terça-feira, 8 de setembro de 2009


Novamente o Fotograma Digital apresenta um novo colaborador. Agora é o Joaquim Pedro do Rio de Janeiro, mais um carioca prodígio e cinéfilo de carteirinha.


Em seu primeiro post ele aborda o tremendo sucesso Se Beber Não Case.


Abraços !

Se Beber Não Case
(The Hangover - 2009)
100 min. - Comédia

Direção: Todd Philips
Roteiro: Jon Lucas e Scott Moore

Com: Bradley Cooper, Ed Helms, Zach Galifianakis e Justin Bartha.

Todd Phillips dá aula de como fazer comédia


Uma coisa que sempre me deixa chateado com comédias de verão, em geral feitas por Irmãos Wayans da vida e outros cidadãos como os caras de Espartalhões ( cujo eu não me atrevo dizer o nome) são as piadinhas idiotas e escatológicas, sem nenhuma criação e que só divertem pessoas que não ligam pra arte, apenas cabeças cansadas e que assistem ao filme apenas por um motivo para estar sentado. Existem porém, almas caridosas que fazem comédias decentes, com piadas inteligentes e que fazem realmente rir. Um exemplo é Queime Depois de Ler, que os irmãos Cohen fazem muito bem, misturando suspense e comédia. Outro exemplo é Segurando as Pontas, ótimo filme , que nos remete muito a Se Beber Não Case.


Se Beber Não Case é um filme imensamente poderoso em sua história. Mérito aos bons roteiristas e o diretor inovador Todd Phillips. O filme mostra o que realmente acontece quando quatro homens são largados em Vegas numa despedida de solteiro : Nada de bom, claro.


Na trama, Phill (Bradley Cooper, ótimo e muito competente) Stu (Ed Helms, ótima descoberta para comédia) e Alan (Zach Galifianakis, o melhor dos três) armam uma despedida de solteiro para Doug (Justin Bartha), e depois de uma noite de muita bebedeira e farra acordam doídos, com um tigre, uma galinha e um bebê no quarto, e não sabem onde Doug está, tendo uma Las Vegas inteira pra procurar.


Com essa premissa muito boa, que faz o público se interessar mais pelo filme a cada minuto, num crescente adequado, sem quedas e sem erros. E a trama envolve coisas tão diferentes (um tigre e um bebê num quarto não é lá tão normal) e depois consegue uni-los de maneira tão fácil, que realmente devemos tirar o chapéu para os realizadores.É incrível como tantas coisas erradas e ineperadas acontecem em sequencia. Outro ponto forte do roteiro assinado porScott Moore e Jon Lucas, são as piadas infames e politicamente incorretas muito bem colocadas. É impossíovel não rir com as piadas de Holocausto, 11 de Setembro e Racismo que estão no filme.


Outra coisa que ajuda muito um filme desse tipo é a direção. Todd Phillips mistura muito bem elementos já utilizados em outros filmes, enredado com uma direção que promove planos inteiros , closes bem colocados e uma fotografia muito boa , que contempla muito bem Vegas como ela realmente é, sem tirar nem por.


No final das contas, é um filme diferenciado, pois consegue ser uma comédia inteligente e única, que passa muita coisa aos fãs cinéfilos, e muita diversão a pessoas em busca apenas de entretenimento num sábado a tarde. Não descamba para o dramalhão no fim, como em alguns filmes de Adam Sandler que são tão vazios, que precisam por uma lição de moral no final para as pessoas não sairem da sala se perguntando o que eles tiraram dali.


Brilhante, um dos melhores filmes do ano, que sem dúvida , pode deixar muita superprodução 3-D no chinelo.


TRAILER:





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário