O Framboesa de Ouro ( Razzie Awards ) é o nêmesis do Oscar. Em vez de premiar os melhores filmes americanos do ano, premia as piores produções do ano.
A história desse prêmio começa em 1980 criado por John Wilson, e a partir de 81 todos os anos o prêmio é entregue.
Como homenagem seguem abaixo os vencedores da primeira década do prêmio. Em breve a parte dois e três.
1981 - Can't Stop the Music
Porque é tão ruim ? Duas palavras: VILLAGE PEOPLE ... nada mais.
Venceu as pérolas: Xanadu, Sexta-Feira 13 (injustiça), A Fórmula, Cantor de Jazz, A Bomba que Desnuda, O Resgate do Titanic, Missão Saturno 3 e Maldita Paixão.
1982 - Mamãezinha Querida
Porque é tão ruim ? Sendo bastante sincero... eu não ví esse filme. E pelo que fuçei pela net, pode-se considerar uma injustiça essa vitória (vão entender pelos filmes indicados) . Pelo que li, o filme realmente não parece ser bom, porém não é o "digno" vencedor da disputa.
Venceu as pérolas: Amor Sem Fim, O Portal do Paraíso , A Lenda do Cavaleiro Solitário e Tarzan, O Filho das Selvas.
1983 - Inchon
Como o Youtube não permite o videozinho no blog, seguem abaixo alguns links pro filme:
http://www.youtube.com/watch?v=agdQaCI--v8 (Trecho de 10 minutos do filme)
http://www.youtube.com/watch?v=_xfGs5N0-9c&feature=related (Abertura e créditos)
Porque é tão ruim ? As histórias de bastidores desse filme merecem um livro. O filme teve como um dos seus financiadores o famigerado Sun Myung Moon fundador da Igreja da Unificação. O filme nunca foi lançado em vídeo ou dvd, e portanto só pode ser visto pela net. Outra coisa bizarra: Mitsuharu Ishii jornalista japonês, que depois de pensar em biografias de Jesus e Elvis decidiu por recontar a história da invasão do general MacArthur durante a Guerra da Coréia. A médium Jeanne Dixon foi consultada para (acreditem) entrar em contato mediunico com o próprio General. E também escolheu o diretor Terence Young para a direção dessa pérola. Pra fechar , todo grande fracasso precisa ter um elenco estrelado para naufragar mais ainda o projeto. Anotem a lista: Laurence Olivier (ele mesmo), Jacqueline Bisset, Ben Gazzara e Toshiro Mifune. Precisa mais ?
Venceu as pérolas: Annie, Butterfly, O Esqudrão do Terror, Romance Pirata
1984 - A Mulher Só
Porque é tão ruim ? Baseado num livro de Harold Robbins (o que por sí só já um predicado para a mediocridade), conta a história de menina ingênua (Pia Zadora) que ao vencer um concurso de "escrita criativa" conhece um famoso escritor que a leva para uma festinha, onde ela é quase estuprada por um dos amigos do escritor (Ray Liotta, pagando mico). O escritor e a moça acabam , obviamente, ficando juntos e futuramente até casando. O casamento acaba e ela começa a usar seus dotes (leia-se corpo) para conseguir que seus roteiros virem filmes.
Precisa dizer mais ? Harold Robbins, filme pornô soft ruim, roteiro medíocre = bomba.
Venceu as pérolas: Hercules, Tubarão 3, O Imbatível, Embalo a Dois.
1985 - Bolero - Uma Avetura em Êxtase
(O filme é tão ruim, que nem vídeo no Youtube eu achei rs).
Porque é tão ruim ? Bo Derek (uma das mulheres mais deliciosas da década de oitenta) é uma pobre e ingênua virgem (ok... vamos crer), que viaja pelo mundo a procura do homem certo para desvirginá-la ... será que preciso continuar ?
Venceu as pérolas: Um Rally Muito Louco, Rhinestone, Sheena - A Rainha da Selva, Onde os Garotos Estão.
1986 - Rambo II - A Missão
Porque é tão ruim ? Injustiça !!! Rambo 2, até pode não ser um filme excelente mais comparado a Revolução ou a Jogo no Escuro ainda é melhor. Revolução conta com a pior atuação de Pacino, num líbelo patriótico ridículo, e Jogo no Escuro tem Ryan O'Neal um dos atores mais mal explorados do cinema.
Venceu as pérolas: Jogo no Escuro, Revolução (o verdadeiro vencedor), Rocky IV (outro possível vencedor), O Ano do Dragão (outro absurdo da lista !).
1987 - Howard, O Pato
Porque é tão ruim ? Sabe quando uma coisa realmente te deixa constragido ? Com vergonha alheia ? Essa é a sensação de ver essa porcaria. Todo errado, da concepção do filme, ao modelo ridículo de pato, a pseudo insinuação de tensão sexual entre o pato do espaço e a humana. Acho desnecessário descrever o filme, pois acho que pelo menos uma vez na vida todo mundo teve o desprazer de ver esse filme... vencedor merecidíssimo !
Venceu as pérolas: Sob o Luar da Primevera, Cidade Corrompida, Cobra (olha a perseguição ao Sly), Surpresa de Shangai.
1988 - Leonard - Parte 6
Porque é tão ruim ? Por onde começar ... Bill Cosby, sátira infeliz, risadas amarelas, vergonha alheia (again)... o filme é tão medonho que o próprio Bill Cosby (um dos comediantes mais chatos do universo) após conferir a "cagada" mandou publicar anúncios em diversos jornais americanos pedindo para as pessoas não gastarem seu dinheiro vendo o filme. Se até o astro (também produtor e roteirista) odiou...
Venceu as pérolas: Ishtar, Tubarão 4 - A Vingança, A Marca do Passado, Quem é Essa Garota ?
1989 - Cocktail
Porque é tão ruim ? Não acho o filme o digno vencedor. Acho-o até bem divertido se não for levado a sério, é claro. Um dos filmes mais repetidos na tv brasileira (qual o canal, alguém lembra ?), conta a história de um rapaz que acaba de sair do exército e ao não conseguir emprego por não ser formado acaba aceitando o trabalho de barman.
Venceu as pérolas: Clube dos Pilantras 2, O Cavalo Falante, Mac - O Extraterrestre, Rambo 3
E vocês ? Concordam com os escolhidos... lembram de outros tão ruins ou piores que os vencedores ?
Abraços !
Eu sou LOUCA para assistir "Mamãezinha Querida", mas nunca encontrei esse filme, que já virou um cult! rsrsrs
ResponderExcluirE não acho "Cocktail" tão ruim assim!
Realmente, um paro FUMANTE e PERVERTIDO não dá!
ResponderExcluirInconcebível!
Fazer o que, é MARVEL é ruim.
A unica injustiça é com o Tubarão 4, ele que deveria ganhar!!! haha
;)
Eu quis dizer PATO*
ResponderExcluirPô, falar mal do filme do Pato é sacanagem. Um do filmes mais divertidos da minha infância.
ResponderExcluirEle é tão ruim que é bom Ronald rsrsr
ResponderExcluirKamila ... obrigado pela visita !!!
ResponderExcluirDá pra achar o filme na net, fiz uma pesquisa e não é tão complicado de achar.