quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Presságio
(Knowing - 2009)121 min. - Ficção Científica

Direção: Alex Proyas
Roteiro: Ryne Douglas Pearson, Juliet Snowden e Stiles White

Com: Nicolas Cage

O filme começa com os alunos de uma escola infantil fazendo desenhos sobre como imaginam o futuro, e uma garotinha ao invés de desenhar, escreve uma série de números. Os papéis são colocados em uma cápsula do tempo, que é reaberta 50 anos mais tarde. A cada aluno é entregue uma carta, Caleb recebe a mensagem criptografada da garota. Até aí tudo bem, se seu pai não fosse o professor de astrofísica John Koestler, interpretado por Nicolas Cage, que acaba descobrindo que a mensagem codificada traz as datas e o número de mortos de todas as tragédias dos últimos 50 anos e que algumas tragédias ainda estão para acontecer. Contando com a ajuda da filha e da neta da autora da mensagem, John embarca em uma corrida eletrizante contra o tempo para prevenir a humanidade do maior dos desastres.
Primeiramente gostaria de dizer, que a garota do início do filme me causou um pouco de medo, afinal ela parecia a menina do filme O Grito...meio sinistra rs. Enfim, os efeitos especiais são perfeitos e as cenas dos acidentes são muito reais, os pontos fortes do filme. A história é bem coerente e ficou muito melhor com a atuação do Nicolas Cage, de quem sou fã de carteirinha. Não podemos negar que o tema do filme não é nem um pouco novo, porém é comum a todas as religiões, esse lance de apocalipse e tal. Não gosto muito de entrar em religião, mas enfim. É uma amostra do que deve acontecer no fim dos tempos. Li várias críticas sobre esse filme, em que as pessoas afirmaram que é um filme previsível, que a cada momento você sabe o que vai acontecer. Eu não achei isso, pelo contrário, é claro que não achei que o protagonista ia conseguir salvar o mundo e que tudo ia acabar bem no final, porque se acabasse, não sei o que eu faria, com certeza acharia o filme péssimo. O final, a meu ver foi meio estranho, as crianças voltando felizes, uma espécie de Adão e Eva no paraíso! Sei lá, ficou estranho, ou não entendi direito. Acho que seria mais fácil se todos tivessem morrido, não que eu quisesse isso, é claro! Mas enfim, o filme é ótimo e vale muito a pena, como todos os filmes de Alex Proyas. (Eu, Robô, Cidade das Sombras e O Corvo).


TRAILER:



Ana Carolina Costa
Radialista e futura Pedagoga
http://www.dedode-prosa.blogspot.com/

7 comentários:

  1. Eu não gostei desse filme ... mesmo rsrs

    ResponderExcluir
  2. Não assisti, e confesso que não tenho o menor interese em ver haha

    ;)

    ResponderExcluir
  3. Achei o filme muito viajante, diga se de passagem, mas um belo passatempo!

    Gosto da atuação do Cage.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria muito de ver, mais pelo Alex Proyas do que pelo Nicolas Cage. Perdi no cinema, mas alugarei quando tiver um tempinho livre.

    ResponderExcluir
  5. Valeu mais pelos efeitos, ótimos e convincentes, a história q começa bem, termina mal, ñ gostei daquele final!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir
  6. Hnm... quando fui ao cinema, esperava uma obra no mínimo interessante. E encontrei! Até a metade do filme, as coisas se desenvolvem bem, mas o enrendo envolvendo ETs que querem raptar crianças é meio estranho e comecei a não gostar do filme.
    Aquele final, completamente escroto, me fez acreditar que tinha perdido metade do dinheiro que gastei comprando o ingresso. Não é um filme previsível, mas não sabe com concluir com eficiência.

    Duas cenas são muito bemr ealizadas: o acidente no metrô e a queda do avião.

    ResponderExcluir
  7. Achei esse um BOM filme e nada mais. Sinceramente, eu achei fraco demais até o final, que achei bom e poderoso, algo corajoso. Quanto aos efeitos, não sei o que todos viram neles. Os efeitos do 2001 são de 1968 e são melhores. A única cena que foi legal mesmo, tecnicamente, foi a do metrô. A direção do Proyas tá inferior ao que ele faz sempre, ele é bem competente. Acho que Presságio não vale o ingresso porque só o final é bom mesmo.

    PS.: Quanto a cena do avião, ela é estranha demais. Quer dizer que o avião passa á dois palmos do Cage e não ocorre nem um ar de turbina pra tacar ele longe? E pior: O avião EXPLODE NO CHÃO e sai gente andando dele. Hein?!

    ResponderExcluir