quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Perfil: Sylvester Stallone - A fase Pré-Rocky

Para estrear a nova sessão do blog escolhi um ícone. Muito mais do que um ator/roteirista/diretor, Sylvester Stallone é um ícone. Um ícone do que se convencionou chamar de "herói de ação".


Stallone foi meu primeiro herói do cinema. Aos dez anos, eu queria ser Rambo com a faixa vermelha amarrada na testa, uma faca na mão direita e uma bazuca na mão esquerda. Aos dez anos eu virava o boné pra trás como Lincoln Falcão e inventava competições de queda de braço com todos as pessoas que conhecia. Aos dez anos eu queria lutar boxe, gritar pro Adrian e dizer que tinha conseguido. Odiava Ivan Drago e Clubber Lang e queria ter o olho do tigre. Aos dez anos queria tomar milk shake de pizza com ovo, usar óculos Rayban, com um palito no canto da boca, e dizer a todos que era a cura e não a doença.


Um dos meus sonhos mais antigos, e que espero um dia ainda realizar, é a de subir as escadarias do Museu de Artes da Filadélfia aos pulos e lá em cima gritar até o fôlego acabar.


Por isso, e por outros motivos mais, é uma honra escrever sobre a carreira de Sylvester Stallone, o maior herói de ação da história.


Vamos aos filmes:


Como quase todo mundo sabe, Stallone começou sua carreira num filme semi-erótico de nome "The Party at Kitty and Stud's" , no qual ele "interpreta" um rapaz que alegra algumas moçoilas interessadas em Sly. Anos mais tarde, já com o sucesso de Rocky, o filme foi relançado com o título de "The Italian Stalion". Nessa versão, todas as partes de sexo explícito foram limadas e o que restou foi um filme erótico semi-explícito, no estilo dos filmes da Bandeirantes do clássico Cine Privê.
Segue o trailer:



Sly após o patético início como galã porno, passou por algumas pontas em filmes importantes como Bananas ( de Woody Allen) e Klute, o Passado Condena (de Alan J.Pakula) ambos em 1971. Abaixo o vídeo encontrado no Youtube dessa primeira participação de Sly no cinema:



Seu primeiro papel de algum destaque surge em 1974 com o filme Os Lords de Flatbush, dirigido por Martin Davidson e Steve Verona. No filme Sly vive Stanley um dos membros da gangue Lords of Flatbush, a mais temida do Brooklyn.
Videozinho abaixo:



No ano seguinte, Sly mais uma ponta de Sly no filme The Prisioner of the Second Avenue, onde ele vive um ladrãozinho que rouba a carteira de Jack Lemmon. Essa participação pode ser vista no Youtube:



Ainda em 1975, Stallone aparece como Frank Nitti no filme Capone dirigido por Steve Carver, com Ben Gazzara ( de O Assassinato do Bookemaker Chinês do genial John Cassavetes, que também está no filme, entre outros). O trailer também pode ser encontrado no Youtube, e como quase todos os trailers da época é longo e conta praticamente toda a história do filme.
Trailer abaixo:



Continuando, ainda em 1975 ele participa da série Kojak , como o detetive Rick Daly em um episódio, e da série Police Story também em um episódio como Caddo. Abaixo o trecho da participação de Sly, como o detetive Daly na série do Kojak.



No cinema, Sly teve uma participação deletada no filme Mandingo e uma ponta no filme O Último dos Valentões estrelado por Robert Mitchum (de A Filha de Ryan, Cabo do Medo, O Mensageiro do Diabo entre outros) e Charlotte Rampling (de Coração Satânico, Zardoz e Instinto Selvagem 2 entre outros) e dirigido por Dick Richards. Baseada num romance do autor policial Raymond Chandler, conta a história de Philip Marlowe (Mitchum) contratado por um ex-presidiário para localizar sua ex-namorada desaparecida. Sly vive Jonnie um dos capangas desse criminoso.


Fechando o ano, Sly surge como Machine Gun Joe Viterbo no clássico cult Corrida da Morte Ano 2000, que teve remake recentemente estrelada por Jason Stathan. No filme original, Stallone é um dos adversários de David Carradine, que vinha do sucesso da série Kung Fu e vive o piloto Frankenstein. Estamos no ano 2000, e numa sociedade vigiada, totalitária e ditatorial, e o presidente americano inventa essa corrida doentia, que atravessa o país com os mais doentios e perversos pilotos do planeta munidos dos carros tirados diretamente do desenho do Speed Racer. Além de percorrer todo o país, os pilotos ganham pontos por atos, digamos, politicamente incorretos, como atropelar velhinhos em cadeiras de rodas e crianças indefesas. O filme também conta com cenas absolutamente surreais, como o duelo do carro touro contra um toureiro de verdade. Um verdadeiro clássico b, que terá review no blog em breve. Abaixo o trailer dessa "podreira" de alta categoria.



Entramos no ano de 1976, e Sly faz mais uma de suas aparições não creditadas em Cannonball como um mafioso que conversa com o chefe da máfia vivido pelo próprio diretor do filme Paul Bartel (mesmo de Corrida da Morte) e com (pasmem !) Martin Scorsese.


E ai, veio Rocky... mas isso fica pra próxima parte do perfil do Sly.


Abraços !





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário