Conta Comigo (Stand By Me, 1986) - Rob Reiner
O Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989) - Mary Lambert
Louca Obsessão (Misery, 1990) - Rob Reiner
Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994) - Frank Darabont
À Espera de Um Milagre (The Green Mile, 1999) - Frank Darabont
O Apanhador de Sonhos (Dreamcatcher, 2003) - Lawrence Kasdan
Janela Secreta, A (Secret Window, 2004) - David Koepp
1408 (1408, 2007) - Mikael Håfström
O Nevoeiro (The Mist, 2007) - Frank Darabont.
“- Já leu algum livro do Stephen King?
- Quem? Aquele idiota que só escreve livro de terror? Não gosto dele!
- Já assistiu A Espera de um Milagre?
- Sim. Muito lindo chorei demais...
- Ah, legal. É baseado no conto do Stephen King!
- Sério?!?!?!?!”
Nessa lista temos filmes maravilhosos, ótimos, bons, ruins e péssimos. Entretanto há 1 coisa em comum em todos eles. Todos são adaptações feitas de obras do mestre do terror Stephen King!
Surpreso? A lista não para por ai, isto é apenas uma pequena amostra, passando por vários gêneros de filmes. Enfim.
Acontece que a adaptação de um livro para o cinema nem sempre é uma boa escolha, principalmente se tratando do grande SK, pois em alguns filmes não conseguem passar o terror e o suspense que sentimos ao ler os livros.
Um bom exemplo é o Apanhador de Sonhos, não conheço nenhuma pessoa que tenha gostado do filme, fato é: quem não leu o livro não entende porra nenhuma no filme; Mas seu final péssimo e decepcionante também ocorre no livro.
Mas sempre há um porém, também houve adaptações maravilhosas e que passam o mesmo sentimento do livro, coincidência ou não esses filmes são sempre dos mesmos diretores. Mesmo que Rob Reiner e Frank Darbont não tenham nenhum filme que seja considerado um super clássico, eles conseguem passar a sensação dos livros para a tela.
Há outros filmes que tem histórias interessantes, mas nem todo mundo conhece o fato de ser adaptação e acham o roteiro “interessante”, como Janela Secreta e o clássico do extinto cinema em casa Christine, o Carro Assassino.
Acredito que adaptações tenham de ser feitas por inteiro, de ótima qualidade e principalmente deve ser direcionada para o público que a conheça, mesmo que a relação custo/benefício não seja boa para a produtora e não feita “nas coxas” como a maioria é feita.
Sendo assim eu recomendo que quem goste ou se interessa por estes filmes vão atrás e LEIAM as obras , para não serem pegos de surpresa no seu próprio preconceito.
Eu sou um dos poucos que gostam mesmo de DREAMCATCHER.
ResponderExcluirSério Osvaldo ? Você gostou mesmo ? Cara , me explica rsrsrs
ResponderExcluirhauhauahuahauha
ResponderExcluirEm momentos, ele é bom de tão ruim, mas em outros, ele funciona demais. Preciso rever, as maiores lembranças são da morte de um dos protagonistas antes do meio do filme e de rir com Morgan Freeman e Tom Sizemore mais perdidos do que o Wally.
Olá Bruno, o ex extinto Christine, pois passou hoje sexta 13 no cinema em casa. Que demais adorei relembrar tal classico que quase não me recordava de nada!
ResponderExcluirABRAÇO