, com os mesmos protagonistas, conta a história da família tentando se adaptar aos costumes da sociedade americana e terráquea. O filme, assim como o quadro original, fez bastante sucesso na época.


TRAILER:



A Night at the Roxbury (Estragos de Sábado a Noite) - 1998
Estrelando Will Ferrel e Chris Kattan como os irmãos Steve Butapi e Doug Butapi. Era um quadro bem interessante que mostra de forma bem satírica a cultura dos freqüentadores de danceterias, ironizando todo seu ritual, as roupas, a abordagem com as garotas e é claro as danças. No programa o quadro era bem engraçado, porém a idéia de fazer um filme baseado nesse quadro foi realmente infeliz. Afinal falta conteúdo. Resumindo, o filme acabou sendo um grande fracasso.
(Nota do Editor: E que tradução ridícula)


TRAILER:



Ladies Man (O Tigrão) – 2000


Estrelando Tim Meadows como Leon Phelps, o Ladies Man, que é um apresentador de um programa no qual ele dá dicas de sexo e relacionamentos com uma abordagem bem estranha e digamos de mal gosto. O filme mostra o cotidiano de Leon. O filme acabou sendo um fracasso no olhar da crítica e dos fãs também.


TRAILER:



Foram produzidos alguns outros filmes talvez de menor impacto, pelo menos é a minha opinião.


(Nota do Editor: Entre eles, Superstar de 1999 com Molly Shannon, The Waterboy de 2000 com Adam Sandler e Harold de 2008 com Spencer Breslin)
Mas eu acho que alguns quadros antológicos mereciam alguns filmes, como o do psicólogo desiquilibrado Matt Fowley estrelando o legendário Chris Farley, os personal trainers Hanz & Franz e até mesmo algum documentário ou alguma coisa desse tipo inspirado no Weekend Update. Tem mais algum filme baseado em algum quadro do SNL que você gostaria de ver nessa lista? Ou tem algum quadro que você gostaria que fosse para as telonas? Comente!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário