quinta-feira, 17 de setembro de 2009

[REC]
([REC] - 2007)
85 min. - Terror


Diretor: Jaume Balagueró e Paco Plaza
Roteiro: Jaume Balagueró, Luis Berdejo e Paco Plaza


Com: Manuela Velasco, Ferrand Terraza, Jorge Serrano, Pablo Rosso, David Vért, Martha Carbonell, Carlos Vicente

Quando eu tomo conhecimento de algum remake sendo produzido por Hollywood de algum filme não americano, sempre quando possível, procuro assistir ao original antes do remake.


Foi assim com o Chamado, O Grito, Vanilla Sky e mais recentemente com REC , ou Quarentena na versão estadunidense.


A história é extremamente simples, praticamente um fiapo de narrativa, mas conduzida de uma maneira magnífica.
Manuela Velasco é Angela Vidal reporter de um canal de TV na Espanha que apresenta um programa chamado "Enquanto Você Dorme" que apresenta, pelo menos me pareceu vendo o filme, a realidade da cidade, que não é identificada, enquanto todo mundo ahnn... dorme .


O filme começa com a graciosa Angela Vidal e seu cinegrafista (odeio a expressão tucanada repórter cinematográfico)Pablo, cobrindo um dia normal em um quartel do corpo de bombeiros. Entre jantares e gracinhas para as cameras , o alarme toca e os bombeiros Manu e Alex vão junto a Angela e Pablo até o local do chamado.


Trata-se de um daqueles prédios antigos, que agente encontra em São Paulo no centro velho. Lá dentro os moradores (todos muito realistas, muito bem interpretados) informam que uma senhora estava gritando desesperada e precisava de ajuda.


É ai que a brincadeira começa. Em um filme enxuto os diretores Jaume Balagueró e Paco Plaza criam um clima de tensão profunda, sustos ocasionais e a eterna sensação de que tudo vai acabar dando errado.


Quem viu Cloverfield, outro filme muito interessante, vai reconhecer de imediato a opção estética pelo "falso documentário" com a simulação da realidade sendo empregada pelos diretores, que na minha opinião, funcionou muito melhor nesse exemplar do que no filme estadunidense.


Tenso, clasutrofóbico, violento e perturbador, REC é a mistura fina entre o gore e o terror psicológico, com roupagem de especial de tv.


Recomendado.


TRAILER:



TRAILER MOSTRANDO APENAS AS REAÇÕES DO PÚBLICO AO VER O FILME (Que idéia brilhante !):



11 comentários:

  1. Um dos melhores filmes de terror que eu vi no ano passado, sem dúvida alguma.

    Estou no aguardo agora da continuação realizada pelos mesmos diretores. A versão americana eu passei longe.

    ResponderExcluir
  2. Ronald, concordo com tudo o que você disse. Realmente passei bem longe da versão americana.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não gostar de filmes de terror, pq 90% deles não tem história. Esse eu gostei!

    E quanto ao estilo de filmagem, bem não é nada inovador, pois como foi dito, tem o Cloverfield e a "grandiosa" Bruxa de Blair haha

    ResponderExcluir
  4. Apreciei bastante, confesso que cheguei a conferir a versão americana - não é tãaao ruim, mas perde feio até pelo pouco impacto...não provoca tantas sensações assim, é bem verdade.

    Eu adorei "Cloverfield", me deu ânsias de ansiedade, nervoso, certa agonia ao longo do filme...é tão extremo em realidade, bem dirigido também - mas, muita gente falou mal, criticou feio.

    Gosto é gosto.

    Abraço, ótimo conceito aqui! Já sigo, bem de perto.

    ResponderExcluir
  5. ...interessante visualizar, no topo do blog, a imagem de Brando e Leigh: meu filme de cabeceira, UMA RUA CHAMADA PECADO. Além, claro, de outros ícones aí expostos.

    ResponderExcluir
  6. Cristiano, obrigado pelos elogios... sobre o REC fazia mesmo muuito tempo que não me chocava tanto com um filme de terror.

    Sobre o logo/imagem a idéia é homenagear pessoas que realmente se imortalizaram na tela.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. oLÁ aLexandre

    Obrigado pelo seus comentários em meu blog. Agradeço imensamente. Tbém gostei do seu e já virei seguidor.

    Sobre o filme REC eu adorei, me deixou realmente assustado. Espero mais para o REC2.

    Abraços e até mais.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo texto e pelo blog, Alexandre! Para mim, REC é um dos melhores filmes de terror desta década!!! Abraço!!!

    ResponderExcluir
  9. Verdade, muito bom. Os espanhóis sabem fazer bons filmes de terror, outro que gosto muito é Tese (Aqui com o título de "Morte ao Vivo"). As escolhas em REC ajudam no suspense.

    ResponderExcluir
  10. "Bruno disse...
    Apesar de não gostar de filmes de terror, pq 90% deles não tem história. Esse eu gostei!"

    Essa foi uma das coisas mais estúpidas que eu já li em toda a história da internet.

    ResponderExcluir
  11. Ronald essa é a graça da rede rsrs , cada um fala a merda que quiser e agente só da risada deles rsrs.

    Abraços !

    By the way: apesar de já ter comentado no teu blog , reitero sua lista de melhores dos anos 90 ficou excelente , eu não tenho capacidade de síntese para limitar a dez rsrs , minha lista de dez, teria uns 50 no mínimo, vide minha lista do século 21 rsrs.

    Abraço.

    ResponderExcluir