terça-feira, 8 de setembro de 2009

Resenha: De Repente 30

De Repente 30
(13 Going on 30 - 2004 )
98 min. - Comédia


Direção: Gary Winick
Roteiro: Josh Goldsmith e Cathy Yuspa


 
Com: Jennifer Garner , Mark Ruffalo , Judy Greer , Christa B. Allen , Andy Serkis

 
Qual adolescente nunca quis ser adulto e qual adulto não pensa em voltar a ser adolescente? As duas fases têm seu lado bom e seu lado ruim. Quando se é adolescente, o ser humano passa por novas descobertas, quer ser do grupo mais popular da escola, o menino quer ser o bonzão da turma, a menina quer que o cara mais cobiçado olhe para ela, mesmo ela sendo aquela nerd que da dó, quer completar 18 anos para poder entrar na balada sem autorização da mãe, quer se tornar adulto o mais rápido possível, se veste e age como adulto...e por aí vai....mal sabem esses adolescentes que quando chegarem nessa fase vão ver que não é toda essa maravilha, as responsabilidades chegam e as brincadeiras acabam tendo hora e lugar para acontecerem. Todo adulto quer voltar a ser adolescente justamente para não ter essas responsabilidades, não ter que viver na correria do dia a dia, trabalhar, pagar contas etc... Porém as duas fases tem algumas semelhanças, quando se é adolescente é possível brincar, brincar e brincar, falar o que se quer, ser livre para se divertir...o que acontece também na vida adulta, porém as brincadeiras são outras, não é preciso mais da autorização dos pais para nada, porque você é dono do seu próprio nariz, você aprende a falar o que quer moderadamente para não ofender ninguém... Enfim todas as fases da vida são importantes e todas valem a pena, é preciso saber aproveitar as oportunidades que são dadas!


O filme é interessante por isso...Jenna Rink é uma garota que simplesmente odeia ser adolescente, pelo fato de que seus amigos não lhe dão atenção, seus pais não largam do seu pé e o garoto por quem está apaixonada nem sabe de sua existência. A única coisa boa na vida de Jenna é a amizade de Matt Flamhaff, seu vizinho. Em seu aniversário de 13 anos, convida alguns amigos para uma festa, porém eles a trancam em um armário, roubam todos os doces e a deixam lá sozinha. Quando Jenna se da conta do que aconteceu ela faz um pedido: “Quero ter 30 anos e ser bem sucedida!”. O pedido se torna realidade e, no dia seguinte, Jenna desperta com 30 anos de idade. No início Jenna fica assustada com as novidades de sua vida, aos poucos ela vai percebendo a pessoa que se tornou, gostando de algumas coisas que conquistou e odiando outras. Porém, quando tenta reencontrar Matt, Jenna descobre que perdeu contato com ele há vários anos e que agora ele está prestes a se casar.


Acredito que o filme tem mesmo esse objetivo de tentar mostrar que podemos nos tornar uma pessoa que não queremos ser, mas temos a chance de mudar isso...infelizmente essas coisas de voltar no tempo ou uma viagem para o futuro não existem, senão seria muito fácil resolver os problemas. A hora de mudar é agora, você é o que você faz! Se formos nos dar conta disso quando já for tarde....não haverá um pozinho mágico para nos levar de volta ao passado! Às vezes deixamos uma oportunidade passar, deixamos pessoas, momentos...e de repente nos tornamos adultos e percebemos que a vida passou e nem nos demos conta! Eu sei a pessoa que eu quero ser...aliás já sou adulta e confesso que deixei muitas coisas passarem, mas também aproveitei muito tudo o que pude na adolescência. Se sou a pessoa que sou hoje, é graças as oportunidades e as pessoas que tive em minha vida e não me arrependo de nada! Ainda estou na casa dos 20 rsrs, falta pouco para chegar aos 30...mas vou continuar aproveitando tudo e quanto eu puder.!!!!!!!!


TRAILER:



Ana Carolina Costa
Radialista e futura Pedagoga
http://www.dedode-prosa.blogspot.com

Um comentário:

  1. Estava ansiosa pra ler esse post pq amoooo esse filme, e ele passou, nos ultimos 5 dias, talvez umas 10 vezes, inclusive hoje, na Sony.

    Interessante como tanto esse, como "Big" mexem tanto com a gente.

    bjs

    ResponderExcluir