terça-feira, 8 de setembro de 2009

Up - Altas Aventuras
(Up - 2009)
96 min. - Animação

Direção: Pete Docter
Roteiro: Pete Docter

Vozes de (no original): Ed Asner, Jordan Nagai, Christopher Plummer e Delroy Lindo.

A Pixar consegue sempre algo que as empresas sempre lutam e dificilmente conseguem: misturar conteúdo artístico com cinema altamente comercial.
É algo complicado, fazer um filme de qualidade cinéfila eleveada que venda bastante e faça sucesso. Filmes como Batman - O Cavaleiro das Trevas são exemplos disso. Fazem muitos milhões, e são elogiados pela crítica.


A Pixar faz isso quase sempre. Toy Story, Os Incríveis, Procurando Nemo, Wall-e, e agora Up - Altas Aventuras.
Up começa muito bem , com uma sequencia inicial de dar lágrimas nos olhos. É um resumão da vida de Carl, o velho ranzinza que é protagonista. Na trama, Carl (vendedor de balões) está prestes a perder sua casa, e passa uma noite enchendo balões de gás, amarra-os a casa e voa em direção a América do Sul, num lugar onde ele e sua falecida mulher sempre desejaram estar. Só que Russel, um escoteiro de 8 anos, entra junto na casa, e embarca nessa viagem.


A trama de Up é bem simples , por isso, não há espaço para algo muito além de se admirar. Admirar a vida de Carl, seus feitos, sua melancolia e seu destino. Pode parecer adulto demais para uma animação, destinada ao público infantil, mas é nesse aspecto que a Pixar revoluciona.


Planta sementes de bom senso e de boas idéias ao espectador e isso é muito bom, principalmente para as crianças.


No filme, vemos o personagem Carl mesmo tendo vivido uma vida feliz, e à beira de perder tudo, se despreender das amarras do realismo, e ir em busca do sonho de sua mulher, tentando realizar o sonho dela, mesmo depois da morte.


É magnífico. Vemos tudo isso como uma representação figurada da realidade, é claro, mas que nos dá um tapa revigorante quando saímos da sala. Muito emocionante, sem dúvida.


Entretanto, o filme não se baseia apenas no drama. Também temos comédia, essa claro, voltada para o público infantil, que deve sair muito satisfeito das salas de exibição também.


Tecnicamente, os filmes da Pixar têm já o mesmo aspecto: são sempre bons.Mas esse tem uma característica nova. O filme é exibido em 3D e em película comum, e o resultado nos dois modos foi interessante. Se puder ver em 3D é melhor, pois é uma experiencia nova, e o 3D é realmente muito bem trabalhado no filme.


Meu único receio, é que o filme fique rotulado e vulgarizado apenas como ''um filme 3D''. A maioria das pessoas que vai ao cinema, dizem"e olha lá o filme é em 3D vai ser maneiro" e se esquecem do ponto artístico, tão relevante que o filme tem.


Isso não pode acontecer. Up é um flmaço, mas não deve seu sucesso pelos óculos em 3D. Não mesmo.


TRAILER:


Um comentário:

  1. Grande filme do Padre!
    Agora virou moda film em 3d! Pena quem nem todos o cinemas tem sala assim!

    ResponderExcluir