terça-feira, 8 de setembro de 2009

NERV / UMBRELLA : Mais do Mesmo!

E mais um colaborador se junta ao Fotograma Digital. Dessa vez é Bruno Gonçalves, estudante de direito, cinéfilo desde que nasceu e a voz da conspiração e análise desse humilde blog.

Para começar ele escolheu um tema espinhoso e destrincha as semelhanças entre duas poderosas organizações globais.

Abraços !!!

Já dizia meu grande professor de ciência política ao explicar Thomas Hobbes:
“Se você achava que era o único que pensava assim, não se surpreenda. Alguém já teve esse pensamento muito antes de você!”

NERV – Organização quase militar crida com o intuito de encontrar e destruir os Anjos que aparecem após o chamado 2º Impacto. Comandada por Gendo Ikari.

UMBRELLA – Indústria, a princípio, do ramo farmacêutico. Realiza várias operações/experiências ilícitas em seus laboratórios, cujo resultado é a criação do T - Vírus. Criada e comandada por Ozwell E. Spencer.

Nerv e Umbrella. Evangelion e Resident Evil.

Ambas são controladas por apenas 1 pessoa, a qual todos conhecemos e que usam suas empresas e seus funcionários ou capangas para atingir sempre um objetivo maior dos que nós imaginamos.

Apesar de aparecerem em 2 histórias totalmente diferentes, possuem o mesmo objetivo, bem como as MESMAS estratégias e artimanhas pra conseguir suas metas.

Há 5 pontos em comum que é importante destacar:

Sempre há um “testa de ferro” que acaba tornando-se o vilão;
Os bonzinhos se fodem o tempo inteiro por causa delas (as empresas);
Sempre há alguém do “lado errado” da história que torna-se traidor por desconfiar da própria organização a qual trabalha;
O mocinho acaba descobrindo que estava sendo usado e feito de idiota o tempo inteiro;
O testa de ferro e vilão não era nada além de apenas mais uma peça no jogo.

Com o passar do tempo a história sempre se repete, não há novidade, não há mais o impacto, o queixo caído com o desfecho da trama. Não ficamos mais com aquela cara de “Nossa, era isso o tempo inteiro!”. A falta de criatividade é algo que me espanta muito. E isso são apenas 2 exemplos aleatórios que teoricamente não tem nada a ver um com o outro.

Sendo assim, conclui-se que não importa a época, não importa o contexto. É carne de vaca. Idêntico a máfia; A estrutura é sempre a mesma.

Até quando veremos isso? Não sei, mas há de um dia aparecer uma cabeça iluminada para criar algo diferente. Que com certeza será o exemplo a ser seguido em Organizações Fictícias, girando sempre no mesmo ciclo vicioso e sem criatividade.

Bruno Gonçalves
Estudante de Direito e arauto do caos

Nenhum comentário:

Postar um comentário